É basicamente o que eu disse
neste tópico. A mentira não é algo ruim, para mim é uma ferramenta como qualquer outra, e que será boa ou péssima a depender do bom senso e da forma como for usada. Todos sabem quando a mentira ajudaria o próximo ou seria justificável ou não, então o que e digo não salva ninguém que tenha pisado na bola.
Como bem pontuado pelo
@Stark, a mentira no dia a dia é bem comum, e necessária. Às vezes precisamos mentir, omitir, distorcer (os famosos eufemismos) e etc, para a boa convivência. Ninguém diz para a mãe feia que ela é feia, diz-se que ela é linda, na frente de todos, mesmo sabendo que todos ali também a acham feia. Podem achar rude, mas esta é a verdade nua e crua. Poderiam me perguntar: "Mas, Kakau, quem é verdadeiro não diz a verdade?", e eu responderia que isso depende. Depende da intimidade, depende da pessoa, e depende de sua estratégia para com ela. Se você não incentiva com exageros uma pessoa que começou a academia, ela pode desanimar e não ir mais, se você diz para uma pessoa sensível que ela não é tão inteligente quanto pensar ser ou tão bonita, essa ficara magoada a troco de nada.
Enfim, a mentira, a omissão, a distorção (ou eufemismo) são ótimas ferramentas. Mas, como toda ferramenta, também podem ser usada para canalhice.