Tiger escreveu: Depende muito de cada pessoa, se for ver em quesito dos tais mestres espirituais: Sidarta, Jesus, Moíses e por ae vai... podem considerar exceções ou excepcionais, mas se for contar a perseverança, a coragem e as tentações que forjaram o caráter e adquirindo sabedoria, conseguiram passar das chamadas provações e testes, e exerceram grande influência até hoje no mundo.
Sim, meu querido, mas é por isso que eu disse que são pouquíssimas pessoas. Jesus, Moisés, Buda, Jó, são algumas em bilhões, não são? Portanto, são exceções. A esmagadora maioria não luta para evoluir, e sim para atingir interesses próprios aleatórios.
Ae você esta generalizando, Buda atingiu a iluminação com o treinamento do desapego de tudo que existi, até de si mesmo, valores e sentidos mundanos, e ele foi humano como todos nós, da mesma maneira que Jesus se retificou contra as tentações de "satanás".
Eu posso não ter deixado suficientemente claro, mas quando usei a palavra "evoluir", me referi a outras coisas que não àquelas concernentes ao afeto, amor, carinho e etc. Até porque, do ponto de vista biológico, isto não é evoluir. Por isto que eu fiz a reflexão no final do post, sobre o verdadeiro significado de evoluir.
Evoluir de consciência é saber moderar entre amar a si mesmo e também respeitar o próximo. A consciência esta acima da razão e do amor, que podem trabalhar ambas ao mesmo tempo, de maneira mais transparente, flexível e policiada.
Isto já uma opinião inteiramente pessoal. Respeitar o próximo é evoluir, amar é evoluir? Me diga: qual exatamente é o resultado evolutivo disto? Eu posso te indicar a lei da natureza, a lei da sobrevivência do mais forte, e te mostrar que isto sim traz resultados palpáveis; eu posso te mostrar a Alemanha Nazista, o império Persa, a cidade-estado de Esparta, o império Romano e etc, mostrando-te que não foi o amor e respeito que construíram impérios.
Portanto, não deixa de ser uma dúvida universal o verdadeiro significado de evoluir.
Sim! Tem aquela frase: não guarde coisas, mas guarde os momentos. Guardar momentos é apreciar a vida como também experiência, seja ela boas ou ruim, e aprender com elas... o problema que experiências ruim sempre não é visto como aprendizado, muitas vezes torna se um trauma.
Contando também que a medida que envelhecemos, mais difícil de ter esse viver para evoluir... assim que o caráter começa a se firmar e ficar mais solida com a idade. Maioria das pessoas como a personalidade que trás com as mesma dependendo, não tem tempo de uma pequena reflexão sobre as coisas ou pelo fato de não estar se habituado a refletir.
Outra coisa demasiadamente relativa. Eu posso sacrificar momentos agora em prol de ter melhores depois, eu posso sacrificar a vida inteira e quando chegar a hora de desfrutar, morrer, e aí entraria a forma como eu busco a felicidade ainda, já que muitos tentam aproveitar o momento e não conseguem, e muitos tentam sacrificar os momentos e acabam sendo felizes futuramente.
Portanto, poderia-se até inserir um pequeno paradoxo aí, já que nossas escolhas são apenas um dos milhares de fatores que alteram nossa vida, e, desse ponto de vista, qualquer dos dois caminhos que escolhemos, não terá verdadeira significância real. A primeira vez que tive este ponto de vista foi assistindo Kung Fu Panda, quando o Mestre Ogway diz a seguinte frase: "Às vezes nosso destino está no caminho que tomamos para evitá-lo", que é uma frase muito sábia. A segunda vez foi quando li Steve Jobs dizendo que na verdade o seu sucesso foi pouquíssimo proveniente dele, e que ele teve sorte em inúmeros fatores para chegar onde chegou.
Enfim, esta questão é de uma relatividade sem precedentes.