Bad Blood escreveu:
Se for em faculdades, doutores estão sempre liderando os laboratórios de pesquisa ou escrevendo teses importantes.
Não exatamente. Haviam me contratado num laboratório de astronomia para um estágio. Quem me contratou era um pesquisador brasileiro que nem vale apena citar o nome aqui. Ele não era bem patrão... Estava sendo mandado pelo ministério de tecnologia.
Não adianta, vc não vai ser patrão com ensino superior. No máximo, algum encarregado com posição "top". Vc vai estudar 4 anos pra bacharel em algo. E dps? vai ser empregado. Próximo passo? fazer pós ou especialização = + 2 anos. Mas seus colegas de trabalho tbm terão pós. Oq fazer? Outra pós ou algum mestrado. Daí são mais anos... E quando vc for ver, ficou 8 ou mais de 10 de anos estudando só pra poder estar lá em cima.
E pior, nem "lá em cima" vc estará. Estará sendo encarregado de alguém. Se for esse tipo de vida que vc quer, vá em frente. Nem quem faz administração se torna patrão, sai do curso fazendo estágio de RH em alguma empresa ou algo do tipo... No auge vira um CEO, mas continua sendo empregado.
Não adianta, vc nunca vai enriquecer sendo empregado dos outros no Brasil. Nesse mundo, ou vc domina ou é dominado. Por isso mesmo eu vou apenas recolher meu diploma de ensino superior e abrir meu negócio próprio em uma área totalmente diferente. Não quero fazer carreira, quero enriquecer.
Daniel escreveu:
Não é bem assim. Há uma diferença importantíssima. Enquanto uma pessoa sem ensino superior é direcionada, quase sempre, ao setor de produção, ganhando cerca de 1 salário mínimo ou pouco mais que isso. Alguém com ensino superior, pode ser direcionado a cargos que ganham entre 3 ~ 5 salários ou mais.
E muito engana-se, se pensa que curso técnico ou faculdade é garantia de prosperidade ao abrir seu negocio. Seja micro, pequena ou grande empresa; para se inserir no mercado, principalmente atualmente, você precisa de um conjunto de fatores:
1 - Ter muito dinheiro
2 - Entender a chatice que é a tributação brasileira.
3 - Ter instinto para o mercado.
4 - Trazer diferenciais perante o mercado, que já está saturado.
Tendo o conjunto acima, ensino superior ou curso técnico tornam-se algo "não essencial". Conheço pessoas que abriram empresas relativamente grandes, sem sequer terem concluído o ensino médio. Estudaram por conta própria assuntos pertinentes ao negocio, e obtiveram sucesso. "Simples" assim (não é simples).
Pelo que deu a entender... parece que pretende abrir uma empresa? Também tenho essa vontade, no momento, estou juntando dinheiro para ter um capital inicial, e estudando finanças por conta própria. No mais, boa sorte. \o
Seja área de produção, ou intelectual... Não importa! A pessoa continua sendo empregada, e o que vc ganha não é exatamente um lucro. Você pode ganhar 3 ou 5 salários mínimos, mas estará apenas repondo o que gastou com cursos, locomoção e especializações pra poder chegar a esse patamar. Pra vc lucrar mesmo, muitos anos vão ter que se passar. Porém, se você não se especializar novamente, se tornará obsoleto e outro tomará a sua vaga. Ou seja, sua perda para ganhar dinheiro se torna exponencial. Você investe em você, e para continuar lucrando precisa gastar mais. Logo, não existe um "lucro" dentro de um limite fixo de dinheiro. Apenas há a reposição do que fora perdido. É tudo ilusão qualquer título para este empregado, seja CEO, CIO ou tenha ensino superior.
"1 - Ter muito dinheiro
2 - Entender a chatice que é a tributação brasileira.
3 - Ter instinto para o mercado.
4 - Trazer diferenciais perante o mercado, que já está saturado."
Não exatamente. Eu tenho 3 mil reais no banco desde 2013 que nunca consegui sacar graças à crise no Estado. Foi o governo que depositou par amim graças a eu ter passado de ano nas três séries no ensino médio.
Com menos de 2 mil reais vc consegue montar seu próprio negócio, como estamparia de camisas ou criando bolos para vender. A tributação brasileira é chata, mas não é um grande obstáculo para quem está sempre estudando novas formas de economizar. O mercado não está saturado, a área de TI está aí para mostrar isso Em época de crise quando todos choram, há sempre quem lembra de fabricar lenços!
O fracasso das empresas brasileiras se dá exatamente pela incompetência de muitos empreendedores! Há uma diferença clara entre o patrão brasileiro e o americano. O patrão brasileiro só pensa nessas áreas aí que vc citou, pq são as clichezonas. Eles se preocupam com os PRODUTOS E OS PROCESSOS. Se esquecem do TERCEIRO "P".
Sabe qual é? PESSOAS!
A google investe nos funcionários. Lá tem uma cama só pra dormir, lugares só para relaxar. Toda empresa é formada de pessoas, se vc as enxerga como máquinas de produção, elas tendem a desmotivar e consequentemente o processo falha, e o produto final também. Já cansei de ver gente sem cursos superior abrindo clínicas de dentistas e um montão de empregadinho com curso superior obedecendo gente assim. Lá na bahia, tem um cara que começou vendendo água de coco. Hoje ele tem uma empresa só disso.
Quando eu estudava empreendedorismo na faculdade, a professora deixava uns links de um cara que começou vendendo balas e bobagens numa barraca e prosperou. Hoje ele dá palestras no mundo todo e nem sabe falar inglês! Percebe? Faculdade dando espaço para um cara bem sucedido sem curso superior é a prova viva que ela não é necessária para isso!
Pesquise só a maioria dos empreendedores de sucesso no Brasil e você verá que muitos surgiram em época de crises e sequer tinham a menor condição de abrir um negócio próprio. Foi assim com o dono da HONDA, da Disney, daquela marca de mingau lá que esqueci o nome...
Depois assista a série: "O SÓCIO", e vc vai ver que os empreendedores que fracassam, não fracassaram por culpa da economia, do mercado, ou dos funcionários. Fracassaram porque não foram humildes para reconhecer erros e tentar inovar com algo. O sucesso de uma empresa está na visão da pessoa, nada acontece por sorte ou por "bom momento da economia". Se tem muita gente falindo agora, é nesse momento que muita gente tá enriquecendo. Se estão falindo, o mercado não tá "saturado" mais kkkk. É a limpa acontecendo pra me darem o espaço deles.
E ainda te dou outro exemplo: Nestes últimos meses eu estava ajudando mamãe no bazar dela. Sabe quanto ela tava faturando por dia(perto do natal então)????
200 reais! POR DIA! Trabalhando com roupas velhas, sujas, doadas por outras pessoas! Que custo ela teve? Nenhum! Sábado agora mesmo ela ganhou 100 reais, e no dia anterior 100 reais novamente(pq janeiro o movimento é fraco). As pessoas só não prosperam porque não querem...
Depois que eu aprendi tudo isso, curso superior pra q?
É apenas uma empresa vendendo uma imagem(conhecimento), de que vc vai mudar sua vida após sair dali e portas se abrirão pra vc... Mas é tudo bobagem, é apenas marketing. É apenas alguém lucrando em cima de seus sonhos com base em mais de 450 anos de exclusão social no Brasil. Se vc ver o tanto de analfabeto q tá mandando em diplomado ou mestrado, vc ficaria espantado...
Estudei num semestre com um moleque que havia entrado na faculdade fazia 1 ano(apenas!). O cara era FERA EM COMPUTAÇÃO! Autodidata sem vida social! Criava aplicativos no android studio, sites.... E cá entre nós, ele foi quem criou a interface do site "lelivros". Resultado: Ele trancou o curso, saiu da faculdade porque recebeu convite pra estar em tomar conta da criação de um software numa empresa no paraná.
O mlk tinha 19/20 anos e me mandou no zap as fotos dele num hotel pago pela empresa que o contratou, e as fotos de dois estagiários(com ensino superior) que ele ESTAVA MANDANDO!
Percebe?²
O mercado lá fora não quer saber se vc tem curso superior ou técnico. Eles querem o KNOW HOW, ou seja... Você sabe fazer?
Esse colega sabia, por isso ele mesmo com pouco tempo de faculdade mandava em caras com anos numa universidade. Não é preciso ter curso superior pra prosperar, apenas cara e coragem pra abrir um negócio próprio e ir aprendendo com os erros. Se eu soubesse disso quando eu tinha 18 anos, NUNCA QUE EU TERIA FEITO FACULDADE! Lembro-me que eu deixei currículo numa loja de roupas pra trabalhar, iria começar noutro dia. tava triste pakas... Cheguei em casa, peguei livro de física e estudei pra UERJ. Passei no curso engenharia da computação(apesar de não ter cursado) e mais tarde entrei no ensino superior. Minha cabeça na época era: Pq diabos vou ficar na área cansada de produção???
Hoje penso diferente. Se eu voltasse no tempo, teria deixado aquele livro de física bobo pra lá, desistido dos vestibulares e ter trabalhado 2 ou 3 meses nessas lojinhas de shopping. Teria juntado uma grana e começado a comprar os equipamentos que preciso para iniciar um negócio próprio. Iria errar muito, iria fazer mta merda, mas iria conseguir manter o negócio e consequentemente expandir. Em alguns anos, se eu largasse aquele negócio e quisesse obedecer algum patrão... Quem vc acha que ele iria preferir? Uma pessoa que estudou a minha área ou a minha pessoa, que tinha o KNOW HOW daquilo?
Poisé... Ensino superior é tudo ilusão. É apenas uma ferramenta que os burgueses do mercado encontraram para impedir novos entrantes e regulamentar o mercado. Mas esqueceram-se que eles próprios(os burgueses), surgiram com simplórios analfabetos na idade média, os burgos(hj em dia, os camelôs).