Eu vou só dar minha opinião e depois eu leio as milhares de discussões sem sentido em um tópico que deveria ser harmônico =.=
Livre-arbítrio significa, ao pé da letra, a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante. O livre-arbítrio também é algo que foi imposto apenas ao ser humano, sendo que outros seres vivos vivem com base em seus instintos e, mesmo que de certa forma possuam "livre-arbítrio", a capacidade de fazer escolhas deles é limitada e, quando a fazem, é com base nos instintos.
Ok, agora que sabemos o que é livre-arbítrio, eu gostaria de citar algo que normalmente é questionado por aqueles que não acreditam nele: Se temos livre-arbítrio, porque sofremos mesmo que não queiramos? Bem, há duas explicações. Se você é ateu ou simplesmente não-espírita você pode apenas considerar o significado da palavra: "possibilidade de decidir". Ou seja, você pode fazer uma escolha quando esta existe, mas vale considerar que a capacidade psicológica de tomar decisões e a capacidade física são coisas diferentes. O livre-arbítrio é uma capacidade psicológica. Você pode escolher não sofrer, mas você depende da sua capacidade física para concretizar essa escolha. Se você não tem a capacidade física, a decisão fica apenas na sua cabeça. Ou seja, o livre-arbítrio existe, mas você não pode exigir que ele se estenda para além de seu significado original.
Agora, caso você seja espírita, nós acreditamos que o livre-arbítrio é bem mais extenso, mesmo que ainda tenha essa limitação física. Basicamente, nós acreditamos que você pode escolher quando vai nascer ou morrer, mas sua mãe tem o livre-arbítrio de te abortar e você tem o livre-arbítrio de cometer suicídio, mas se você morrer assassinado é quase garantido que isso é algo planejado por você. Pois todo espírito deseja evoluir, e existem duas formas de evoluir: pelo amor ou pela dor. Algumas pessoas, por pressa (é mais rápido) ou por culpa, escolhem aprender pela dor. Ou seja, um assassino pode optar por ser assassinado numa próxima vida ou pode optar por ser um médico e salvar várias. Se a culpa for muito grande ele pode acabar acreditando que merece a dor e vai optar por ela. Creio que a razão pela qual tantas pessoas sofrem hoje "desnecessariamente" é porque, no passado, as pessoas eram muito piores do que são agora, e creio que muitas pessoas que reencarnaram podem estar sentindo uma culpa extrema por alguma atrocidade que fizeram no passado e por isso optaram por aprender pela dor. Afinal, para nós, não existe céu ou inferno. O lugar para onde você vai após a morte é onde há mais pessoas com as quais você se identifica, e quem molda o plano ao seu redor é a sua própria consciência. Se você não se perdoar pelos seus pecados, você ai acabar ficando preso num lugar que pode chamar de inferno, e por isso há pessoas que optam aprender pela dor, algo que limpa a consciência mais rápido, pois assim evitam "ir para o inferno" de novo.
De qualquer forma, no espiritismo você planeta toda a sua vida antes de reencarnar, muitas vezes escolhendo até os seus parentes, seus amigos, as pessoas que você vai encontrar, e você planeja tudo isso de forma que você aprenda, com cada uma daquelas pessoas ou experiências, algo que você pensa que te falta. Uma pessoa muito impaciente, como eu, provavelmente escolhi minha mãe pois ela testa minha paciência todo dia
Essa é minha visão. Basicamente, eu acredito em livre-arbítrio, mas acho que nem sempre o meu corpo consegue acompanhar a minha capacidade psicológica de fazer escolhas.