Não julgar, para não ser julgado - O que esse ensinamento bíblico realmente tenta nos passar? Qual o real sentido por trás destas palavras?
Deixem suas interpretações, depois postarei a minha.
Deixem suas interpretações, depois postarei a minha.
Nyarlathotep escreveu:Eu possuo algumas ideias sobre isto: em primeiro lugar, este versículo em específico pode ser interpretado como "julgue as pessoas apenas em assuntos em que você não poderá ser julgado." A questão é que a bíblia é contra julgar os não-cristãos, e Jesus está ali para ensinar o seu povo que o segue de boa vontade, e até diz: "Se alguém não seguir-me aqui na Terra, eu não vou julgá-lo, é para meu pai no céu julgar."
Segundo, eu não acho que as pessoas usam a palavra "julgar" corretamente. Eu não acho que julgar significa necessariamente decidir se alguém está fazendo algo "certo" ou "errado" — ou ter uma opinião a respeito do que determinada pessoa está fazendo... Se você pensar sobre isso em um sentido judicial, como no exemplo de um tribunal real, o juiz não decide se você é culpado ou não. O juiz decide a sua sentença. O júri decide se você está errado ou não. Dizer para não julgar, nesse sentido, abre portas para inúmeras vertentes.
Para concluir: basicamente, você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar. É tão vago que é principalmente aberto à interpretação — e se ou não você concorda com uma interpretação é apenas uma opinião baseada em convicões.
vacobs10 escreveu:"JULGAI TODAS AS COISAS, RETENDE O QUE É BOM" (1 Ts 5:21 )
vacobs10 escreveu:O julgai do seu exemplo tem a ver com condenação. Quando condenamos alguém pelos seus erros, nos colocamos no lugar de juiz. E juiz só Deus.
E ele mesmo não veio julgar, pois disse:
Eu não o julgo; porque Eu não vim para julgar o mundo, mas sim, para salvá-lo. (João 12:46)
vacobs10 escreveu:Quando todo este mundo acabar e morrermos, aí sim iniciará o julgamento.
vacobs10 escreveu:Se o diabo é o acusador e Deus é o juiz, Jesus será advogado intercessor daqueles que viveram com Sua vida no altar.
vacobs10 escreveu:O único que já foi condenado foi o diabo, e por não ter mais chance, tá correndo pra levar o maior número de pessoas possíveis para o inferno.
02snake escreveu:Misericórdia! É por isso que você diz coisas como “não sei porque sou ateu” ou algo parecido... nada a ver. SUA forma de querer achar que “você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar” mostra apenas o que você tem no coração. Não um desejo sincero de aprender... é nítido isto. Há, e não, isto NÃO é um julgamento...
Os colegas acima foram bem claros na resposta! Até a vacobs10 acertou no quesito sobre não julgar. Apenas você (e talvez mais alguns aqui) aparenta não se contentar com o óbvio, e daí, TENTA tirar dela o que não está lá... Sabe, não funciona... Já acelerou um carro manual sem engatar a marcha? Vai por mim, ele não vai andar... sério mesmo.
Nyar escreveu:você pode fazer a Bíblia dizer o que quer que você queira dizer.