Já colei duas vezes na vida, e foi por puro desespero.
A primeira foi no ensino médio: estava 2 meses em ir às aulas, e estudei em casa para as provas. Mas, a única que não consegui estudar foi a de matemática. No dia da prova, a minha amiga trocou de prova comigo. Fiquei um pouco arrependida, mas por problemas pessoas, não consegui acompanhar às aulas.
A segunda foi na universidade: estava faltando muitas aulas, e estudando apenas em casa. Porém, deixei de ir praticamente 90% às aulas de uma certa matéria "boba", pois preferia estar em casa estudando e me cuidando nesse tempo. Então, no dia da última prova da matéria boba não estudei, fui com a cara e a coragem, e quando olhei aquela prova horrível, morri de desespero. Estava difícil. Aproveitei que estava sentada atrás, abri a bolsa e procurei a matéria pelo celular. Tire 10, mas fui reprovada por faltas nessa matéria. Fiquei com raiva da professora, pois ela me reprovou na última prova, o certo era me reprovar logo do inicio. Nas outras matérias fui reprovada por ter faltado trabalhos, provas e ter ido mal em outras. Os outros professores que eram médicos, não iam me reprovar por falta, e sim pela média baixa. Eles tinham a noção que eu estava passando pro problemas de saúde, e ela quis me sacanear mesmo.
Já passei muita cola na faculdade, mesmo não gostando muito. Utilizava uma garrafa de água com papeis em brancos dentro, os calouros iam ao banheiro e pediam ajuda dos veteranos. Então, respondíamos algumas questões, e o próximo calouro que fosse ao banheiro iria pegar a garrafa, assim, eles passavam pela sala. Se o professor desconfiava? Depende. Mas era super normal ter uma garrafa de água, ainda mais que todas eram iguais e ganhávamos de brinde no primeiro dia de aula.