Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAjuda com interpretação da bíblia. EmptyAjuda com interpretação da bíblia.

more_horiz
Estou com uma duvida, em relação a trechos da bíblia que simplesmente não batem, por assim dizer. Well... Na cruz, Jesus fala a um Ladrão ao seu lado: Eu lhe prometo que, hoje mesmo estará comigo no paraíso  Porém, quando ressuscita fala isso a Maria: Não me toque, pois eu ainda não subi para meu pai. Um trecho parece contradizer o outro...  Se alguém com maior conhecimento puder me auxiliar na interpretação, eu serei imensamente grato.

Convoco os entusiastas no assunto: @02snake @Vacobs10

descriptionAjuda com interpretação da bíblia. EmptyRe: Ajuda com interpretação da bíblia.

more_horiz
Fala @Daniel! Não entendi por que me marcou... :think:

Bom, zoeiras a parte, isto ocorre por causa de uma crença muito equivocada que se desenvolveu com o tempo de que "as pessoas boas vão para o céu", "as más vão para o inferno" e "eu vou pra lá e o resto que se lasque"... enfim...

Você comentou um trecho muito interessante:

Muitas traduções da bíblia vertem este texto da seguinte forma: “Deveras eu te digo (vírgula) hoje estarás comigo no paraíso” e desta forma entende-se que HOJE, naquele fim do dia, aquele homem que nunca respeitou as leis de Deus, que nunca cultivou o fruto do espírito santo, que nunca buscou a Deus, que nunca respeitou as leis Dele, estaria no céu reinando junto com os santos e fiéis servos do senhor que até mesmo morreram por Ele e que haviam provado sua integridade.  (Notou a contradição?) Há, e outra: Humanos com a perspectiva de vida celestial são batizados em água e com espírito santo, e assim se tornam discípulos de Jesus gerados pelo espírito. Está na bíblia. É verdade que ele mostrou uma atitude respeitosa ao dizer a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” (Conforme Lucas 23:42) Mas ele não havia se tornado um discípulo batizado e gerado por espírito nem tinha construído um histórico de conduta correta e perseverança fiel.

Daí, muitos passaram a ter a ideia que se pode “arrepender no ultimo instante de coração” que Deus pode te salvar. Já outros começaram a achar que, se Jesus garantiu a salvação eterna a uma pessoa iníqua, então, tá falado, afinal, ele era o filho de Deus.

Mas agora vamos ver como outras traduções vertem este versículo: “Deveras eu te digo hoje (vírgula), estarás comigo no paraíso”. Notou a diferença? Agora não é mais uma promessa de que HOJE ele iria para o paraíso. Era uma promessa que de HOJE, NAQUELE DIA, estava sendo dada uma chance para aquele malfeitor estar (obviamente no futuro) no paraíso.

Tem uma ilustração que nos ajuda a entender o assunto é muito simples, mas ajuda a pensar:

Se alguém roubasse o seu dinheiro, mas depois de um tempo, pedisse perdão, você “talvez” decidisse não entregar essa pessoa às autoridades. Mas você confiaria nela para gerenciar seus negócios ou cuidar de sua família? É claro que não! Você entregaria essas responsabilidades apenas a uma pessoa em quem tivesse total confiança e que tivesse provador o seu valor. Do mesmo modo, os que recebem a esperança de viver no céu devem primeiro provar que manterão os padrões justos de Deus quando governarem sobre a humanidade. Se nós, como humanos imperfeitos pensamos assim, é correto pensar menos de nosso Santo, Santo, Santo Deus?

Jesus disse ao malfeitor que estaria com ele no céu naquele mesmo dia ou em algum outro dia? Sim? Veja, isso não seria possível, visto que o próprio Jesus não foi para o céu naquele dia como você mesmo colocou acima. Em vez disso, ele esteve “no coração da terra” — ou na sepultura / inferno — por três dias. (Veja Mateus 12:40 e Marcos 10:34) E mesmo depois de sua ressurreição, ele permaneceu na Terra por 40 dias antes de ir para o céu. (Atos 1:3, 9) Por isso, o malfeitor não poderia estar com Jesus no céu naquele mesmo dia.

