Mary Shelley escreveu obra há 200 anos durante férias de verão na Suíça
De olho nas comemorações de 200 anos de Frankenstein, a Darkside anunciou o lançamento de uma edição de luxo da obra de Mary Shelley. O livro já está em pré-venda e chega às livrarias em fevereiro. A edição é mais uma novidade da coleção Medo Clássico. Na semana passada, a editora havia divulgado o lançamento de uma coletânea com as obras completas de Edgar Allan Poe.
No verão de 1816, Mary e um grupo de escritores ingleses — seu marido, Percy Shelly, o poeta Lord Byron e John William Polidori — dividiam uma casa na villa Diodatti, na Suíça. Entusiasmados pela leitura de uma edição francesa de Fantasmagoriana — coletânea de histórias sobre aparições, espectros, sonhos e fantasmas —, os quatro aceitaram o desafio de escrever um conto de terror cada. Mary criou a história de Victor, um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. Era a origem de Frankenstein.
Com tradução de Márcia Xavier de Brito, a edição também tem quatro contos sobre a Imortalidade, em que Shelley continua a explorar os perigos e percalços daqueles que se arriscam à tentação de criar vida: “Valério: O Romano Reanimado”; “Roger Dodsworth: O Inglês Reanimado”; “Transformação”; e “O Imortal Mortal”, histórias pesquisadas e traduzidas por Carlos Primati, estudioso do gênero.
FONTE: https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/darkside-anuncia-lancamento-de-edicao-de-luxo-de-frankenstein/