Bem, dizendo por gosto pessoal, prefiro Grifinória e Lufa-Lufa. São as casas que possuem as características que mais gosto.
Tratando-se de destaque, Grifinória e Sonserina foram incomparavelmente as casas mais exploradas. Os personagens mais importantes na história ficaram nessas duas: Harry, Rony, Hermione, Draco, Snape, etc.
Agora, baseando-se na maneira que as casas eram vistas no universo de Harry Potter, Grifinória era a maior nesse sentido. Grandes bruxos respeitados ficaram nela: Albus Dumbledore (visto por muitos como a maior mago da era), a professora Minerva Mcgonagall (uma das melhores de Hogwarts), a família Wesley (uma das maiores famílias tradicionais de bruxos), o próprio Harry (desde novo já era admirado por muitas pessoas), vários membros da ordem da Fênix (eram os melhores bruxos da sua época). A Grifinória teve muitos bruxos famosos e respeitados. Sem contar seu destaque no Quadribol...Junto da Sonserina, era a melhor.
Já a Sonserina tinha uma reputação ruim no meio. Era uma grande escola, cheia de prêmios e feitos em Hogwarts, assim como Grifinória, porém, não era bem vista como a outra. Um motivo era que na Sonserina só aceitavam os que tinham "sangue puro". Eles descriminavam bastante os outros alunos que não se encaixavam. Diziam também que os bruxos que entrassem nela acabariam indo para o lado dark da força. Isso acabou gerando temor naqueles que eram contra as artes das trevas. Realmente, vários bruxos que estudaram nela se tornaram maus: Voldemort, dito como o maior bruxo das trevas da história, estudou nela. Assim como os Malfoy e Black (duas das maiores famílias tradicionais de bruxos), os comensais da morte (eram os piores bruxos da época), Severo Snape (que apesar de sua redenção, já fez coisas ruins).
Corvinal era uma boa escola, e com uma boa fama também. Diziam que os mais inteligentes ficavam nela (acho estranho, visto que os bruxos mais geniais do universo de HP ficaram ou na Grifinória, ou na Sonserina hahaha), mas era a segunda, depois da Grifinória, com boa reputação.
A Lufa-Lufa foi a escola que menos teve destaque, em todos os sentidos. Foi pouquíssimo explorada, quase nada sobre ela era dito ou mostrado (nem em livros ou filmes). Apesar de não ter a mesma reputação da Sonserina (eles eram o oposto em tudo) conservava uma imagem um pouco negativa. Por ser uma escola que apreciava características como bondade, paciência, lealdade, justiça, gentileza, simpatia, generosidade (só coisas boas), não despertavam o interesse dos alunos, porque muitos achavam que somente perdedores e idiotas estudavam nela. Acho um absurdo e muito injusto, visto que Lufa-Lufa carrega as melhores qualidades. Mas era o que acontecia em Hogwarts. Pouquíssimos alunos da Lufa-Lufa acabaram se destacando de alguma forma. Mesmo assim é minha preferida junto da Grifinória.
Bom, dizer qual é a melhor escola vai do gosto pessoal de cada um mesmo. Eu prefiro Grifinória e Lufa-Lufa, outros irão preferir Sonserina e/ou Corvinal...