Pra mim não é por aí não, veja bem. As Bijuus são sim feitas basicamente de Chakra, já que não foram paridas por ninguém, mas, a diferença é justamente o fato de serem Chakra vivo, e não Chakra moldado como um Doton, Suiton e etc, é justamente por isso que Hagoromo utilizou Banbutsu Sōzō, para
criar as Bijuus, ao invés de apenas dividir e talvez selar o Chakra do Juubi em nove partes.
É justamente esse o segredo, as Bijuus possuem vida, e o "Chakra corpo" delas é seu próprio corpo físico e suas propriedades.
As Bijuus possuem isso, que informalmente eu chamo de "Chakra corpo", tanto é que, quando esse Chakra é dividido, ambas as partes possuem vida, embora a quantidade de Chakra que irão produzir seja diferente. Suponhamos que, uma Bijuu possa produzir uma quantidade de Chakra x= 10 quando possui a totalidade desse Chakra corpo. Então, dividindo o total desse Chakra pela metade, a quantidade de Chakra que ira ser produzida é 50% menor, sendo x = 5, e pegando 30% desse Chakra, a quantidade de Chakra produzido será x = 3, e assim por diante. O que quero dizer com isso é que; esse Chakra corpo não pode ser confundido com o Chakra que as Bijuus produzem. Tome como exemplo disso o fato da Kurama ter diminuído de tamanho ao ter se
Chakra corpo dividido em duas partes, fazendo com que sua capacidade de produzir Chakra fosse reduzida pela metade, sua reserva de Chakra.
Aí chegamos a outro ponto, que é justamente o Gakido. Crer que com uma técnica como essa seja possível "converter" um Bijuu vivo em Chakra comum, é o mesmo que acreditar que o Gakidou faça o mesmo que o Banbutsu Sōzō fez, só que ao contrário, o Mokuryuu assim como o Gakidou apenas seria capaz de absorver o Chakra produzido pela Bijuu. Como eu disse, o que o Absorver Chakra puro como Sasuke fez com o Naruto, ou Chakra moldado em uma técnica tal é diferente de absorver o Chakra corpo das Bijuus e "desfazer" o que o Banbutsu Sōzō proporcionou (
dar vida ao Chakra fragmentado). Nem mesmo o Gedou Mazou poderia fazer algo do tipo, visto que sendo o corpo desse Chakra antes da divisão, ele apenas sela o Chakra das Bijuus em si trazendo o Juubi à tona.