A guerra é apenas uma forma de defender a si próprio.
Existem determinados casos que relações diplomáticas mostram-se insuficientes e a única solução viável se torna um confronto bélico.
O que eu acho errado não são as guerras em si, mas as oogivas nucleares que são usadas nelas. Por meio delas você não escolhe soldado ou cidadão, bandido ou pacifista, você mata TODOS a sangue frio.
Se você está em uma guerra, você é um soldado ( no geral) e tem consciência de que tudo é possível. Um civil não...
Existem VÁRIAS guerras mundo afora injustificáveis ou realizadas por motivos banais, mas generalizar que as guerras só trazem ''desgraça'' ao mundo, é um absurdo.
Talvez se não tivéssemos a segunda guerra mundial, hoje estaríamos vivendo sobre um regime fascista ( o real fascismo e não aquele multifacetado de hoje), estaríamos vendo massacres ou até mesmo o total extermínio de judeus, gays, negros e etc.
Se a diplomacia não está resolvendo, sinto muito mas a guerra é a única solução.
Alias, atualmente nem creio que a guerra seja a principal questão. Hoje a globalização se tornou tão acentuada que pensar em usar de poderio bélico, pode significar afundar seu próprio país em um caos econômico, político e social.
Pensem em uma guerra entre China e EUA e vejam se existe algo de positivo para algum dos dois caso isso aconteça. A guerra não é lá uma solução muito pragmática. A menos que você queira se tornar um país ''autossuficiente''. Mas como diz o economista Leandro Narloch, ''Autossuficiência é coisa de pobre.''
PS: O Oriente Médio é um caso a parte.