Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado. Empty[Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado.

more_horiz
Não julgar, para não ser julgado - O que esse ensinamento bíblico realmente tenta nos passar? Qual o real sentido por trás destas palavras?

Deixem suas interpretações, depois postarei a minha. :super:

description[Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado. EmptyRe: [Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado.

more_horiz
Essa passagem nos ensina que não devemos julgar para não sermos julgado. :Alef: zoas

Acredito eu que esta frase é uma crítica àquelas pessoas que vivem julgando os outros, mas não reconhecem os próprios erros.

description[Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado. EmptyRe: [Destrinchando a bíblia] parte 1 - Não julgar, para não ser julgado.

more_horiz
Por mais que pareça, essa parte quer dizer realmente o que aparenta querer dizer, na minha concepção. Não julgue ninguém ou será julgado, porque as pessoas julgadas por você irão julgá-lo também. Simples assim

more_horiz
Eu possuo algumas ideias sobre isto: em primeiro lugar, este versículo em específico pode ser interpretado como "julgue as pessoas apenas em assuntos em que você não poderá ser julgado." A questão é que a bíblia é contra julgar os não-cristãos, e Jesus está ali para ensinar o seu povo que o segue de boa vontade, e até diz: "Se alguém não seguir-me aqui na Terra, eu não vou julgá-lo, é para meu pai no céu julgar."

Segundo, eu não acho que as pessoas usam a palavra "julgar" corretamente. Eu não acho que julgar significa necessariamente decidir se alguém está fazendo algo "certo" ou "errado" — ou ter uma opinião a respeito do que determinada pessoa está fazendo... Se você pensar sobre isso em um sentido judicial, como no exemplo de um tribunal real, o juiz não decide se você é culpado ou não. O juiz decide a sua sentença. O júri decide se você está errado ou não. Dizer para não julgar, nesse sentido, abre portas para inúmeras vertentes.

Para concluir: basicamente, você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar. É tão vago que é principalmente aberto à interpretação — e se ou não você concorda com uma interpretação é apenas uma opinião baseada em convicões.

more_horiz
"JULGAI TODAS AS COISAS, RETENDE O QUE É BOM" (1 Ts 5:21 )

O julgai do seu exemplo tem a ver com condenação. Quando condenamos alguém pelos seus erros, nos colocamos no lugar de juiz. E juiz só Deus.
E ele mesmo não veio julgar, pois disse:

Eu não o julgo; porque Eu não vim para julgar o mundo, mas sim, para salvá-lo. (João 12:46)

Quando todo este mundo acabar e morrermos, aí sim iniciará o julgamento. Se o diabo é o acusador e Deus é o juiz, Jesus será advogado intercessor daqueles que viveram com Sua vida no altar.

O único que já foi condenado foi o diabo, e por não ter mais chance, tá correndo pra levar o maior número de pessoas possíveis para o inferno.

more_horiz
Nyarlathotep escreveu:
Eu possuo algumas ideias sobre isto: em primeiro lugar, este versículo em específico pode ser interpretado como "julgue as pessoas apenas em assuntos em que você não poderá ser julgado." A questão é que a bíblia é contra julgar os não-cristãos, e Jesus está ali para ensinar o seu povo que o segue de boa vontade, e até diz: "Se alguém não seguir-me aqui na Terra, eu não vou julgá-lo, é para meu pai no céu julgar."

Segundo, eu não acho que as pessoas usam a palavra "julgar" corretamente. Eu não acho que julgar significa necessariamente decidir se alguém está fazendo algo "certo" ou "errado" — ou ter uma opinião a respeito do que determinada pessoa está fazendo... Se você pensar sobre isso em um sentido judicial, como no exemplo de um tribunal real, o juiz não decide se você é culpado ou não. O juiz decide a sua sentença. O júri decide se você está errado ou não. Dizer para não julgar, nesse sentido, abre portas para inúmeras vertentes.

Para concluir: basicamente, você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar. É tão vago que é principalmente aberto à interpretação — e se ou não você concorda com uma interpretação é apenas uma opinião baseada em convicões.

