Precisamos de início descartar PSDM, PMDB e PT. Sobrará Marina Silva, PPS, PSD e Álvaro Dias, que, sinceramente, não possuem a menor capacidade de sequer aguentar a oposição, nem precisamos criticar a fundo. Ronaldo Caiado, Bolsonaro e Ciro Gomes com certeza teriam grande destaque. Mas Caiado só se candidatará, provavelmente, se Bolsonaro se tornar inelegível devido à possível condenação dele na Suprema Corte, então vamos resumir a Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.
Ciro Gomes tem certo conhecimento estatístico, relativo à infraestrutura e economia, e acabou apresentando a perfeita lógica sobre liberação do aborto, com a qual eu concordo plenamente. Entretanto, além de mascarar certas coisas, como apoiar e defender Sarney, ele usa a constituição para moldar o que querem ouvir, e este tipo de pessoa usará a constituição em mais vezes que necessitar. Por exemplo, o mesmo discurso de que o Impeachment é golpe porque os presidentes anteriores também pedalaram, ignorando (propositalmente, se for menos pior do que eu penso) a intensidade em que Dilma Rousseff o fez. Ou seja, é demagogo, usa sofisma, e tende às mesmas medidas populistas do Sarney (a quem defende), já que afirmou categoricamente que se o Bolsa Família for retirado o povo passará fome. Isso é ignorar completamente os trilhões arrecadados em impostos, trilhões que estariam disponíveis em um governo sem corrupção.
Discordo do Bolsonaro em muitas coisas também, acho que em vários momentos ele falta com a postura de presidente, e inclusive seu conservadorismo ainda é exagerado, pois é este mesmo conservadorismo que, ideologicamente, e não logicamente, o faz ir contra a legalização do aborto. Acho que ele poderia filtrar melhor seus posicionamentos ideológicos e não deixar mais qualquer repórter de segunda o provocar.
O próximo presidente não deve, de maneira alguma, ser aquele que dá enfoque às ideologias, e sim o que aplicará na economia os nossos impostos, e nisso, especificamente, Bolsonaro sai muito a frente de Ciro Gomes. Também, Ciro Gomes já disse, categoricamente, que tinha medo de se candidatar e sofrer repressão. A coisa mais comum de se imaginar no Congresso é a pressão exercida em cima de um novo presidente, ainda mais um supostamente incorruptível, como diabos Ciro manifesta medo em rede nacional? O quão apto ele está para suportar a pressão lá dentro?
Sendo bem honesto, Ciro Gomes vai ficar nos últimos. Aécio, Marina, possivelmente Lula e até Cardozo, todos esses receberão mais votos que ele, ele pode até ter ganhado certa popularidade, mas é peixe pequeno na prática.
Enfim, não vejo candidato melhor que Jair Bolsonaro, ao meu ver é exatamente o que precisamos para o Brasil atualmente. Poderia melhorar em muitíssimas coisas, mas trabalhando com o que temos, não deve aparecer candidato melhor que ele. Até lá, ele tem meu voto.