O título do tópico deveria ser apenas sobre a legalização da maconha, né? Mas enfim, falando da maconha. Eu antigamente até que me diria contra, mas hoje em dia, eu não sei, não possuo uma opinião formada sobre esse assunto. Entretanto, mesmo eu ainda não sendo pró, é importante olhar para alguns dos pontos positivos da legalização.
° Economia: Todo ano são investidos milhões para a repreensão desses ilícitos, investimentos que em sua maior parte não possuem um retorno, entrando no contexto da legalização, toda a monetização da cannabis, se bem administrada, trará retornos significativos, seja eles vindos de receita de impostos, criação de empregos, redução dos gastos de policiamento, agentes da saúde, carceramento e etc.
° Saúde: Por não haver uma fiscalização da droga que é consumida (A falta de fiscalização é uma porta de entrada para outros tipos de drogas, como as sintéticas, por virem a meio outras), muitas das vezes a maconha que era para ser algo puro é repassada em péssimas qualidades, assim podendo conter componentes químicos, e até bactérias, oque consequentemente implica na saúde do consumidor, que assim reflete na saúde pública, em um geral. Com a arrecadação da descriminação da droga, o dinheiro até poderia ser revertido para o tratamento dos dependentes químicos. E indo um pouco além, eu acredito que com a descriminação, o índice de morte sofreria uma queda, já que ninguém mais precisaria necessariamente ir até o traficante, ou ficar a mercê da sorte quando se é preto e/ou pobre, em uma abordagem policial, por exemplo.
° Tráfico: Eu não vou ser utopista e dizer que com a legalização o tráfico será extinto, mas é uma questão de lógica que o mercado ilegal sofreria um impacto negativo, só pensar, para que uma pessoa iria correr o risco de ir no morro sendo que poderia ir na farmácia para comprar sua erva? Ou até mesmo a cultivar em casa para próprio consumo?
Drogas não necessariamente financiam o tráfico, mas sua proibição sim, só ver o quanto o gângster Al Capone lucrou no período da lei seca, nos EUA
A Lei Seca entrou em vigor em 1920, com o objetivo de salvar o país de problemas relacionados à pobreza e violência. A Constituição americana estabeleceu, na 18ª emenda, a proibição da fabricação, comércio, transporte, exportação e importação de bebidas alcoólicas. Essa lei vigorou por 13 anos.
O efeito causado pela lei foi totalmente contrário do que era esperado. Ao invés de acabar com o consumo de álcool e com os problemas sociais, entre outros problemas, a lei gerou a desmoralização das autoridades, o aumento da corrupção, explosões da criminalidade em diversos estados e o enriquecimento das máfias que dominavam o contrabando de bebidas alcoólicas. O ponto de encontro das pessoas que queriam beber eram bares clandestinos localizados no subterrâneo, com o objetivo de não chamar atenção.
Argumentando que a legalização das bebidas geraria mais empregos, elevaria a economia e aumentaria a arrecadação de impostos, os opositores do então presidente norte-americano Franklin Roosevelt o convenceram a pedir ao Congresso dos Estados Unidos que legalizasse a cerveja. Com isso, em 1933 é revogada a emenda constitucional da lei seca.
Fora os traficantes, com a descriminalização da droga, outros meliantes perderiam com isso, seja o policial que precisa de algo para "lutar", o politico para se promover, e etc, há várias pessoas que se sustentam encima da droga, e usa o povão como massa de manobra. O Brasil não tem estrutura alguma para monitorar fronteiras, só gastam dinheiro nesse combate sem fim. Contudo, mesmo com os prós, eu preciso estudar melhor o tema para formar uma opinião.