A bíblia fala da ressurreição (Atos 24:15) Jesus sabia que aquele homem morreria, mas sabia também que seria ressuscitado, com a "ficha limpa" para ter a possibilidade de ir ao paraíso. É que na bíblia, a morte "limpa" ou "paga" os erros da pessoa. Veja por exemplo os textos de Romanos 6: 7 e 23. Alí Paulo estava explicando sobre o que significa a "morte figurativa" no batismo e usou como exemplo a base da morte real e o que significa.

Mas aí vem o assunto que vai “gerar discussão”: Jesus falou então que aquele homem ia para o céu? Não! Não disse... Ele disse no paraíso. Então, em que Paraíso o malfeitor estaria? Este é um outro assunto...[/i]

descriptionAjuda com interpretação da bíblia. EmptyRe: Ajuda com interpretação da bíblia.

more_horiz
02snake escreveu:
Fala @Daniel! Não entendi por que me marcou... :think:

Bom, zoeiras a parte, isto ocorre por causa de uma crença muito equivocada que se desenvolveu com o tempo de que "as pessoas boas vão para o céu", "as más vão para o inferno" e "eu vou pra lá e o resto que se lasque"... enfim...

Você comentou um trecho muito interessante:

Muitas traduções da bíblia vertem este texto da seguinte forma: “Deveras eu te digo (vírgula) hoje estarás comigo no paraíso” e desta forma entende-se que HOJE, naquele fim do dia, aquele homem que nunca respeitou as leis de Deus, que nunca cultivou o fruto do espírito santo, que nunca buscou a Deus, que nunca respeitou as leis Dele, estaria no céu reinando junto com os santos e fiéis servos do senhor que até mesmo morreram por Ele e que haviam provado sua integridade.  (Notou a contradição?) Há, e outra: Humanos com a perspectiva de vida celestial são batizados em água e com espírito santo, e assim se tornam discípulos de Jesus gerados pelo espírito. Está na bíblia. É verdade que ele mostrou uma atitude respeitosa ao dizer a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” (Conforme Lucas 23:42) Mas ele não havia se tornado um discípulo batizado e gerado por espírito nem tinha construído um histórico de conduta correta e perseverança fiel.

Daí, muitos passaram a ter a ideia que se pode “arrepender no ultimo instante de coração” que Deus pode te salvar. Já outros começaram a achar que, se Jesus garantiu a salvação eterna a uma pessoa iníqua, então, tá falado, afinal, ele era o filho de Deus.

Mas agora vamos ver como outras traduções vertem este versículo: “Deveras eu te digo hoje (vírgula), estarás comigo no paraíso”. Notou a diferença? Agora não é mais uma promessa de que HOJE ele iria para o paraíso. Era uma promessa que de HOJE, NAQUELE DIA, estava sendo dada uma chance para aquele malfeitor estar (obviamente no futuro) no paraíso.

Tem uma ilustração que nos ajuda a entender o assunto é muito simples, mas ajuda a pensar:

Se alguém roubasse o seu dinheiro, mas depois de um tempo, pedisse perdão, você “talvez” decidisse não entregar essa pessoa às autoridades. Mas você confiaria nela para gerenciar seus negócios ou cuidar de sua família? É claro que não! Você entregaria essas responsabilidades apenas a uma pessoa em quem tivesse total confiança e que tivesse provador o seu valor. Do mesmo modo, os que recebem a esperança de viver no céu devem primeiro provar que manterão os padrões justos de Deus quando governarem sobre a humanidade. Se nós, como humanos imperfeitos pensamos assim, é correto pensar menos de nosso Santo, Santo, Santo Deus?

Jesus disse ao malfeitor que estaria com ele no céu naquele mesmo dia ou em algum outro dia? Sim? Veja, isso não seria possível, visto que o próprio Jesus não foi para o céu naquele dia como você mesmo colocou acima. Em vez disso, ele esteve “no coração da terra” — ou na sepultura / inferno — por três dias. (Veja Mateus 12:40 e Marcos 10:34) E mesmo depois de sua ressurreição, ele permaneceu na Terra por 40 dias antes de ir para o céu. (Atos 1:3, 9) Por isso, o malfeitor não poderia estar com Jesus no céu naquele mesmo dia.

A bíblia fala da ressurreição (Atos 24:15) Jesus sabia que aquele homem morreria, mas sabia também que seria ressuscitado, com a "ficha limpa" para ter a possibilidade de ir ao paraíso. É que na bíblia, a morte "limpa" ou "paga" os erros da pessoa. Veja por exemplo os textos de Romanos 6: 7 e 23. Alí Paulo estava explicando sobre o que significa a "morte figurativa" no batismo e usou como exemplo a base da morte real e o que significa.

Mas aí vem o assunto que vai “gerar discussão”: Jesus falou então que aquele homem ia para o céu? Não! Não disse... Ele disse no paraíso. Então, em que Paraíso o malfeitor estaria? Este é um outro assunto...[/i]

De que denominação você é? Porque pra mim tu falou merda em. Fala como se o batismo nas águas fosse a coisa mais importante e como se tivesse dois paraisos. Batismo nas águas é algo simbólico de que irá viver uma nova vida. Porém o batismo que realmente importa é o batismo no espírito santo. E se mesmo Jesus, que foi a representação de Deus na terra, falou que o cara ia para o paraíso, quem somos nós para falar ao contrário?
Você diz que o inferno não existe? Não tô entendendo, poderia explicar?

E respondendo ao tópico: Jesus é Deus são a mesma coisa, então se ele falou que ia estar com ele ainda hoje, não estava errado... Pois Deus continuava no céu/paraíso.

more_horiz
Eita, foi rápido:

Nyan escreveu:
De que denominação você é?

Eu sou uma testemunha de Jeová! Mas cassilda! Realmente o pessoal aqui não consegue se manter o assunto na bíblia... toda hora perguntam: Mas que religião você é? Sabe, realmente importa qual a denominação religiosa da pessoa para falar sobre a bíblia? Gente... Mas enfim, aí está!

Nyan escreveu:
Porque pra mim tu falou merda em.

É a sua opinião, respeito!

Nyan escreveu:
Fala como se o batismo nas águas fosse a coisa mais importante e como se tivesse dois paraísos.

Não, não disse que o batismo em água é mais importante, pois é apenas um sinal público de uma dedicação a Deus... eu não disse isso e sim, existem dois paraísos! Um literal e outro espiritual...

Nyan escreveu:
Batismo nas águas é algo simbólico de que irá viver uma nova vida. Porém o batismo que realmente importa é o batismo no espírito santo.

Para quem vai ao céu, sim, para os que vão ficar aqui na terra, não...

Nyan escreveu:
E se mesmo Jesus, que foi a representação de Deus na terra, falou que o cara ia para o paraíso, quem somos nós para falar ao contrário?

Tá vendo @Daniel. Já apareceu um! Cassilda... se eu apostasse... bom, pena que não á pra voltar atrás... @Nyan, você já leu todos os textos e tentou entender a lógica clara que eles tratam?

Nyan escreveu:
Você diz que o inferno não existe? Não tô entendendo, poderia explicar?

Não, não, não! Gente, as pessoas aqui costumam LER os que está sendo digitado nos tópicos? Bem, eu não lembro de ter conversado “diretamente” com voe, mas imagino que para você dizer que “eu digo que não existe inferno”, ao menos deve estar lendo meus posts, certo? Então porque você diz que eu disse “que não existe inferno”? É claro que existe! O problema é que muito provavelmente a sua tradução da bíblia não traduz os termos bíblicos da maneira correta, daí Seol, Hades e Geena são igualmente traduzidos pelos autores da sua tradução... estou certo? Veja, este tópico NÃO fala disso, mas se desejar, crie um tópico INFERNO: EXISTE? Que nós vamos falar a respeito dele, ok?