Misericórdia! É por isso que você diz coisas como “não sei porque sou ateu” ou algo parecido... nada a ver. SUA forma de querer achar que “você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar” mostra apenas o que você tem no coração. Não um desejo sincero de aprender... é nítido isto. Há, e não, isto NÃO é um julgamento...

Os colegas acima foram bem claros na resposta! Até a vacobs10 acertou no quesito sobre não julgar. Apenas você (e talvez mais alguns aqui) aparenta não se contentar com o óbvio, e daí, TENTA tirar dela o que não está lá... Sabe, não funciona... Já acelerou um carro manual sem engatar a marcha? Vai por mim, ele não vai andar... sério mesmo.

vacobs10 escreveu:
"JULGAI TODAS AS COISAS, RETENDE O QUE É BOM" (1 Ts 5:21 )

Que tradução é esta que você usou? Eu já vi este texto traduzido “examinai todas as coisas”, “certificai todas as coisas” e até “considerai todas as coisas”, mas JULGAI, primeira vez...

vacobs10 escreveu:
O julgai do seu exemplo tem a ver com condenação. Quando condenamos alguém pelos seus erros, nos colocamos no lugar de juiz. E juiz só Deus.
E ele mesmo não veio julgar, pois disse:

Eu não o julgo; porque Eu não vim para julgar o mundo, mas sim, para salvá-lo. (João 12:46)

:continue:

vacobs10 escreveu:
Quando todo este mundo acabar e morrermos, aí sim iniciará o julgamento.

Mundo acabar? Oi? Como assim? Onde isso?

vacobs10 escreveu:
Se o diabo é o acusador e Deus é o juiz, Jesus será advogado intercessor daqueles que viveram com Sua vida no altar.

Olha sóóóóó... UM é o juiz e OUTRO é o advogado... interessante. Pode uma pessoa ser juiz e o mesmo tempo advogada do caso?

vacobs10 escreveu:
O único que já foi condenado foi o diabo, e por não ter mais chance, tá correndo pra levar o maior número de pessoas possíveis para o inferno.

Pois é... o negócio pego para ele já faz um tempo...

Há sim, o tópico! (Cara, eu sempre me esqueço...)

No sermão do monte, nosso senhor Jesus avisou os ouvintes na verdade a "parar de julgar". É que segundo estudos, este verbo dá a entender que eles deveriam parar de fazer tal ação. Não eram apenas para NÃO JULGAR, como se eles nunca o fizessem e fosse só um aviso e sim para eles PARAREM DE JULGAR, pois já havia aprendido isto. De quem? Dos líderes religiosos da época. Os fariseus do primeiro século julgavam severamente os outros, baseados em tradições não-bíblicas (isso me lembra de algo...).

Bem, qualquer ouvinte de Jesus que fizesse isso devia "parar de julgar". Em vez disso, devia "persistir em livrar", ou seja, perdoar as falhas dos outros.

O julgamento, como bem dito, cabe UNICA e EXCLUSIVAMENTE a Deus, o Pai, o todo poderoso QUE SEMPRE EXISTIU e não a Jesus, o filho, uma pessoa distinta que morreu por nós (deixou de existir por três dias) mas que foi ressuscitado por OUTRA PESSOA, O PAI... bem, enfim, acho que fui claro!

more_horiz
02snake escreveu:
Misericórdia! É por isso que você diz coisas como “não sei porque sou ateu” ou algo parecido... nada a ver. SUA forma de querer achar que “você pode fazer a bíblia dizer o que quer que você queira dizer, e então proceder e fazer o que desejar” mostra apenas o que você tem no coração. Não um desejo sincero de aprender... é nítido isto. Há, e não, isto NÃO é um julgamento...

Os colegas acima foram bem claros na resposta! Até a vacobs10 acertou no quesito sobre não julgar. Apenas você (e talvez mais alguns aqui) aparenta não se contentar com o óbvio, e daí, TENTA tirar dela o que não está lá... Sabe, não funciona... Já acelerou um carro manual sem engatar a marcha? Vai por mim, ele não vai andar... sério mesmo.

