Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionViver por viver ou viver para evoluir? EmptyViver por viver ou viver para evoluir?

more_horiz
Eae galera! Blza? Então eis a pergunta, vocês vivem por apenas viver... para sobreviver e talz... ou você acredita que vive para evoluir, e que todas essas tribulações e adversidades é uma maneira de nos forjar para tornarmos melhor no que somos e não melhor do que os outros?

descriptionViver por viver ou viver para evoluir? EmptyRe: Viver por viver ou viver para evoluir?

more_horiz
Acho que devemos viver para evoluir e amadurecer,hoje em dia muitas pessoas vivem a vida fazendo loucuras e etc.....(dependendo do que seja não vejo problema nisso),mas tem coisas que devemos ter limites.

A vida é pra ser vivida com prazer e não com loucura.

Mas isso tem muitas contraversia,pois tem muita gente que sente prazer fazendo (loucuras).Ou seja vai de cada um fazer loucura ou não.

descriptionViver por viver ou viver para evoluir? EmptyRe: Viver por viver ou viver para evoluir?

more_horiz
Rick escreveu:
Acho que devemos viver para evoluir e amadurecer,hoje em dia muitas pessoas vivem a vida fazendo loucuras e etc.....(dependendo do que seja não vejo problema nisso),mas tem coisas que devemos ter limites.

A vida é pra ser vivida com prazer e não com loucura.

O problema é que hoje em dia é difícil de sermos integro em vários aspectos, já que fomos condicionado a viver uma geração ansiosa e imediatista, devido a fato da extrema comodidade que temos, assim deixando de lado situações mais importantes para vive, mas viver aos excessos, tendo grande perda produtiva e um alto índice de procrastinação, sem nenhuma reflexão e consciência da vivência e experiência de vida.

Rick escreveu:
Mas isso tem muitas controversia,pois tem muita gente que sente prazer fazendo (loucuras).Ou seja vai de cada um fazer loucura ou não.

Sim, as vezes a beleza física ajuda na influência social, como também somando com personalidade, é de ser levado por essas más companhia. Ou também aqueles que não são fisicamente bonitos, são levado por sua ingenuidade ir na onda dos outros "amigos".

Rousseau descreve: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". E essa moça diz que quando começamos a buscar nos aprofundar e tentar buscar compreender a vida, as pessoas comuns e seus interesses superficiais, começam a se incomodar ou considerar chato, por não haver compreensão, pela falta de experiência de vida.

more_horiz
Tiger escreveu:
Rousseau descreve: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe"

É uma frase que diz tudo nos dias atuais,onde nos vivemos em em um determinado grupo social e isso pode nos transforma em pessoas boas ou ruins.

Por exemplo não sou Homofobico ou Racista,mas conhecos pessoas que são e mesmo assim não acabei me tornando um,pois tive um determinado ensinamento da minha familia pra não ser isso.

Mas vejo pessoas se corromper por causa de amizades.

more_horiz
Nenhum dos dois, necessariamente, é esta a beleza do ser humano, e ao mesmo tempo o fruto de sua angústia: a liberdade. Eu posso viver por viver, fazer coisas absolutamente incoerentes do ponto de vista biológico, como arriscar minha vida pulando de para-quedas, passar a vida fazendo coisas que nossos ancestrais já sabiam, como pescar e cozinhar de maneira simples, escolher não reproduzir e etc, enfim. É isto que nos difere dos animais, eles vivem por instinto, e, portanto, para evoluir. Nós não, nós temos o livre arbítrio, e podemos viver por viver, viver para morrer, viver para destruir e qualquer outra coisa.

A verdade é que pouquíssimas pessoas de fato vivem para evoluir, e quando o fazem, não dura muito. Nós deveríamos viver para evoluir, mas nosso curto período de vida muitas vezes mostra que o correto seria aproveitarmos a nossa liberdade. Quem vive para evoluir, ao atingir altos objetivos, ao chegar no fim da jornada, muitas vezes diz se arrepender em muito, se arrepender de não ter passado mais tempo com a família, com a esposa, com os amigos, de não ter bebido mais, aproveitado mais a vida e etc. Por quê? Porque o ser humano, quando vive para evoluir, evolui em coincidência com seus próprios interesses. Muitas vezes a pessoa só quer ser rica, só quer fazer algo cuja realização depende de poder e etc, e não entende que a evolução da raça transcende a evolução do indivíduo, e, deste ponto de vista, jamais nos satisfaremos com a evolução, porque viveremos infinitamente neste dilema entre a necessidade biológica e instintiva de evoluir, e a liberdade que nos dá o egoísmo de nos preocuparmos primeiramente conosco.

Eu ainda poderia colocar outros dilemas, tal qual: o que é, verdadeiramente, evoluir? É explorar conhecimentos, ou é aprender a amar? A exploração de conhecimentos deu data de validade ao planeta terra e à nossa raça, então seriamos nós seres que estariam evoluindo, ou caminhando para a morte? Afinal, se tivéssemos continuado de acordo com a civilização indígena, poderíamos ter evoluído a capacidade de amar, de compreender e etc, e não teríamos etiquetado o planeta para possíveis futuros apocalípticos.

Enfim, se fosse responder a pergunta de forma geral, a maioria de nós vive por viver, buscando interesses próprios, que só coincidem com a evolução.

more_horiz
Kakau escreveu:
A verdade é que pouquíssimas pessoas de fato vivem para evoluir, e quando o fazem, não dura muito.

Depende muito de cada pessoa, se for ver em quesito dos tais mestres espirituais: Sidarta, Jesus, Moíses e por ae vai... podem considerar exceções ou excepcionais, mas se for contar a perseverança, a coragem e as tentações que forjaram o caráter e adquirindo sabedoria, conseguiram passar das chamadas provações e testes, e exerceram grande influência até hoje no mundo.

Kakau escreveu:
Quem vive para evoluir, ao atingir altos objetivos, ao chegar no fim da jornada, muitas vezes diz se arrepender em muito, se arrepender de não ter passado mais tempo com a família, com a esposa, com os amigos, de não ter bebido mais, aproveitado mais a vida e etc. Por quê? Porque o ser humano, quando vive para evoluir, evolui em coincidência com seus próprios interesses.

Ae você esta generalizando, Buda atingiu a iluminação com o treinamento do desapego de tudo que existi, até de si mesmo, valores e sentidos mundanos, e ele foi humano como todos nós, da mesma maneira que Jesus se retificou contra as tentações de "satanás".

Kakau escreveu:
Eu ainda poderia colocar outros dilemas, tal qual: o que é, verdadeiramente, evoluir? É explorar conhecimentos, ou é aprender a amar?

Evoluir de consciência é saber moderar entre amar a si mesmo e também respeitar o próximo. A consciência esta acima da razão e do amor, que podem trabalhar ambas ao mesmo tempo, de maneira mais transparente, flexível e policiada.

Kakau escreveu:
Enfim, se fosse responder a pergunta de forma geral, a maioria de nós vive por viver, buscando interesses próprios, que só coincidem com a evolução.

Sim! Tem aquela frase: não guarde coisas, mas guarde os momentos. Guardar momentos é apreciar a vida como também experiência, seja ela boas ou ruim, e aprender com elas... o problema que experiências ruim sempre não é visto como aprendizado, muitas vezes torna se um trauma.

Contando também que a medida que envelhecemos, mais difícil de ter esse viver para evoluir... assim que o caráter começa a se firmar e ficar mais solida com a idade. Maioria das pessoas como a personalidade que trás com as mesma dependendo, não tem tempo de uma pequena reflexão sobre as coisas ou pelo fato de não estar se habituado a refletir.

more_horiz
E o que seria evoluir? Existem tantos sentidos.

Se for no sentido de tentar ser uma pessoa melhor, algo do tipo, então eu vivo pra evoluir. Sempre tento enxergar meus erros e quando enxergo tento consertá-los.

Mas me dá um certo arrependimento e desmotivação quando vejo que todo esse esforço se vai em pouco tempo, e não só o meu, mas de todos humanos.

Daqui a pouco menos de 5 bilhões de anos nem Terra existirá, ou seja, não seremos nada, nem nossas moléculas se lembraram que nós existimos algum dia... Viver por viver ou viver para evoluir? 1f625 Viver por viver ou viver para evoluir? 1f62a
E pra mim isso é muito triste, porque tudo que deixaremos quando partirmos, por mais simbólico que seja não passará de poeira espacial Viver por viver ou viver para evoluir? 1f623

more_horiz
Tiger escreveu:
Depende muito de cada pessoa, se for ver em quesito dos tais mestres espirituais: Sidarta, Jesus, Moíses e por ae vai... podem considerar exceções ou excepcionais, mas se for contar a perseverança, a coragem e as tentações que forjaram o caráter e adquirindo sabedoria, conseguiram passar das chamadas provações e testes, e exerceram grande influência até hoje no mundo.