Nyan escreveu:
E respondendo ao tópico: Jesus é Deus são a mesma coisa...

Não, não são... vamos lá. (ai, ai, sempre saímos dos assuntos...) quando Jesus está na terra ele é um, certo? Mas e quando ele voltou ao céu? Ele “se une” ao pai? Me responda que depois eu continuo...

Nyan escreveu:
...então se ele falou que ia estar com ele ainda hoje, não estava errado... Pois Deus continuava no céu/paraíso.

Outra perguntinha para ajudar na resposta desta sua frase: Quando um servo FIEL de Deus morre, ele vai ara o céu?

more_horiz
Ata testemunha de Jeová, nem vou continuar sabia que tinha uma coisa dessas por trás.

more_horiz
Nyan escreveu:
Ata testemunha de Jeová, nem vou continuar sabia que tinha uma coisa dessas por trás.

E o Oscar vai para? @Nyan!!! :palmas: :palmas:

Obrigado pela sua participação...

more_horiz
Não há contradição.

Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

O ladrão na cruz se encontrou com Ele. Não o Deus filho, mas o Deus pai. Pq Eles são um Só.

Agora proponho a você um enigma: Pq Jesus deixou no túmulo um lenço dobrado? Pesquise a respeito. Até...

more_horiz
Eu sei que a pergunta não foi para mim, mas...

vacobs10 escreveu:
Agora proponho a você um enigma: Pq Jesus deixou no túmulo um lenço dobrado? Pesquise a respeito. Até...
Lenço DOBRADO?

Sobre João 10:30 @Daniel, continue lendo os versículos seguintes, pois, assim como ocorre hoje com muitos aqui, os judeus também entenderam errado as palavras de Jesus e iam apedrejá-lo por causa disto, daí, nos versículo 36 ao 38...

more_horiz
02snake escreveu:

Lenço DOBRADO?

"bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.
LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: JOÃO 20"

Ainda sobre o tópico:

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17:21

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
João 17:22

more_horiz
vacobs10 escreveu:
“bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.”
LEIA O CAPÍTULO COMPLETO: JOÃO 20"

Não precisa me pedir para ler todo o capítulo né? Seria apenas o versículo 7. Mas eu olhei em algumas traduções e elas vertem “enrolado a parte” ou “deixado à parte”,  e não dobado a parte. Se bem que na Rei Jaime estava “dobrado”. Bom, de qualquer forma, não é necessariamente o fato de estar dobrado ou não, certo? E sim o fato de estar “separado” que você quer chamar a atenção...

vacobs10 escreveu:

Ainda sobre o tópico:

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17:21

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
João 17:22

Exato! Obrigado pela ajuda! Como pode ver @Daniel, este texto mais a frente citado acima, neste caso, uma oração de Jesus a ao seu Pai que estava no céu, Jesus deixa claro para todos o que significava ele e o Pai serem um. Notou? Assim como ele e os discípulos são UM, eles também o são... show!

Se você voltar ao capítulo 10, que eu pedi para que lesse, (o famoso contexto), notará que no versículo 25, Jesus disse que fazia obras em nome de seu Pai. Daí, do versículo 27 ao 29, falou sobre ovelhas simbólicas que seu Pai deu a ele. Essas duas declarações de Jesus fariam pouco sentido para seus ouvintes se ele e seu Pai fossem a mesma pessoa... Em vez disso, o que Jesus na verdade quis dizer foi algo como: ‘Meu Pai e eusomos tão unidos que ninguém pode tirar as ovelhas de mim, assim como ninguém pode tirá-las dele.

Entendeu? É como se um filho dissesse ao inimigo de seu pai: [i]‘Se você atacar meu pai, você me ataca.[/b] Ninguém pensaria que esse filho e seu pai são a mesma pessoa. Mas todos notariam o forte vínculo de união entre eles. Jesus e seu Pai, Jeová Deus, também são “um” no sentido de que estão em total acordo em seus objetivos, padrões e valores. Ali em João 5:19 Jesus diz o seguinte: [i]“Porque as coisas que Este faz, estas o Filho faz também da mesma maneira.”

Veja @Daniel, esse “forte vínculo de união” não torna impossível distinguir Deus de seu Filho, Jesus. Eles são duas pessoas, cada um com personalidade distinta. Jesus tem seus próprios sentimentos, pensamentos, experiência de vida e livre-arbítrio. No entanto, ele escolheu sujeitar sua vontade à de seu Pai. De acordo com Lucas 22:42, Jesus disse: “Ocorra, não a minha vontade, mas a tua.” Essas palavras não fariam sentido se a vontade dele não pudesse ser diferente da vontade de seu Pai. Não concorda?

more_horiz
02snake escreveu:

Não precisa me pedir para ler todo o capítulo né? Seria apenas o versículo 7. Mas eu olhei em algumas traduções e elas vertem “enrolado a parte” ou “deixado à parte”,  e não dobado a parte. Se bem que na Rei Jaime estava “dobrado”. Bom, de qualquer forma, não é necessariamente o fato de estar dobrado ou não, certo? E sim o fato de estar “separado” que você quer chamar a atenção...

Na verdade não. Era o dobrado mesmo. Queria até dizer, mas será spoilers. Deixa o daniel-san pesquisar.

Ainda sobre o tópico ²:

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gênesis 3:22

Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:13,14

Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8:57,58

13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Apocalipse 22:13

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Colossenses 1:17

Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Lucas 10:22

Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
João 17:18

46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:46

more_horiz
@vacobs10, já é a segunda vez que estes textos são "jogados" aqui neste fórum...

São textos isolados que se analisados pelo contexto, e pela luz de toda a escritura, são facilmente entendidos. Você por um acaso viu uma conversa minha com o Schiffer? (O será que foi com você mas em outro tópico)

Eu sei lá. Parece que quando escrevo, vocês que estão diretamente ligados neste assunto não leem, ou se leem, fingem que não (aparentemente, não tenho como saber) e já vão colocando textos e mais textos isolados...

Não é assim! O pessoal aqui que lê (não sei bem que o faz de maneira completa) acaba por ficar mais confuso... Mas, fazer o que né:

vacobs10 escreveu:
Na verdade não. Era o dobrado mesmo. Queria até dizer, mas será spoilers. Deixa o daniel-san pesquisar.

Ok, vamos esperar...

vacobs10 escreveu:
Ainda sobre o tópico ²:

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gênesis 3:22

Eu sei, Aqui é claramente Jeová e seu filho conversando sobre a formação do homem. Não quer dizer nada mais que isso, apenas que o pai e o filho estavam juntos durante a criação, afinal, o filho foi a primeira criação...

EDIT: (Lembrei agora, foi no tópico "O MUNDO E AS VIDAS TRISTES QUE NELE HABITAM";)

Tá vendo? Eu sabia... porque colocar novamente este assunto se eu já o havia rebatido no outro tópico? Volta lá então por favor e conteste lá conforme seu entendimento... pode ser?

more_horiz
02snake escreveu:
Muitas traduções da bíblia vertem este texto da seguinte forma: “Deveras eu te digo (vírgula) hoje estarás comigo no paraíso” e desta forma entende-se que HOJE, naquele fim do dia*, aquele homem que nunca respeitou as leis de Deus, que nunca cultivou o fruto do espírito santo, que nunca buscou a Deus, que nunca respeitou as leis Dele, estaria no céu reinando junto com os santos e fiéis servos do senhor que até mesmo morreram por Ele e que haviam provado sua integridade. (Notou a contradição?) Há, e outra: Humanos com a perspectiva de vida celestial são batizados em água e com espírito santo, e assim se tornam discípulos de Jesus gerados pelo espírito. Está na bíblia. É verdade que ele mostrou uma atitude respeitosa ao dizer a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino.” (Conforme Lucas 23:42) Mas ele não havia se tornado um discípulo batizado e gerado por espírito nem tinha construído um histórico de conduta correta e perseverança fiel.

Vacobs10 escreveu:
Não há contradição.

Eu e o Pai somos um. (João 10:30)

O ladrão na cruz se encontrou com Ele. Não o Deus filho, mas o Deus pai. Pq Eles são um Só.

Agora proponho a você um enigma: **Pq Jesus deixou no túmulo um lenço dobrado? Pesquise a respeito. Até...

Hm, obrigado. Agora estou entendendo...

* Fiz a pergunta do tópico a outras pessoas, e me disseram que isso era um erro de tradução. A tradução correta (segundo eles) seria essa: Deveras eu te digo hoje; estarás comigo no paraíso. E eu já tinha até aceitado essa explicação, pois realmente faz sentido... :think:

** Pode deixar, vou pesquisar sim. meu conhecimento sobre a bíblia ainda é bastante limitado, principalmente se comparado ao de vocês. Tenho muito o que aprender... :pat:

Obrigado aos dois pelos esclarecimentos. ^-^

more_horiz
02snake escreveu:

Não quer dizer nada mais que isso, apenas que o pai e o filho estavam juntos durante a criação, afinal, o filho foi a primeira criação...

Qual a fonte desta informação? Não há algo que diga que Ele foi "a primeira criação", e sim que é o primogênito de Deus.

Joguei os versículos aqui pq quem ler perceberá que não precisa entender mais do que o próprio Jesus diz: "Eu e o Pai somos um." Quando Ele diz que podemos ser um com ele, é de maneira simbólica e não literal como Ele é com o Pai.

Jesus é a cabeça da igreja e nós somos o corpo. Isso forma "uma" coisa só. Sem contar que se Ele deixou o Espírito Santo para trás, seremos um só com Ele, pois o Espírito Santo também o é. Mas como eu disse, vc não vai acreditar nisso porque não acredita na trindade.

Eu não ignorei aqueles seus textos, pretendo respondê-los, mas infelizmente não poderá ser agora... Nem era pra eu estar respondendo este tópico aqui por uns motivos q já conversei com o Daniel-san, mas respondi apenas pq ele me marcou diretamente.

E naqueles dias não respondi exatamente por isso, pra evitar confusão na galera em nossos embates bíblicos. Mas vou tentar explicar um pouco hoje e em breve aqueles tópicos lá...

Col 1:16-19 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades.

Considerando que Jesus estava ANTES de todas as coisas, Ele também estava antes da criação do tempo. Logo, não há um "tempo" anterior à sua criação, pois não havia nada antes dEle. Sendo assim, Jesus não fora criado por Deus. Ele é Deus, e com o Espírito Santo, formam uma trindade. A Bíblia mostra a manifestação das 3 entidades, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vivemos na época do Espírito Santo, e por isso não há mais manifestações visíveis de Deus.

@Daniel , se for um erro de tradução também é plausível. Se não for, continua não havendo contradições mesmo assim. O tópico agora pendeu para o conceito de trindade...

more_horiz
vacobs10 escreveu:
02snake escreveu:

Não quer dizer nada mais que isso, apenas que o pai e o filho estavam juntos durante a criação, afinal, o filho foi a primeira criação...

Qual a fonte desta informação? Não há algo que diga que Ele foi "a primeira criação", e sim que é o primogênito de Deus.

A fonte? Tá vendo? Eu falo... Parece que não olham os tópicos que posto, não leem os textos que coloco... Mas, vamos lá de novo: A fonte é a Bíblia Sagrada... (vamos tentar de novo... por favor leia isso abaixo, pode ser?)

