Joshua Brown estava a bordo de seu Tesla Model S com a direção semi-autônoma ativada no dia 7 de maio quando um caminhão de 18 rodas fez uma conversão à esquerda na sua frente. Por causa da cor do compartimento de carga, o piloto automático do carro de Brown confundiu o caminhão com o céu e não desacelerou, enfiando o Model S embaixo da carroceria e matando seu motorista. Esse é, possivelmente, o primeiro acidente fatal registrado num veículo semi-autônomo com sua função de direção automática ativada.
A Agência Nacional de Segurança do Tráfego em Rodovias (NHTSA - sigla em inglês) anunciou que está ciente do acidente e já está conduzindo uma investigação preliminar para averiguar "o design e a performance de qualquer sistema automatizado de direção em uso durante o tempo da colisão". A Tesla postou hoje em seu blog uma carta reconhecendo o acidente chamada "Uma Perda Trágica", onde ela defende que seus sistemas são confiáveis e que a investigação da NHTSA é meramente para determinar "se os sistemas funcionaram de acordo com a expectativa". São 4 parágrafos de longo texto defendendo seus sistemas, onde inclusive se lê a frase:
"Nem o piloto-automático ou o motorista notaram o lado branco da carroceria do caminhão contra o céu brilhante, então os freios não foram usados".
No quinto, último e menor dos parágrafos é direcionado os pêsames ao motorista e sua família. A carta pode ser lida na íntegra, em inglês, neste link.
Apesar da Tesla muito ressaltar que seu piloto automático é até mais seguro do que dirigir sem ele, Clarence Ditlow, diretor executivo do Centro para Segurança Automobilística dos EUA, pensa diferente:
"Isso é um defeito claro e deveria haver um recall. Quando você coloca um piloto automático num veículo, você está dizendo para as pessoas confiarem no sistema, mesmo que tenha um aviso 'estilo advogado' para manter suas mãos no volante."
Brown era um grande entusiasta da nova tecnologia autônoma em seu Model S, inclusive tendo um Canal no YouTube dedicado a mostrar o sistema. Elon Musk, o CEO da Tesla, chegou a tweetar sobre o conteúdo do motorista.
- Parte II
Investigações sobre o acidente fatal que aconteceu envolvendo um veículo Tesla Model S mostraram que o motorista teve sete segundos para assumir a direção antes que a batida acontecesse. O cálculo foi feito pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que declarou que a pessoa que estava na direção teve tempo para realizar alguma "ação".
"Não sabemos o que o motorista estava fazendo durante os segundos em que poderia ter assumido a direção", disse o órgão responsável pela investigação. Também foi determinado que batidas com características semelhantes têm, em média, um tempo de reação menor para o motorista e o sistema inteligente detectarem e responderem à colisão.
A avaliação do acidente pela NHTSA concluiu que o Autopilot, sistema de piloto semi-automático da Tesla, requer uma atenção contínua do motorista, pois ele precisa estar preparado para reagir à casos como este. "O Autopilot é um sistema de assistência, que não substitui a capacidade de direção do motorista ou suas funções", frisou a NHTSA.
Fontes: Adrenaline e Carscoops.
Não confio nesses carros semi-autônomos, e muito menos nos totalmente autônomos. E vocês, confiariam suas vidas ao "piloto automático" de um carro? Sinceramente, custo a acreditar que um dia carros como este se tornem comuns. Carros elétricos eu sei que, sim, serão um sucesso... mas esses aí, eu já não sei.