Esta é uma pergunta muito boa, Zenz...
Quando você pensa sobre inteligência, olhe o que acontece: muitas pessoas vão pensar nestes testes de QI — o problema é que os testes de QI apenas examinam sua capacidade de pensar de uma forma lógica, e esta é apenas uma das muitas possíveis "inteligências". Você mesmo pode chamar alguém de inteligente de uma forma "pouco comum", como, por exemplo, no caso de alguém ser muito bom em esportes — este é, eventualmente, apenas um outro tipo de inteligência.
Então, de que maneira alguém pode ser inteligente? Bora dar uma olhada:
-> Carlos pensa logicamente — inteligência matemática;
-> João é sociável e possui o "dom" de se comunicar com outras pessoas — inteligência social;
-> Leonardo é muito bom em falar na frente de uma multidão — inteligência retórica;
-> Daniel é muito bom em esportes — inteligência física;
-> Ambrísia (que diabos de nome é esse??) é muito boa em saber como as outras pessoas se sentem e o que pensam — inteligência psicológica;
-> Renato é muito bom em analisar coisas ou estruturar dados — inteligência analística;
-> Frodo Bolseiro tem boas ideias — inteligência inovadora;
-> Edmilson é muito bom em fazer música e manter o ritmo — inteligência musical.
Agora: como podemos qualificar alguém como inteligente? Bem, a resposta mais simples, na minha opinião, é que você não deve, simplesmente porque você nunca sabe o suficiente sobre outra pessoa para julgar se ou não ele/ela é inteligente ou não.
-> Agora, a inteligência é uma coisa nativa ou você se torna mais inteligente durante sua vida...?
Eu diria que é uma mistura de ambos, por exemplo, alguém que é capaz de falar 10 línguas diferentes é mais suscetível de ser chamada de inteligente; alguém que sabe muito bem qualquer coisa sobre os tempos antigos, também. Alguém que se ensinou cálculo com 10 anos de idade também. Então, na minha opinião, há algumas coisas que são nativas quando se trata de inteligência (por exemplo, se você é ou não bom em lembrar coisas), mas você também tem que "alimentar" sua inteligência — você tem de estar disposto a aprender e ganhar mais e mais experiência.
No mundo antigo, os velhos eram muitas vezes chamados de sábios — pois, obviamente, sabiam mais sobre o passado de sua tribo, isto é: porque tinham a maior experiência. o/
Última edição por Nyarlathotep em 14/2/2017, 23:39, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : TOC)