A questão é muito simples: fala-se muito de amor próprio, que é o que deverá haver em maior abundância, mas não seria esse um nome mais bonitinho para o egoísmo? Ou não? O que você acha que realmente significa ambos? São a mesma coisa no fundo?
Não necessariamente, pois, pense comigo: Se você colocar no GOOGLE (por exemplo, lerá que o "amor próprio" é algo que tem a ver com dignidade, estima ou respeito por si mesmo. Por exemplo, Jesus disse: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo." Veja, é normal nos preocuparmos com nós mesmos e termos certa medida de amor-próprio. Se não fosse assim, esse mandamento claro não faria muito sentido.
Mas no próprio GOOGLE diz que é também uma "admiração ou orgulho excessivo de si mesmo; vaidade, soberba, imodéstia." Daí neste caso ele já está errado. Não sou melhor que os magistrados que escreveram esta segunda parte, mas uso a bíblia para dar base a minha resposta. Pois veja: Ela diz em parte que o AMOR "não é ciumento. Não se gaba, não é orgulhoso, não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses" e egoismo é exatamente isto.
É um tipo de orgulho que pode aos poucos destruir relacionamentos e prejudicar nossa amizade até com Deus. Podemos então dizer que esse tipo de orgulho pode ser definido como "amor-próprio exagerado" ou "atitude arrogante de pessoas que acreditam, geralmente sem motivo válido, que são melhores que os outros".
Portanto, quando UM fica exagerado e descomedido, ele passa a tender para o OUTRO.
Ao meu ver, seria isto...