Gohan se transformou em Super Sayajin bem antes do início do torneio (se não me engano foi no primeiro dia na Sala do Tempo), quando vê o Vegeta chegar o próprio Cell diz que ele estava mais forte... Eles tiveram bastante tempo pra treinar e se fortalecer nos dias que o Cell deu antes do começo do torneio, não dá pra dizer especificamente em que época o filme se passa, mas com toda certeza foi antes da morte do Cell já que o Goku estava vivo.
Gohan demorou uns meses para virar SS1 na Sala do Tempo, e quando virou ele tinha cabelão, depois (pouco antes de sair) ele tinha cortado o cabelo, o Gohan do Toneio tem o mesmo design do Gohan do Filme, ou seja, é o mesmo Gohan e o mesmo Goku do Torneio do Cell. E não, Goku nem Gohan treinaram depois de sair da sala do tempo, pelo que me lembro eles só ficaram transformados em SS1 tirando folga.
Enfim oq quero dizer que que os personagens do tempo do filme são os mesmo personagens durante o torneio do Cell.
E o Cell (antes do Zenkai) não lutou com seu Ki elevado ao máximo em momento algum depois de se tornar perfeito, não dá pra levar as lutas antes da surra que ele levou do Gohan em consideração para avaliar a sua força e resistência, já o Broly partia com tudo pra cima deles.
Mesmo assim, ele não ficou
tão mais forte em comparação, no máximo ficou umas duas vezes. E em comparação com o Broly continua mais fraco, já que um Kamehameha nele o partia no meio, e no Broly nem arranhava, Cell mesmo liberando mais poderes (antes do zenkai depois de ficar nervoso com o Gohan) não tinha chegado a esse ponto.
Rapaz, não sei... como eu mencionei ali em cima, o Dabura tinha a força do Cell Perfeito segundo as palavras do Goku (depois o próprio Goku reconhece que ele ainda era um adversário mais difícil do que o Cell), o Vegeta estava irritado por causa da demora do Gohan pra derrotá-lo e quando estava prestes a entrar lá pra acabar com o Dabura, o Goku o impediu. Vegeta só foi conseguir alcançar aquele nível de força semelhante ao do Teen Gohan depois que o Babidi despertou os poderes ocultos dele... Se o Vegeta da saga Buu não precisaria nem do SSJ 2 pra acabar com o Cell Perfeito rapidinho, então tanto ele quanto o Gohan são mais fortes que isso aí.
Pelo que me lembro eles disseram que o Gohan já não era tão forte quanto o Gohan da luta contra o Cell, e que ele parecia que se esqueceu como lutar, ou seja, se o Gohan SS1 nivelou contra o Dabura, sendo mais fraco que o Gohan SS2 contra o Cell é mais lógico que o Dabura não tenha o mesmo nível do Cell. Outra coisa tbm que, Vegeta achou que poderia derrota-lo (sem ser o Majin) e sem ser Majin ele é SS1, e como dito pelo Piccolo, ele ficou pouco mais forte que o Gohan da luta com Cell, é meio óbvio que o Dabura não era tão forte quanto o Cell Super Perfeito.
Mas estamos falando de um personagem e de uma luta não canônica, né... Nesse caso é até normal que hajam incoerências e erros do tipo.
De fato.