Não é segredo algum que eu acho ele um dos melhores diretores. Para mim, ele ainda não fez um filme "ruim" — excluindo sua entrada like Roger Corman em Hollywood (asudhaushdusadhuashduas). Sabe, Kyo, ele é um dos poucos cineastas que você pode dizer isso confortavelmente, e ele tem vindo a fazer filmes por boas e boas décadas. Alguns são melhores do que outros, é claro, mas é notável quantas obra-primas ele possui no currículo.
Eu acho que Goodfellas, Taxi Driver e Raging Bull são suas três obras-primas entre as obras-primas. After Hours e The King of Comedy são seus dois melhores — mas menos conhecidos trabalhos.
Anyway, o que mais dizer? Como fã, eu o considero um contador de histórias complexas e emotivo, um mestre do humor e do tom e da música — sua marca registrada, seu virtuoso estilo visual, não sobrecarrega os seus personagens, amplia-os, e ele consegue fazer com que aconteçam performances consistentemente impecáveis dos atores com quem ele trabalha: com uma intensidade e poder que ainda podem ter momentos surpreendentes de humor — isso mesmo, ele é engraçadão... Uma espécie de palhaço... Ele me diverte.