@JackedNa verdade você acabou de se provar
tão ignorante quanto! Quer ver só? Vamos aos pontos:
→ Eu não disse que você se torna uma alienado ao concordar com qualquer coisa de Marx, mas VOCÊ faz isso ao citar Mais-valia como "pertinente", como parte dos estudos de Marx que vale a pena estudar: a Mais-valia foi refutada há anos, não só porque ela foi baseada, assim como todo a teoria da exploração, no modelo dos economistas liberais, onde Adam Smith revelou o erro nos SEUS estudos que fundamentaram a Mais-valia apenas 4 anos depois do lançamento do livro "O Capital", como por Carl Menger, de quem você provavelmente só ouviu falar agora. Então sim, você vir citar MAIS-VALIA como um exemplo de coisas que admira em Marx, mostra sim alienação;
→ Coréia do Norte não atacou até agora, mas em agosto deste ano o ditador de lá, Kim Jong-Un, ameaçou lançar um ataque nuclear nos EUA, e ele tem tanto a sanidade quanto o armamento necessário. Eu não sei se isto é demais para a sua compreensão, mas dizer que vai atacar um país com armamento nuclear tendo plena capacidade para isso, chamamos AMEAÇA! Pelo amor de Deus!
→ Não tem nada demais em um país exercer a sua soberania mesmo, mas quem foi que criticou isso? Estou falando de um DITADOR, que impõem um verdadeiro terror de lá, que matou um parente com armamento nuclear porque este dormiu em uma reunião, onde outro parente dele de alta patente fugiu do local porque "gostaria de ser livre" (eu trago a notícia se você não souber pesquisar), e que inclusive ameaçou diversas vezes os EUA e Coréia do Sul SEM MOTIVOS! Agora, o que diabos tem a ver Enéas com o que eu citei? Eu citei que eles apresentam uma ameaça e quase precisei jogar uma fucking manchete de jornal para você acordar para o planeta terra, e foi apenas isso: Sim,
representam ameaça contemporânea,
diferente do que você disse!
→ Sim, o NEO liberalismo, quem ergueu os EUA foi o que? Sabe quantas privatizações eles fizeram em sua ascensão? Citar uma república daquele tamanho que está em maus lençóis por INÚMEROS motivos que não necessariamente o liberalismo, como a mão frouxa do Obama em política externa, não muda em NADA o que eu disse: o liberalismo por si só não destrói nada! Isso é coisa da sua cabeça! Se a fucking RÚSSIA precisou privatizar e inclusive foi criticada internamente por estar querendo se adequar ao liberalismo, economicamente falando, para então sobreviver (estou falando de petróleo, caso não saiba a que eu me refiro), você chegar e insinuar que o liberalismo por si só está destruindo países é no MÍNIMO ignorante!
→ Você interpreta tão mal quanto o user acima: ONDE eu dei a entender ou realcei NÍVEIS de liberalismo? TODO ser pensante (aquele pensa) que já nos falou em grandes microfone sugeriu o modelo do Enéas, e como VOCÊ MESMO destacou, o liberalismo por si só nem salva nem destrói: isso depende do assistencialismo e de mais uma GAMA de fatores... Está vendo como você mesmo se contradisse? Agora, se você vier e dizer que não foi bem o que disse, e querer explicar com algum exemplo mal colocado e com o neo liberalismo "vigente", será problema seu. Sim, porque foi o que deu a entender no seu post, que o liberalismo é uma praga que está destruindo economias, e agora mesmo acaba de se contradizer.
→ Eu estou defendendo o liberalismo, o Olavo dizia que os liberais eram usados para destruir países e os preparar para revoluções comunistas; eu citei países socialistas ATUAIS, Olavo NUNCA falou deles em suas paranóias; eu sou a favor da legalização do aborto, contra o conservadorismo desenfreado, apesar de ser Cristão não me posicionei contra o casamento homoafetivo, etc. O problema, meu caro, é que você não tem do que me xingar, e aí quer me comparar com aquele velho idiota. E aí você quer que eu te leve a sério?
Eu espero que repense. Não dá para aplicar a mínima polidez ao te responder, porque você parece estar brincando comigo.
@KhuDeixe-me ver se entendi: você baseia-se APENAS o manifesto em si? Então não faz ideia de como surgiu o Marxismo cultural, o Darwinismo social, não sabe qual era o propósito inicial de Marx, e SEQUER a relação dele com Engels?
Nada? E quer discutir ainda?
Eu não deveria responder às suas perguntas, já que você sequer tentou responder as minhas. Mas vou te dar uma última chance, e se você não responder minhas perguntas no próximo post, eu deixarei de discutir com você. Mas vamos lá, vou responder da forma mais
SUCINTA possível:
1 - O que é comunismo para Marx? - abolição do Estado.
2 - O que é socialismo para Marx? - é basicamente um passo anterior, quando os trabalhadores tomam conta dos meios de produção.
3 - O que é capitalismo para Marx? - um meio de exploração, e, assim como para Engels, a criação do Estado é que promove o antagonismo de classes, onde a mais forte explora a mais fraca.
4 - Segundo Marx, qual a diferença principal entre comunismo e socialismo? - Já citei ao responder as duas primeiras perguntas.
5 - Por que, segundo Marx, o Estado é um agente mantenedor do capitalismo? - Não sei se tem como responder isso aqui sem repetir exatamente o que e disse na pergunta 3.
Agora, seguindo suas PRÓPRIAS perguntas, além de repetir as minhas, vou adicionar algo: na pergunta 3, onde eu respondo citando semelhanças de pensamentos entre Engels e Marx, quero que você me responda: Qual deles acreditava que a implantação do socialismo poderia vir naturalmente (já que o capitalismo era auto-destrutivo, segundo um deles), e qual achava que seria necessário intervir manualmente nas classes para o advento do socialismo acontecer?
Responda citando qual seria o modo de intervenção no capitalismo. Responda isso e mais as perguntas do último post. Se não me responder dessa vez ainda, esqueça.