Jacked escreveu:A aparência de Cristo foi estereotipada por pintores, que tentaram lhe atribuir uma aparência esbelta (loiro, olhos azuis e pele clara), que na realidade, passa longe de ser igual a dos palestinos naquela época, indiferente disso, é impossível alegar como era exatamente a aparência de Cristo, porquê nem a bíblia fornece esse tipo de informação.
Já Satanás, foi esteriotipado dessa forma na Idade Média pela Igreja Católica, que lhe atribuiu essa aparência horrenda utilizando-se das características de figuras mitológicas e divindades de outras culturas, no intuito de impactar as pessoas da época a fim de fazê-las se converterem ao Cristianismo e aderirem ao Catolicismo.
Assim como Cristo, Satanás não tem nada a ver com a aparência que lhe foi atribuída popularmente, visto que ele era, originalmente, um Querubim, e continua sendo um anjo, mesmo depois de ter sido expulso dos céus.
Boa... é praticamente isto mesmo que aprendi sobre o assunto.
INFORMAÇÃO: Existe em Madri, Espanha, uma estátua bizarra que foge do padrão. Muitos passam, olham e não vêem nada de estranho nem no monumento, nem no título: “El Ángel Caído” (O Anjo Decaído). O observador curioso, porém, chega mais perto e fica chocado ao descobrir que a escultura retrata o próprio Satanás, o Diabo!
Ao visitar a Espanha, um país de tradição católica, o turista sabe que vai ver muitas estátuas de anjos e de “santos” mas nem sonha em ver uma dedicada ao chefe dos demônios. O artista foi o escultor espanhol Ricardo Bellver, do século 19, e pelo que tudo indica, quis fugir do convencional. Conhecia bem a epopéia Paradise Lost (Paraíso Perdido), onde John Milton descreve como o orgulhoso e rebelde Satanás foi expulso do céu. Inspirado nessa obra, Bellver resolveu esculpir uma representação da queda dramática desse personagem. A obra foi concluída em 1874.
Agora o detalhe que tem a ver com o tópico:
Ao esculpir o Diabo, Bellver fugiu do conceito tradicional. Não o retratou como um animal, com chifres. Muito pelo contrário. Concebeu o governante dos demônios como um anjo belo, mas corrupto, indesejado no céu. (Apocalipse 12:9) Essa descrição se aproxima muito mais do relato bíblico.
E como reagiram os madrilenos ao verem um monumento erigido ao Diabo? Uma historiadora de arte escreveu que alguns ficaram chocados. O governo espanhol, por outro lado, patrocinou a estátua. Ela foi exibida e ganhou dois prêmios na categoria de mérito artístico: um em Madri e outro na Exposição Internacional de Paris, em 1878. A arte falou mais alto que a tradição. Em 1879 a impressionante estátua de bronze assumiu o seu lugar no Parque Retiro.
A sociedade moderna não vê nada de mais em um monumento erigido a Satanás. "A cidade de Madri tem de se orgulhar de ser a única cidade no mundo que dedicou um monumento ao Diabo", sustentou María Isabel Gea, na obra Curiosidades y Anécdotas de Madrid.
Seja como for, entre milhares de pessoas que vão ao Parque Retiro aos domingos, são poucas as que viram a cabeça para olhar a estátua.