Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA falsa ideia sobre genialidade EmptyA falsa ideia sobre genialidade

more_horiz
É muito comum que em discussões surjam o nome de pessoas consideradas "gênios". Quase sempre atribuem o sucesso ou feito a uma inteligência incrível e praticamente exclusiva, permissiva do seu respectivo feito. Entretanto, com o passar dos anos esse conceito vem sendo desconstruído, mostrando que por trás do que chamam de genialidade há sempre um esforço surreal. Vamos a exemplos.

Quando citamos "gênio", atualmente, há muitos que, parcialmente informados, citam os 7 tipos de inteligência e criticam a escola por generalizar o sistema de provas. Até aí estão corretos, de fato isso é verdade. Entretanto, é comum que citem Bill Gates (criador da Microsoft) como exemplo, alguém que largou a faculdade e ficou bilionário. Também é comum que citem Mark Zuckerberg (criador do Facebook), outra pessoa que largou a faculdade e se tornou bilionário. Esses exemplos acabam construindo ideias bem erradas às vezes, pois até Einstein é citado como alguém que era tido como burro. E que ideia errada é essa? A banalização do conteúdo escolar (que normalmente define 99% do conteúdo de 99% dos adolescentes), e consequentemente uma coisinha chamada trabalho duro

O ponto é que no "ENEM" dos EUA, que é muito mais difícil do que a nossa prova, Bill Gates tirou 1590 pontos, motivo que o fez conseguir entrar em Harvad. Para terem ideia, o máximo era 1600...; Mark Zuckerberg também entrou em Harvard, significa que, assim como Bill Gates, estudava muito e muito, se esforçando muito e muito, mais do que a maioria dos estudantes adolescentes conseguiriam imaginar, sendo bem claro. Já Einstein, apesar das controvérsias, não descobriu a teoria da relatividade da noite para o dia, passou 20 anos trabalhando nela! VINTE ANOS! Ainda há citações com pessoas como Mozart, onde muitas vezes ignora-se que seu pai já o fazia estudar música desde antes dos 7 anos de idade, e que ele teve as melhores condições possíveis para desenvolver, trabalhando por anos e anos no mesmo ponto, décadas, provavelmente.

Dando um exemplo corriqueiro, quem desenha bem, toca algum instrumento musical ou canta bem, irá se identificar: é bem comum que cheguem e digam: "Nossa, você é tão talentoso, queria ser talentoso assim, mas né...", e é um elogio que dá nos nervos. Eu, por exemplo, estudo a música há mais de 10 anos, e mesmo sabendo disso, alguns amigos insistem no: "Nossa, você tem o dom para isso". Poxa, isso é como ignorar o tempo enorme que se passa sozinho, estudando, aperfeiçoando, fritando o cérebro, etc. Ou seja, a verdade é que todas as pessoas consideradas geniais se esforçaram de modo que a maioria não o faz, fato difícil de ser raciocinado por muita gente.

Não estou dizendo que não exista diferenças de inteligência para inteligência, e sim que a maioria não entende que caso se esforçasse da mesma forma, atingiria resultados parecidos, mesmo que não se considere genial nem privilegiado. Tive a ideia do tópico ao ler sobre CR7, um cara que tem uma rotina impossível. É genial sim, mas o que seria desse gênio sem a dedicação surreal dele? Ora pois, seria apenas mais um dentre vários outros jogadores.

Você concorda com a ideia, se identifica com ela?

descriptionA falsa ideia sobre genialidade EmptyRe: A falsa ideia sobre genialidade

more_horiz
Concordo !

Considero que muitas pessoas possuem aptidão a exercerem determinadas tarefas, o que não significa que por si só isso seja suficiente para desenvolver sua habilidade.

