Gohan escreveu: Vou postar nest post porque sinto que é obrigação esclarecer alguns pontos.
- Capitalismo NÃO é liberalismo econômico, eles não são a mesma coisa. Capitalismo é um modo de produção baseado na criação e extração de excedente privado PONTO; liberalismo econômico é uma corrente do Pensamento Econômico baseado no Laissez-Faire, independentemente da forma que o capitalismo venha a assumir (como o estado de bem estar social surgido no pós segunda guerra).
- Segundo que Marx não pensou em um Estado onde "todos se ajudam", socialismo não é um "modelo econômico"com regras aprioristicas que se aplica à realidade. É um estágio social em que a produção é socializada (não existe esse negócio de salário igual, nem existe salário aqui!) e o excedente que antes era apropriado por terceiros é agora distribuído SOCIALMENTE.
- O Sr. Dante acha que o capitalismo caiu do céu? Decerto não tem o hábito de ler autores da antiguidade e idade média como Xenofonte e Tomás de Aquino. O capitalismo é um modo de produção constituído do modo mais brutal possível, com a expulsão dos camponeses de suas terras comunais, com a mais rígida lei sobre seu povo, com o uso da escravidão para espoliar os povos da América e extrair excedente que na Europa se transformava em capital; com a concessão de terras aos favoritos dos Reis absolutistas e etc. É por meio de sangue e fogo que as relações feudais são destruídas, ou você nunca ouviu falar do período do Terror durante a revolução francesa e de Robespierre? Tsc, uma pena não conhecer história.
- Realmente a "liberdade" de empreender é das maiores? Porque os senhores ainda não montaram uma montadora de automóveis? Ou uma fábrica de televisores? 70 por cento dos trabalhadores brasileiros ganham até 2 salários mínimos segundo o IBGE em 2010. Realmente estamos na terra da oportunidade.
Como não consigo editar a postagem vou consertar algumas coisas aqui. No primeiro ponto faltou completar o seguinte: "independentemente da forma que o capitalismo venha a tomar: livre-concorrência, monopolista etc. ele não deixa de ser capitalismo por isso, não deixa, portanto, de ter existência objetiva, social. Liberalismo é apenas a corrente de pensamento econômico; capitalismo é um modo de produção de mercadorias.
- Marx é um teórico do CAPITALISMO e não do Comunismo, como ele pode estudar um objeto que não existe? Ele estuda o capitalismo, então não pensem que ele "idealizou" um tipo de sociedade e que está "deu errado" ocasionando na morte de milhões. Ele é um teórico que no eixo de uma grande tradição filosófico e econômico ergue um edifício monumental para desvelar isso que chamamos hoje de sociedade civil. Da economia política clássica, da filosofia, e do socialismo francês (sim, porque Marx também não inventa o socialismo, ele nasce lá da revolução francesa com Babeuf) nasce o pensamento de Marx, em resumo (é mais complexo do que isso).
O último ponto tá mal redigido e eu não consegui editar; deve-se ler assim: Realmente a "liberdade" de empreender é das maiores! Por que os senhores ainda não investiram em uma montadora de automóveis? Ou uma fábrica de televisores? 70 por cento dos trabalhadores brasileiros ganhavam até 2 salários mínimos segundo o IBGE em 2010. Realmente estamos na terra das oportunidades.