@LokiNão acho que Itachi e Gai estejam nivelados.
Ao meu ver - e de muita gente -, Uchiha Itachi é um gênio que está anos-luz a frente do Gai sensei.
Gai não passa de um ninja comum, que conseguiu força descomunal treinando incessantemente a mais básica das artes ninjas: o Taijutsu.
O pai dele fez exatamente a mesma coisa. Aliás, Maito Dai também abriu o 8º Portão, em uma luta contra os 7 Espadachins da Névoa.
Por que vocês não o colocam no ranking dos 10 personagens mais fortes aí? :v
Como eu já disse, técnicas suicidas hiper-poderosas podem até enaltecer o
nível de um personagem, mas não mudam sua
força. Só pelo fato de que eles MORREM ao usá-las. E que em qualquer luta que eles tenham de usá-las, só resultará em empate.
A força é definida pelo que um personagem pode usar em uma luta esporádica, e com que frequência pode usar.
Deidara, por exemplo, mata muitos personagens mais fortes que ele com o
C0, mas nem por isso é mais forte que os mesmos. Acho que com tal técnica ele poderia matar Sasori, e isso não o faz mais forte que seu mestre.
Na real, Gai nunca "bateu de frente" com nenhum Madara Jin.
Se você conhece o poder de Rikudo Sennin, sabe que é algo colossal. Seu Chibaku Tensei é capaz de criar Luas, amassar planetas, colocar toda a população do mundo sob Genjutsu eterno...
Quanto disso ele estava usando contra o Gai? Nada, pois é.
Madara Jin estava apenas brincando com aquelas bolinhas, as GudouDamas, e nem assim Gai estava conseguindo chegar aos seus pés. Lembrando que Minato, Kakashi, Gaara e Lee deram uma GENEROSA ajuda para o Gai, naquela luta.
E Gai, nem atingindo Madara diretamente com seu golpe mais forte, conseguiu sequer afetá-lo.
Minato de fato foi quem mais prejudicou Madara Jin naquela luta, sumindo com suas GudouDamas.
Acho que Madara deve apenas ter ficado curioso e interessado ao ver alguém usando o 8º Portão de Chackra - coisa que jamais tinha visto antes - e por isso fez a luta durar tanto.
--
No mais, as limitações e fraquezas do Gai sempre foram MUITO EXPOSTAS pelo autor.
O Sétimo Portão de Chackra, que é o mais forte estágio que ele consegue obter EM VIDA, já o deixa quase morto sem ao menos conseguir ficar de pé por vários meses.