Sim, meu querido, mas é por isso que eu disse que são pouquíssimas pessoas. Jesus, Moisés, Buda, Jó, são algumas em bilhões, não são? Portanto, são exceções. A esmagadora maioria não luta para evoluir, e sim para atingir interesses próprios aleatórios.

Ae você esta generalizando, Buda atingiu a iluminação com o treinamento do desapego de tudo que existi, até de si mesmo, valores e sentidos mundanos, e ele foi humano como todos nós, da mesma maneira que Jesus se retificou contra as tentações de "satanás".

Eu posso não ter deixado suficientemente claro, mas quando usei a palavra "evoluir", me referi a outras coisas que não àquelas concernentes ao afeto, amor, carinho e etc. Até porque, do ponto de vista biológico, isto não é evoluir. Por isto que eu fiz a reflexão no final do post, sobre o verdadeiro significado de evoluir.

Evoluir de consciência é saber moderar entre amar a si mesmo e também respeitar o próximo. A consciência esta acima da razão e do amor, que podem trabalhar ambas ao mesmo tempo, de maneira mais transparente, flexível e policiada.

Isto já uma opinião inteiramente pessoal. Respeitar o próximo é evoluir, amar é evoluir? Me diga: qual exatamente é o resultado evolutivo disto? Eu posso te indicar a lei da natureza, a lei da sobrevivência do mais forte, e te mostrar que isto sim traz resultados palpáveis; eu posso te mostrar a Alemanha Nazista, o império Persa, a cidade-estado de Esparta, o império Romano e etc, mostrando-te que não foi o amor e respeito que construíram impérios.

Portanto, não deixa de ser uma dúvida universal o verdadeiro significado de evoluir.

Sim! Tem aquela frase: não guarde coisas, mas guarde os momentos. Guardar momentos é apreciar a vida como também experiência, seja ela boas ou ruim, e aprender com elas... o problema que experiências ruim sempre não é visto como aprendizado, muitas vezes torna se um trauma. 

Contando também que a medida que envelhecemos, mais difícil de ter esse viver para evoluir... assim que o caráter começa a se firmar e ficar mais solida com a idade. Maioria das pessoas como a personalidade que trás com as mesma dependendo, não tem tempo de uma pequena reflexão sobre as coisas ou pelo fato de não estar se habituado a refletir.

Outra coisa demasiadamente relativa. Eu posso sacrificar momentos agora em prol de ter melhores depois, eu posso sacrificar a vida inteira e quando chegar a hora de desfrutar, morrer, e aí entraria a forma como eu busco a felicidade ainda, já que muitos tentam aproveitar o momento e não conseguem, e muitos tentam sacrificar os momentos e acabam sendo felizes futuramente.

Portanto, poderia-se até inserir um pequeno paradoxo aí, já que nossas escolhas são apenas um dos milhares de fatores que alteram nossa vida, e, desse ponto de vista, qualquer dos dois caminhos que escolhemos, não terá verdadeira significância real. A primeira vez que tive este ponto de vista foi assistindo Kung Fu Panda, quando o Mestre Ogway diz a seguinte frase: "Às vezes nosso destino está no caminho que tomamos para evitá-lo", que é uma frase muito sábia. A segunda vez foi quando li Steve Jobs dizendo que na verdade o seu sucesso foi pouquíssimo proveniente dele, e que ele teve sorte em inúmeros fatores para chegar onde chegou.

Enfim, esta questão é de uma relatividade sem precedentes.

more_horiz
Acredito muito que cada um de nós tem algo a aprender com alguma situação ou provação que a gente passa. Cada pessoa que passa na nossa vida acrescenta algo novo. Tudo acontece sem a gente nem perceber, acho isso incrível. De uns anos pra cá passei a crer bastante nisso. E cada coisinha nova dessa que a gente vai adquirindo vai só somando para evoluir.
Pra mim evoluir precisa de amadurecimento, autorreflexão e mudança. Nada disso é fácil né, talvez por comodismo (como a moça falou no vídeo, é fácil continuar a viver no piloto automático) e falta de vontade. Por exemplo, meus pais acham que não precisam mais aprender e eu discordo totalmente, evoluir é um processo que dura sua vida toda e o conhecimento faz parte dele... E esse conhecimento não precisa sair de um livro, pode vir de uma simples conversa...

more_horiz
Digamos que o legal do ser humano é a parada dele poder seguir sua vida da forma que quiser, tomando suas próprias decisões durante sua medíocre vida podendo assim, evoluir ao ver dele ou do nosso.