A origem de Jesus é, segundo o livro de Miquéias 5:2desde os tempos primitivos, desde os dias do tempo indefinido”, Em João 8:23, o próprio Jesus disse: “[/i]Eu sou dos domínios de cima[/i]”, isto é, do céu. Então, ele havia estado no céu como poderosa pessoa espiritual. (Certo?)

Visto que tudo que foi criado teve princípio, então, podemos dizer que houve um tempo em que Deus estava sozinho. No entanto, incontáveis eras atrás, Ele tornou-se Criador. Mas quem foi sua primeira criação? O último livro da Bíblia identifica Jesus como tal, chamando-o segundo Apocalipse 3:14 de “o princípio da criação de Deus”. Notou? E em Colossenses 1: 15-16, Jesus é chamado de “o primogênito de toda a criação”. Isso se dá “porque mediante ele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis”, diz lá. E de fato, Jesus foi o único criado diretamente por Deus. Por isso ele é chamado de “Filho unigênito” de Deus em João 3:16.

Coo você já bem sabe, o Filho primogênito tem também o título de “Palavra”. (Segundo João 1:14) Por quê? Porque antes de nascer como humano ele servia no céu como porta-voz de Deus. “A Palavra”, ou “Verbo”, estava com Jeová Deus “no princípio”, quando “os céus e a terra” foram criados. Segundo você postou aí, foi a ele, Jesus, que Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem.”. O Filho mais velho de Jeová (vamos dizer assim) estava ao lado de seu Pai, trabalhando ativamente com ele. E porque digo isto? Em Provérbios 8:22-31, nosso senhor é retratado como que dizendo: “Vim a estar ao . . . lado [do Criador] como “mestre-de-obras” (ou arquiteto, ou ajudante, ou aluno, dependendo da tradução), e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia, regozijando-me perante ele todo o tempo. ” Está lá! Leia por favor Provérbios 8:22 que você verá que o próprio Jesus diz que ele foi a primeira ciração de Deus! Ora minha cara colega, me responda mais o seguinte: Suponhamos que seu pai tem quatro filhos, e você é a mais velha. Daí ele diz: “A vacobs10 (que nome estranho né?) é a primogênita dos meus filhos!”. O que você acha que isso quer dizer? Não seria o caso de você ser a primeira filha (ou primeira nascida) de seus pais? Ora, se Jesus é o primogênito da criação de Deus, não é tão somente lógico dizer que ele é o primeiro criado por Deus?

E digo mais, à medida que trabalhavam juntos, Jeová Deus e seu Filho unigênito com certeza devem ter chegado a se conhecer profundamente. Esta associação íntima por incontáveis eras teve uma influência muito grande sobre o Filho. Daí, tornou-se exatamente como seu Pai, Jeová. Tanto é assim que novamente em Colossenses 1:15 Jesus é chamado também de “a imagem do Deus invisível”. Sabe quadno um menino é igual ao pai, com os mesmos jeitos e manias? Daí o que você diz? “Mas não é a cara (imagem) do pai?” Certo? E essa é uma das razões pelas quais o conhecimento sobre Jesus é vital para satisfazer nossas necessidades espirituais e nosso desejo natural de conhecer a Deus. Veja, tudo que Jesus fez quando esteve na Terra foi exatamente o que Jeová esperava que ele fizesse.

vacobs10 escreveu:
Joguei os versículos aqui pq quem ler perceberá que não precisa entender mais do que o próprio Jesus diz: "Eu e o Pai somos um." Quando Ele diz que podemos ser um com ele, é de maneira simbólica e não literal como Ele é com o Pai.