Esforço sempre foi a chave para o sucesso. Sorte, facilidade de assimilação do conteúdo e experiência ajudam sim, e muito, mas sem o empenho individual, dificilmente se sustentam.

descriptionA falsa ideia sobre genialidade EmptyRe: A falsa ideia sobre genialidade

more_horiz
Prefiro referir como talento. As vezes o indivíduo tem sim a maior facilidade e dom para tal atividade, mas nem tudo é dito como genialidade. O Einsten fracassou diversas vezes até obter êxito, assim como muitos bilionários que tiveram que ralar para obter o triunfo. Então, sem sombra de dúvidas se o indivíduo for extremamente esforçado e não desviar do foco, irá conseguir o que quiser! Basta não desistir da primeira derrota. E, infelizmente, muitas pessoas desistem sem antes batalhar, compreendo que muitas delas não tem escolhas. Mas, se você tem um sonho, não deixe de lutar, mesmo que demore 5, 10, 15 anos! Apenas acredite.

Vou comparar dois casos de pessoas que conheço:

Primeiro caso: Meu irmão é MUITO inteligente, daquele tipo de pessoa que consegue assimilar e compreender qualquer assunto com maior facilidade e de forma ligeira. Só que ele é muito preguiçoso, e já deixou de passar em alguns concursos públicos por causa desse infeliz defeito. Por qual motivo? Ele não gosta de estudar. Ele foi aprovado no vestibular em uma faculdade federal em engenharia sem muito esforço, apenas acompanhava as aulas do dia durante o ensino médio e pré-vestibular. O foco dele era Medicina, e fracassou duas vezes, então, desistiu e escolheu engenharia. Pois, sempre foi muito bom em cálculo. Hoje em dia ele compreendeu que nem sempre ter facilidade em algo vai ajudá-lo a chegar no objetivo dele.

Segundo caso: Darei o meu exemplo. Meus pais nunca apostaram muito em mim. Minhas notas no ensino médio eram boas, mas não tinha nada de "Nossa! Ela é tão inteligente", tudo era fruto das horas de estudo. Eles nunca imaginavam que eu poderia passar em um dos cursos mais concorridos do Brasil, e eu sabia que eles tinham orgulho do meu irmão mais velho e tão inteligente... Então, eu provei a eles que estavam errados sobre mim. Estudei bastante, mas não era uma rotina de 3~6hs de estudo, era uma rotina de 12hs de estudo! E eu nunca achava que era o suficiente, mas tinha que acreditar em mim. Pois, ninguém acreditava. Com muito esforço e dedicação obtive sucesso, não foi por ser "gênio" ou facilidade de assimilar os conteúdos, pois sofri muito para aprender alguns assuntos.

É simples. Nunca pensem "Ah, não preciso me esforçar em algo que já sei", NÓS nunca saberemos o bastante. Sempre corram atrás do objetivo de vocês, pois NINGUÉM vai a luta por nós.

more_horiz
A varios conceitos para Inteligencia (Genialidade) aquele que realmente existe,ou seja pessoas que tem mais capacidade de obter ou sugar informações mais facil do que outras pessoas.

Outro conceito,são pessoas bastante esforçadas que conseguem tirar notas boas,conseguem se concentrar e aprender rapido (pois estão focadas em um objetivo e estão se esforçando para que isso aconteça)

A historia de Einstein é enganosa! Na realidade ele era um dos mais inteligentes de sua classe.

A notas da epoca eram de (1 a 6) ou seja 1,2 e 3 PERDIA e 4,5 e 6 PASSAVA 

E de acordo com o Boletim dele suas medias eram sempre (5 ou 6).

more_horiz
Por isso não acredito nesses dons. Ninguem nasce sabendo.

more_horiz
É interessante. Concordo com que disseram acima:

Existe sim o dom, que poderíamos chamar de "facilidade para a coisa". Mas é claro que quase tudo se aprende. Mas nem todos que aprendem conseguem, pois muitas vezes precisa de esforço e dedicação, como mencionado.

Dizer que o cara tem o dom só sem saber o que ele fez "por trás das câmeras" é realmente simplificar a coisa. Como disseram acima: "Esforço é a chave do sucesso", o que me lembra :ninja: de um texto (Lucas 11: 9-10) onde Cristo diz: "Persistam em pedir, e lhes será dado; persistam em buscar, e acharão; persistam em bater, e lhes será aberto. Pois todo aquele que pede, recebe; e todo aquele que busca, acha; e a todo aquele que bate, se abrirá."

Ideia simples mas poderosa!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos