Unknown Soldier escreveu: Menos um ditador no poder. Viva à democracia, à pluralidade de ideias e à verdadeira liberdade do povo! (Ainda que não se tenha certeza disso rs, vamos ver o que realmente vai acontecer). Alguns dizem que ele fez coisas boas por Cuba, como melhorar à educação e a saúde, mas o simples fato de ser uma ditadura é algo muito pior que isso, é uma crítica à essência do sistema. Mesmo pelo olhar do socialismo de Marx, que é totalmente utópico, o regime de Cuba falhou, sendo mais uma demonstração de que tal sistema não funciona e leva à regimes totalitários com indivíduos seduzidos pelo poder, basta ver à ação de Fidel que ao longo desses 40 anos oprimiu completamente qualquer oposição.
De pleno acordo. E vejo muita gente reverenciando o Fidel porque ele era um "símbolo anti-imperialista", sendo que ele tinha relações bem estreitas com o establishment, incluindo os Clintons, a grande mídia e a classe artística de Hollywood. O "anti-imperialismo" dele estava muito mais para um antiamericanismo exacerbado, igual ao de muitos aliados do globalismo, que são antiamericanos, vide o exemplo da esquerda atual.
Tirando o capital americano, Cuba tinha e tem negócios de todo o mundo em seu solo (apesar do tal embargo, os EUA ainda foram em 2003 o maior parceiro de negócios com Cuba). Redes de hotéis e restaurantes de luxo espanhóis que os cubanos nem sonham em entrar. Com a abertura, os espanhóis agora já estão tendo muita concorrência com empresas de outros países. A tendência de Cuba é se tornar algo como a China, uma ditadura mantida pelo capital externo enquanto mantém o próprio povo em condições precárias (não vou dizer miseráveis porque seria exagero e desonestidade), proporcionando mão-de-obra barata - o sonho de capitalistas internacionais ávidos por lucro.
Se a história foi bem contada, Fidel não será absolvido, como disse que seria. Qualquer figura que promova tirania, genocídio e supressão da liberdade alheia em nome de qualquer ideologia que seja, tudo para alimentar seu materialismo e sede por poder, jamais deve ser exaltada.