Daniel escreveu: Bom; eu não sei qual seria o impacto, do ponto de vista econômico... mas, seu pudesse, eu faria o seguinte:
# Reforçaria o policiamento nas fronteiras; para impedir a passagem de drogas.
# Implantaria pena de morte, e prisão perpetua. (A primeira, apenas para crimes hediondos; onde há provas incontestáveis )
# Reformaria a previdência de forma que, o salário máximo a ser recebido fosse 5 ~ 6 salários. Enfim, acabaria com essa lance de desembargadores, políticos e juízes aposentados recebendo 40K; enquanto os pobres pagam a vida toda, e não podem se aposentar;
Cara, ou vc é muito ingênuo ou muito desinformado.
O Presidente da República não pode fazer o que der na telha e pronto, mas depende dos senadores e deputados federais, e ainda tem o Supremo Tribunal Federal. Qualquer projeto de lei, mesmo sendo feito pelo Presidente da República, tem que ser mandado para aprovação do Senado e da Câmara Federal. Acho que vc tá confundindo república com ditadura ou monarquia absolutista, aonde o governante pode fazer o que quiser.
Cara, se pena de morte resolvesse o problema, os Estados Unidos não teriam uma das maiores populações carcerárias do mundo. Só existe uma solução 100% para isso: exterminar a raça humana. Ai sim acabaria a violência, a criminalidade, os homicídios, os estupros, os roubos, a corrupção, as guerras, e tudo quanto é ruim sobre a Terra.
Outra coisa: o Presidente da República não pode mudar salário de juiz ou desembargador. Só quem pode fazer isso é os senadores e deputados federais. O máximo que o presidente pode fazer é mandar um projeto de lei para o Congresso para os senadores e deputados federais analisarem e aprovar ou não. Só pra vc ter uma ideia do quanto o poder de decisão do Presidente é limitado, os senadores e deputados podem derrubar um veto presidencial.
Cara, o mundo não é cor de rosa como vc pensa, nem tem unicórnios saltitantes por ai. Não confunda realidade com conto de fadas. Precisa se informar mais sobre como funciona nosso sistema político e jurídico. Se vc continuar falando essas coisas por ai, algum coxinha vai te chamar de comunista e mandar vc morar em Cuba.