Primeiro é necessário que se faça um adendo: não é a função que importa, mas o trabalho que é demandado para realizá-la! Entender isso é crucial para a compreensão do mundo, e da ideia de trabalho vs recompensa! Um chaveiro passou por um mundo de coisas até ter o necessário para exercer a profissão, só que ele fará o trabalho em segundos, o que pode parecer "fácil", e associamos que coisas fáceis não devem ser bem remuneradas, ignorando o trabalho da formação.
Eu acho sim que o policial deveria ser muito mais remunerado do que é atualmente, mais valorizado, etc, afinal é a profissão mais injustiçada do Brasil! Entretanto, passar em um concurso para policial militar e passar em Medicina em uma federal... Há uma diferença, querendo nós admitir ou não. A preparação é muito complicada, e apesar de não correr risco de vida no trabalho em si, o próprio trabalho também costuma exigir um esforço imenso.
Enfim, acho sim que o policial deveria ganhar mais do que ganha no Brasil, ser valorizado e receber tudo que não recebe. Mas não dá para ignorar a diferença de preparo entre um médico e um policial "comum" também, afinal, se houvessem médicos em demasia, eles seriam desvalorizados, mas não há. Por quê? A resposta é simples.