A real é que nossa vida é feita de decisões e algumas delas obrigatórias como: conseguir um emprego, estudar, se formar e construir uma família. Esse seria o processo básico do ser humano mas não digo em quesito evolução porque quase todo mundo segue essa risca, é um processo pra não ser um completo bosta.

Quando o ser humano não segue esse protocolo comum ele acaba se tornando parte de uma minoria, se você não estudar corre o risco de não ter um emprego bom ou nem ter um, se tornar um morador de rua ou coisa semelhante, se você estudar e não se formar corre o risco de ter um emprego medíocre e viver uma vida mediana sempre a beira de novas dividas, se você não se casar leva aquele lance de sua geração de família não prosseguir mais, a não ser que tenha um irmão ou irmã que faça isso em sua família.

Então o ser humano não evolui, ele apenas toma decisões em sua vida que pode mudar seu futuro lá na frente, ele pode fazer tudo isso e continuar estagnado como uma pessoa comum, ele pode tentar fazer diferente e tentar inovar com alguma coisa que mude a geração seguinte, o que eu acho que apenas evolui são as gerações, não o ser humano em si, mas seus filhos, netos, bisnetos, que vão pegar aquilo que passamos e evoluir e transformar em algo totalmente diferente do que foi no passado, ações, pensamentos e afins.

more_horiz
Rick escreveu:
Tiger escreveu:
Rousseau descreve: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe"

É uma frase que diz tudo nos dias atuais,onde nos vivemos em em um determinado grupo social e isso pode nos transforma em pessoas boas ou ruins.

Por exemplo não sou Homofobico ou Racista,mas conhecos pessoas que são e mesmo assim não acabei me tornando um,pois tive um determinado ensinamento da minha familia pra não ser isso.

Mas vejo pessoas se corromper por causa de amizades.

Sem dúvidas algumas pessoas são facilmente influenciáveis. Mas vivemos em um Sociedade em que a Grande Maioria das Pessoas tem Maturidade o suficiente para saber o que é Bom e o que é Mau.
Eu tenho amigos bem próximos que usam Drogas, mas assim como você eu não me deixei levar por eles. Em minha opinião, Má Influencia só funciona em quem já tem algo Ruim dentro de si.

E não acho que o Ser Humano nasce Bom, na verdade penso Justamente o Contrário. Nós nascemos ruins pra caramba e egoístas, acredito eu que sejam resquícios do nosso "Instinto", afinal apesar de evoluídos ainda somos animais e o que em tese deveria acontecer é que fossemos ensinados a ser Bons. Apesar de que, nos dias de hoje a Bestialidade é dominante.

Enfim, quanto ao tópico, eu penso que o próprio ato de viver faça com que Evoluamos. Cada dia que passa adquirimos Experiências que influenciarão nossas decisões no Futuro. Agora se vamos evoluir para o bem ou para o mau aí vai de cada um.

more_horiz
Eu vivo por viver, mas queria viver para evoluir.

Quando eu era mais novo, era cheio de planos e sonhos para o futuro, um deles era entrar para a faculdade, algo que consegui, mas não é a faculdade que eu queria, isso faz com que eu não me dedique e não evolua tanto quanto deveria ou faria se você a faculdade que eu queria.

more_horiz
Eu vivo por viver mas gostaria de viver para evoluir,atualmente minha vida esta uma confusão e nem consigo pensar muito bem oque vou fazer quando crescer.Provavelmente vai demorar para eu evoluir!!! :(

more_horiz
Viver para evoluir é melhor. Li bastante o comentário do pessoal e realmente, apalavra evoluir pode ter vários significados. Foi colocado mais acima se "Respeitar o próximo é evoluir ou amar é evoluir?" Eu diria que sim e não, vai depender do ponto de vista e do tipo de evolução proposta no tópico. Por exemplo, poderíamos colocar evolução como "algo que era ruim e ficou melhor?" ou "algo que não fazia bem que agora faço melhor?". Então sim! Aprender a respeitar o próximo é evoluir... Eita, esta conversa vai longe! É até legal... mas...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos