Pior do que defensores do comunismo e anarquismo, é só "capitalistas sem capital" defendendo o capitalismo alegando que é um sistema onde você pode ser próspero com a sua liberdade de empreendedor, basta abrir uma quitandinha na esquina e pronto, já terá condições de competir com as grandes corporações. Ingenuidade se vê por aqui. Hahahaha
De certo quem acha que o Capitalismo deu certo nunca pegou em livros para estudar a história da sociedade, um sistema que precisou de mais de 500 anos para se erguer a base da exploração das Américas, África e Ásia, da escravização de milhares de africanos e do genocídio contra os povos indígenas, se impondo a base de muito sangue até alcançar sua forma globalizada.
Sendo que, dentre os 192 países, apenas 21 podem ser considerados desenvolvidos, e mesmo neles há uma enorme desigualdade social, vide os Estados Unidos que não conseguiu erradicar problemas tais como a miséria (milhões vivem abaixo da linha da pobreza, e isso não sou eu que digo, são dados do próprio governo americano), falta de moradia etc.
E entre os países capitalistas desenvolvidos, muitos possuem passado imperialista e colonialista, como é o caso da Inglaterra, que explorou as riquezas de inúmeros países até se consolidar de vez como potência. E outros, como o caso da Coreia do Sul, receberam investimento massivo do governo americano de forma estratégica. Isso sem falar dos países que servem de paraíso fiscal, como é o caso da Suíça. E todos cresceram a base de intervencionismo, não de liberalismo, vide os exemplos dos mais ricos, igual Estados Unidos, Canadá, Alemanha etc, sendo que, França, Inglaterra e Holanda levaram séculos para se industrializarem, e isso na base de exploração colonial.
O resultado do Capitalismo está aí diante dos nossos olhos: a total desigualdade na distribuição de renda, com mais da metade da população mundial na pobreza, milhares morrendo de fome por dia, sem ter onde morar, sofrendo por causa do desemprego em massa ao serem apenas números do exército industrial de reserva, e aqueles que possuem emprego, em sua maioria são explorados de forma desumana, sem esquecer dos que são literalmente escravizados mundo afora, tudo isso, enquanto 1% da população concentra em si metade de toda a riqueza existente, cooperando apenas para a voracidade do capital financeiro, escravização da economia dos países, crise ambiental e, enfim, o estágio final de tudo o que disse: o globalismo.
É sério mesmo que aqueles falam para ir morar em Cuba quem expõe as evidentes falhas do Capitalismo, não são capazes de colocar a mão na consciência por um instante e ver que tem algo de muito errado no sistema majoritário ao qual estamos inseridos por séculos?
Se não é capaz, sendo pobre ou de classe média, no mínimo vive uma ilusão. Resumindo: se é um "capitalista sem capital" e apoia o capitalismo, não passa de um idiota útil, mas os banqueiros e dono de grandes corporações agradecem do alto de mais da metade da riqueza mundial.