Daniel escreveu: "O quanto vale uma promessa para você?"
"As suas palavras realmente tem algum valor?"
Você já deve ter dito a alguém que iria na festa e pá e, em seguida, mandou uma mensagem com uma desculpa bem pensada (ou não tá bem pensada assim) para evitar de ir. Não posso dizer que estou orgulhoso, mas eu também já fiz isso (no caso, não foi uma festa). O ponto é oferecer algum tipo de razão ou desculpa para não seguir o caminho que você anteriormente escolheu seguir. Acontece que há coisas que surgem inesperadamente, que vão desde uma doença na família ou algo envolvendo o seu emprego. Detalhe: eu não estou falando sobre esses tipos de situações em que as circunstâncias estão
fora de seu controle. Eu estou falando sobre aqueles momentos em que você escolhe fazer algo à exceção do que você concordou simplesmente porque você "mudou de ideia".
E então as palavras chegam... Assim como a respostas e as promessas: não falo sobre personalidade, ego, ou quem você pretende ser quando você não está sendo seu eu autêntico. Estou falando sobre quem você realmente é por dentro. Você sabe o que eu quero dizer — a pessoa que realmente presta atenção ao que você diz e faz. E é esse pequeno pensamento aquele que começa a corroer os dois elementos importantes de quem somos: nossa integridade e nosso senso de valor ou significado no mundo.
Você dá a sua palavra e, em seguida, faz questão de quebrá-la, e sabe o que isto causa? Vício. Quando você vê que esse caminho está te ajudando, sem consequências graves, nada te impedirá de repetir. Muito pelo contrário. Uma história falsa bem sucedida leva para uma segunda vez. Logo, vem a terceira...
A palavra possui o potencial de criar laços de vida, e possui o mesmo potencial de rompê-los. O bom senso é a chave azul.
PS: nem mesmo pense em quebrar uma promessa. Elas são sagradas.