"Eu me importo muito pouco se eu for julgado por você ou por qualquer tribunal humano, de fato, nem eu mesmo me julgo, minha consciência é clara, mas isso não me faz inocente, é o Senhor quem me julga."

A passagem de não-julgamento não significa que não podemos mostrar discernimento. Imediatamente depois de Jesus dizer: "Não julguem", Ele diz: "Não deem aos cães o que é sagrado; não jogueis as vossas pérolas aos porcos" (Mateus 7:6). Um pouco mais tarde, no mesmo sermão, Ele diz: "Cuidado com os falsos profetas... Por seu fruto os reconhecerás" (versículos 15-16). Como discernir quem são os "cães" e "porcos" e "falsos profetas" a menos que tenhamos a capacidade de fazer um julgamento sobre doutrinas e atos? Jesus está nos dando permissão para dizer o certo do errado.

Nyar escreveu:
você pode fazer a Bíblia dizer o que quer que você queira dizer.

Além disso, o mandamento da Bíblia de não julgarmos os outros não significa que todas as ações são igualmente morais ou que a verdade é relativa. A Bíblia claramente ensina que a verdade é objetiva, eterna e inseparável do caráter de Deus. Qualquer coisa que contradiga a verdade é uma mentira — mas, é claro, chamar algo de "mentira" é julgar. Adultério ou assassinato é pecado e também passa pelo processo de julgamento — mas também faz parte de concordar com Deus. Quando Jesus disse para não julgar os outros, Ele não quis dizer que ninguém pode identificar o pecado pelo que ele é: baseado na definição de Deus do pecado.

E o mandamento da Bíblia de não julgamos os outros não significa que não deve haver nenhum mecanismo para lidar com o pecado. A Bíblia tem um livro inteiro intitulado Juízes. Os juízes do Antigo Testamento foram "levantados" pelo próprio Deus (Juízes 2:18). O sistema judicial moderno, incluindo seus juízes, é uma parte necessária da sociedade. Ao dizer: "Não julguem", Jesus não estava dizendo, "Tudo vale".

Entende onde eu quero chegar...? '-'

more_horiz
Julgar

Significado de Julgar
v.t.d. e v.i.
Decidir uma questão na qualidade de juiz ou árbitro: julgar uma ação judicial; sua profissão era julgar.
v.reg.mult.
Sentenciar; proferir uma sentença, condenando ou absolvendo: julgou o bandido; o juiz julgou-o culpado; o juri julgou os empresários à cadeia; não se julga sem provas.
Ter uma opinião sobre; expressar um parecer, um juízo de valor acerca de: julgou o cantor; julgaram do presidente por corrupção; a vida o julgará pelos seus erros; não se pode julgar.
v.t.d. e v.t.d.pred.
Considerar; tomar uma decisão em relação a: julgaram que era razoável continuar; julgaram horrível o seu texto.
v.t.d. e v.pron.
Supor; imaginar-se numa determinada situação: julgou que lhe dariam um contrato; julga-se menos esperto do que o irmão.
(Etm. do latim: judicare)

Existe várias vertentes da mesma palavra. Ali nessa passagem é dito no sentido de "supor, tomar uma decisão em relação a". Isso foi dito para aqueles que quando o fazem já o fazem com más intenções contra alguém. Para de problematizar / relativizar @Nyarlathotep.

more_horiz
Estamos sempre julgando tudo e, questionando o que\quem está certo ou errado. Esses questionamentos levam a evolução, são praticas normais, e o mundo não funcionaria sem isso.

O não julgar refere-se a acusações com intenção de ofender, condenar, denegrir, sem quaisquer intenções positivas ao individuo que está sendo alvo do julgamento. Eu, por exemplo, não acho errado julgar um erro de um amigo, e lhe passar uma critica construtiva, isso o ajudaria a crescer e contornar esse erro. Quer dizer, a minha intenção ao criticá-lo seria positiva.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos