Você tem alguma tatuagem? Não
Pretende fazer? Não
Estamos cansados de saber que tatuagens podem estampar um rótulo estereotipado em sua testa. Muita gente ainda atribui tatuagem a radicalismo, a rebeldia, e até à bandidagem. Como lidar com isso? Não faz nada.
Você acha que a tatuagem realmente diz algo sobre a pessoa?Olha, alguns acham que com uma tatuagem dá para fazer uma grande declaração de amor. Outros acham que as tatuagens são obras de arte. Ainda outros veem elas como "símbolo de independência". Mas muitos (e os jovens em especial) apenas talvez tenham "aderido à moda".
Olha, existem riscos à saúde que todos devem levar em conta. Por exemplo, eu li uma matéria onde um Dr. (Robert Tomsick), que é um professor-adjunto de dermatologia, comentou o seguinte: "Tatuar é, na verdade, perfurar a pele e introduzir uma substância pigmentada naquela região. Mesmo que a agulha penetre apenas alguns milímetros, ainda assim há o risco de infecção por bactérias ou vírus. Eu acho que [fazer tatuagens] é, de forma geral, algo arriscado. Uma vez que o pigmento está dentro da pele, mesmo que não ocorra a infecção, sempre há o risco de alergias de contato, dermatite e reações alérgicas, que podem provocar a irritação da pele, inchaço, descamação ou prurido."
E quando a pessoa se arrepende? Aí o bicho pega! Apesar de "permanente", diversos métodos são usados para tentar removê-las: De aplicação de laser (feixe de luz), cirurgia (incisão), dermabrasão (lixamento da pele com uma escova de arame), salabrasão (uso de uma solução de sal para embeber a pele) a escarificação (emprega-se uma solução de ácido para criar uma cicatriz no lugar da tatuagem). E ainda mais, todos esses métodos são caros e podem ser dolorosos. Sai fora!
Mas é aquela: "Cada uma na sua!"