Ahhhhhhh... olha só! Notou o que você disse agora? Jesus disse: “Sejam um ASSIM COMO eu e você somos um”. Daí, para tentar ajudar esta frase ao ensino da trindade, você foi ensinada que NESTE CASO, as associações são diferentes! Notou? Interpretou-se a bíblia segunda a necessidade e não segundo o restante dela... QUALQUER pessoa que pegar as páginas da bíblia e começar a ler, sem nenhuma noção do que é trindade ou não, nunca vai dizer isso que voe falou. Percebe? Eu estou apelando para a sua consciência... para a humildade que eu sei que existe me você. Você consegue entender que, se você ler a bíblia e neste ponto dizer que “Quando Ele diz que podemos ser um com ele, é de maneira simbólica e não literal como Ele é com o Pai.” não faria sentido?

vacobs10 escreveu:
Jesus é a cabeça da igreja e nós somos o corpo. Isso forma "uma" coisa só. Sem contar que se Ele deixou o Espírito Santo para trás, seremos um só com Ele, pois o Espírito Santo também o é. Mas como eu disse, vc não vai acreditar nisso porque não acredita na trindade.

Sim, sabemos que Cristo é o cabeça da congregação e nós somos o corpo, não estamos falando disto. E sim, sabemos que Ele disse que deixaria o Espírito Santo. Ok. MAS, o final da frase me rebaixa. Não me julgue! Eu acredito na bíblia! Não nasci Testemunha de Jeová! Eu li, pesquisei, perguntei, pesquisei mais, duvidei e cá estou! Não me venha pela terceira vez com este papo de “você não vai acreditar” ou como da outra vez “você não pode acreditar”, ok? Já deu... O fato de hoje eu não acreditar no ensino da trindade, é pela forma como ela foi sendo criada, pelos erros que ela deixa na bíblia, e pelo fato de rebaixar o Deus todo poderoso comparando-o com o filho dele. Sabemos que todo joelho se dobrará sobre Jesus, mas isto é para a glória do Pai, Jeová, e não para do próprio Jesus. Lembra de Filipenses 2:6? Enquanto no céu, ele NUNCA pensou em ser igual a Deus... e daí, o que Ele fez?

vacobs10 escreveu:
Eu não ignorei aqueles seus textos, pretendo respondê-los, mas infelizmente não poderá ser agora... Nem era pra eu estar respondendo este tópico aqui por uns motivos q já conversei com o Daniel-san, mas respondi apenas pq ele me marcou diretamente.

E naqueles dias não respondi exatamente por isso, pra evitar confusão na galera em nossos embates bíblicos. Mas vou tentar explicar um pouco hoje e em breve aqueles tópicos lá...

:aham:

vacobs10 escreveu:
Col 1:16-19 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades.

Considerando que Jesus estava ANTES de todas as coisas, Ele também estava antes da criação do tempo. Logo, não há um "tempo" anterior à sua criação, pois não havia nada antes dEle.

Sim, concordo. As coisas físicas vieram a existência depois... é lógico isto!

vacobs10 escreveu:
...Sendo assim, Jesus não fora criado por Deus.

Errado! Isto nãoquer dizer nada disto! Apenas prova que Jesus existia muito tempo antes de tudo o mais ser criado. Ele foi o primeiro, o primogênito de toda a criação, e portanto, existiu antes “do tempo”, como você falou, ou, como Miquéias citou...

vacobs10 escreveu:
Ele é Deus, e com o Espírito Santo, formam uma trindade. A Bíblia mostra a manifestação das 3 entidades, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Vivemos na época do Espírito Santo, e por isso não há mais manifestações visíveis de Deus.

Não, Jesus não é Deus e você não colocou provas aqui... Dizer que “vivemos na época do Espírito Santos” é uma frase que só serve para aquela continha que te ensinaram... Você sabe como se desenvolveu o ensino da trindade?

vacobs10 escreveu:
@Daniel , se for um erro de tradução também é plausível. Se não for, continua não havendo contradições mesmo assim. O tópico agora pendeu para o conceito de trindade...

Pois é @Daniel, virou sobre trindade mesmo este tópico, mas não tem como. Quando se tenta explicar este texto que você mencionou, aqueles que ainda acreditam na trindade, na imortalidade da alma e num inferno de fogo, vão tentar explicar este texto da forma deles... Mas a verdade está aí, graças a Deus, para nos ajudar!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos