Eu discordo que a Uchiha Sakura seja a primeira (sequer perto disso), e discordo disso tudo que estão falando sobre Genjutsu, as vezes tenho a impressão que alguns não sabem ou simplesmente esqueceram de como funciona um gen.
Para começo de conversa, Genjutsu não funciona assim. Primeiro que vocês confundem Genjutsu com Ninjutsu/Taijutsu. Genjutsu não é uma arma finalizadora, os Genjutsus que são finalizadores são EXCEÇÕES, Genjutsus de ALTÍSSIMO NÍVEL. Mas o Genjutsu em si tem a função de abrir brechas no seu oponente. Por isso, a ilusão tem que ser convincente e bem executada. Ou seja, independente da Sakura poder quebrar ou não, ela é um alvo facílimo para Genjutsus, pois é suscetível a ter brechas abertas e abertas. Um Genjutsu: Sharingan + alterações sutis na realidade são mais que o suficiente para acabar com a Sakura. Afinal, é isso que são os Genjutsus na sua essência: ilusões.
Segundo, que controle de chakra não é o fator definitivo. Controle de chakra e inteligência, além de proficiência na área, são essenciais para você se tornar um bom USUÁRIO de Genjutsu. Mas não venham com essa de que a pessoa treina, treina, e basta o inimigo ter "controle de chakra" que ele escapa, porque não é assim.
Você pode ter muita coordenação motora na mão, mas você NUNCA vai fazer NADA se não tiver HABILIDADE e CONHECIMENTO em desenhos ou costura! E é por isso que proficiência em Genjutsu é infinitamente mais influente que controle de chakra.
Vamos destrinchar os Genjutsus, sintam-se livres para citar esse post sempre que assassinarem o funcionamento de gens diante de vocês novamente para superestimar e endeusar um personagem à um nível que ele não se encontra.
Um Genjutsu é uma ilusão, um efeito causado por manipulação em torno do sistema nervoso do inimigo. Isso é causado pelo chakra inimigo dentro da pessoa. Porque você acha que a pessoa precisa ser PEGA no Genjutsu?!
Muito simples! É porque o chakra do usuário precisa ENTRAR no sistema nervoso do inimigo. E por qual meio ele entra? Pelos SENTIDOS! É por isso que temos genjutsus sonoros, oculares e cinestésicos. (Izanagi é exceção)
Depois que o chakra entra lá, ele se entranha e é a partir daí que a proficiência em Genjutsu diferencia os bons, os maus e os usuários geniais em nível técnico de genjutsu. Um bom usuário de Genjutsu, vai entranhar e manter o seu chakra dominando sua área de ação de maneira tal que vai ser extremamente difícil para o SISTEMA DE CHAKRA afetado parar o próprio chakra ali fazendo com que o genjutsu (em sua complexidade e ação) se perca (e perca o contato com o usuário). E mesmo que consiga parar, o Genjutsu ainda pode se manter, fazendo necessário um grande impacto de chakra próprio ali, ou um chakra externo. Só que isso é impossível se você é menos proficiente em Genjutsu que o seu oponente, porque você não vai ter como medir forças com ele na parte do seu corpo que está afetada, ele vai te travar. Você não vai conseguir encontrar dentro de você o que, COMO e onde você precisa mexer, para negar o controle do seu oponente do seu sistema de chakra afetado.
O próprio mangá já disse que é necessário mais "poder" que o usuário, e ele não tá falando de quantidade de chakra, e sim do nível de habilidade naquela área. Tanto é que o Itachi com um mero terço do seu chakra, doente, fez o Naruto que tem muito mais chakra e fez exatamente o procedimento passado pelo Jiraiya (parar o próprio chakra). E era um Genjutsu Rank B. Um Genjutsu Rank B, se aplicado pela pessoa certa (e no caso, com Sharingan Nível 3), já pode afetar e bugar seriamente um sistema de chakra monstruoso, caso ele não seja proficiente em genjutsu. Isso depois que a pessoa PERCEBER que está em uma ilusão, né.
É por isso que existem Genjutsus como o da OSTRA, é por isso que existem Genjutsus como o Gamarinshou (inescapável), é por isso que existem Genjutsus como o Tsukuyomi, o próprio Izanami. Ficam falando absurdamente do selo da Tsunade, e mal se atentam ao fato de que ela sequer conseguiria abrir ele sob efeito de um Gamarinshou ou um Tsukuyomi, ainda mais o último que entranha seu chakra de maneira tão intensa que o distúrbio causado no sistema nervoso DEITA o ninja SOZINHO, não precisa usar mais nada. Kakashi ficou uma ou duas semanas incapacitado e internado, que eu me lembre só saiu antes porque encontrou uma médica com ninjutsu medicinal de nível lendário.
O Izanami é a maior prova do que digo. Kabuto podia fazer o que quisesse ali, não ia sair nunca. Acha que isso é o que, mágica? É óbvio que não. É o Genjutsu que tem um rank, um nível tão alto que nem dor ou ajuda de chakra externo conseguem salvar, quanto mais o shinobi com seu sistema de chakra afetado conseguir esboçar qualquer reação. E é um Genjutsu do Itachi.
Sendo que ajuda externa geralmente funciona porque é um impacto de um sistema de chakra externo à situação, ou seja??!! Que NÃO ESTÁ AFETADO e consegue injetar o chakra ali dissipando as organizações do gen (exceto Tsuky, Gama, K.A e Izanami). E porque isso é diferente do próprio ninja fazer esse trabalho? Porque ele ESTÁ afetado e incapacitado para usar seu sistema de chakra para isso, naquela parte do corpo.
Enfim, os Jounnins todos fecharam os olhos naquela luta do clássico quando Kisame e Itachi invadiram Konoha, porque um simples Genjutsu Nível 3 do Itachi representaria o FIM para eles naquela luta, mesmo com vários Jounnin Senseis lutando lado à lado.
Por isso também Gamarinshou tem que ser sincronizado e perfeito. É para se entranhar no nível mais minucioso e se tornar inescapável. Do contrário só seria fazer o som com o chakra imbuído e que se exploda o resto, tá lá o Genjutsu. Por isso que o Rank do Genjutsu varia com a potência. Por isso que o Genjutsu da Tayuya com o chakra SM DOS DRAGÕES se tornou muito mais foda. É porque ele aumentou sua capacidade e seu potencial de INTENSIDADE no que diz respeito a dominar a parte do sistema nervoso que o interessa.
Quanto maior e mais ampla essa capacidade, melhor o Genjutsu e mais dependente de PROFICIÊNCIA NA ÁREA; por isso Genjutsus de Rank mais baixo (o do Kabuto clássico, etc.) conseguem ser quebrados com simples controle de chakra! Porque são RASOS! Não são complexos, não vão muito para a área que põe a proficiência naquilo à prova.
O Sharingan potencializa isso (o quão amplo e complexo é o gen, até onde ele se complica no sistema de chakra inimigo), e se for o alvo, te permite ver através da complexidade do Genjutsu usado, tornando fácil quebrar ele dentro de você. Byakugan também. Por isso a Hinata é mais imune a Genjutsu do que a Tsunade e a Sakura juntas. Ela sim, tem uma arma sólida contra Genjutsus Rank A, Rank B, e mesmo assim não acho que bastaria numa luta séria.
Uma disputa entre um usuário de Sharingan e um não-usuário em questão de Genjutsu é bem covarde e desigual. Por isso Itachi deitou o Orochimaru com um Rank C ou B, já paralisou ele e foi a brecha suficiente para cortar a mão e avisar que na próxima ia ser a cabeça. Existe uma disparidade até entre quem tem 4.0 e 5.0 em Genjutsu. O que tem 5.0 dificilmente vai ter seu genjutsu quebrado pelo que tem 4.0.
Enfim, já me estendi demais aqui. Acho que isso explica a questão do genjutsu.