Ansiedade sempre vai existir, e aquela famosa dor de barriga antes de apresentar um trabalho à faculdade? Muita pressão. Mas, vamos ser realistas que por mais que o individuo esteja com medo de fazer uma prova, apresentar um trabalho, conversar com o chefe sobre alguma ideia ou sugestão, SE estiver preparado não tem como não se sair bem.
Sou ansiosa em tudo a minha vida. Já passei por essa fase de ENEM, vestibulares, e estou passando pela pior fase: universidade, e ainda irei sofrer mais um bocado na residência, a tendência é piorar. E, por causa de todas essas dificuldades que eu me esforço em dobro, estudo em dobro, eu tenho noção dos meus defeitos e eles podem me atrapalhar, se eu não estiver dominando o assunto, a ansiedade pode prevalecer e eu irei fracassar. Então, o mais sensato da minha parte é me conhecer, e saber lidar com meus medos e anseios. A minha confiança sobre a tal prova que irei fazer, ou o trabalho que irei apresentar, vai dominar totalmente a minha ansiedade, e não vai ser nenhum problema. Por isso, é de suma importância o esforço do individuo. Se ele não se esforçar, com certeza vai ficar ansioso no momento da prova e trabalho, e poderá fracassar.
Então o meu conselho é dominar a si mesmo e se conhecer. Quer passar no vestibular? Estuda. Quer apresentar um trabalho? Estuda. Quer ganhar a confiança do chefe sobre tal sugestão? Estuda. As pessoas confiantes normalmente esbanjam calma, mas é pelo fato de elas estarem preparadas.
Enfim, essa é a dura realidade. Nem sempre tomar remédios irá te ajudar a solucionar os problemas. Conheço muitos pacientes que querem resolver os problemas com remédios, e isso é um erro, ainda mais quando se trata do psicológico.