Qual é o charme de a A Viagem de Chihiro...?
Muito simples, a história funciona em todos os níveis; emocional e social, mítico, material e racional. No entanto, o roteiro inteiro é jogado com o tema do capitalismo versus o mundo espiritual. O filme se refere especialmente ao xintoísmo, a espiritualidade indígena do povo do Japão. A menina Chihiro é o tema do filme — uma criança que é muito infeliz porque seus pais estão se mudando de casa. Presumivelmente, a família está em movimento porque o Pai tem um novo emprego — nunca descobrimos a razão exata. Ele fala a típica língua de um homem de negócios e possui um senso vaguista e "otimista" sobre o futuro: como, por exemplo, na cena ao longo da auto-estrada.
De repente, Chihiro vê uma série de casas de pedra em miniatura, meio escondidas nas beiras da grama. Quando a Mãe diz "dizem que os espíritos vivem nessas casas", ela está indubitavelmente se referindo aos praticantes do xintoísmo. Esta prática está subjacente à crença na conexão entre a natureza e a humanidade: que os mundo humano e natural estão imbuídos de uma força espiritual que atravessa e conecta todos nós. Os xintoístas colocam pequenos santuários ao lado de lugares magníficos e simbólicos: como rios, cachoeiras e montanhas, onde acreditam que esses espíritos "naturais" vivem.
Pouco depois de Chihiro ver os pequenos santuários, uma estranha força toma conta do Pai e ele começa a dirigir o carro tão erraticamente que ele faz um giro errado, se perde e é forçado a parar quando eles chegam a um beco sem saída. Ele sai do carro e, apesar de ser jovem e ostensivamente apto, sua cintura transborda sua faixa de calças. O Pai começa a explorar seus arredores. Esse é o primeiro de vários conflitos nos quais Chihiro se vê envolta.
O Pai descreve a fachada do edifício que estão "enfrentando" como "um parque temático abandonado" — o resultado da economia japonesa chegando a falência. Até agora, Chihiro e sua mãe estão ao lado dele. A Mãe felizmente explora o local com o Pai, mas Chihiro é sensível e pré-púberes e sabe que algo está errado. Ela pede que voltem para a segurança do automóvel, mas seus pais descartam seus medos. Até agora, o Pai está atravessando um leito de pedras.
"Eles iam colocar um rio aqui", diz ele. Atraídos pelo cheiro de comida, a família caminha ao longo de uma rua deserta. Quando eles encontram tigelas de comida de aparência deliciosa em um balcão de loja, os adultos acreditam que, dentro de seus direitos de comer o que eles querem, basta que deixem o pagamento. "Papai tem cartões de crédito e dinheiro." Novamente, eles estão vinculados às regras do mundo material. A intuição salva Chihiro que se recusa a comer qualquer coisa. Ela vagueia para explorar e conhece um garoto de sua própria idade que lhe diz para sair, que ela está em perigo. Ela volta para seus pais, mas é tarde demais: eles foram transformados em porcos. Há ecos da mitologia grega aqui, a transformação dos pais é semelhante ao encontro de Ulisses e seu exército com a encantadora Circe.
Chihiro não pode voltar ao mundo racional, seu caminho agora está sendo bloqueado pelo "rio espiritual" que flui sobre o leito de pedras. Além disso, é escuro... Todos os tipos de criaturas fabulosas estão andando sobre uma ponte para um grande edifício, em chamas com luz. Chihiro se desespera e acaba por encontrar o garoto novamente. Ele é Haku, um espírito em forma humana, e ele decidiu ajudá-la. Ele diz a Chihiro que a única maneira de resgatar seus pais é conseguindo um emprego na casa de banho espiritual. Seguindo suas instruções, Chihiro esgueira-se na casa de banho e supera uma série de obstáculos para ganhar uma "entrevista" com a bruxa, Yubaba. Embora seja uma feiticeira, Yubaba lembra um capitalista de hoje, ganhando montões de ouro enquanto controla o lugar e seus trabalhadores de maneira insidiosa — qualquer pessoa que ela não gosta é transformada em um porco. No entanto, ela também fez um pacto sobrenatural para dar um emprego a quem pede um. Ela tenta aterrorizar Chihiro para que ela saia, mas a menina, em sua teimosia juvenil, não vai ceder.
Chihiro assina um contrato e Yubaba "rouba" seu nome para mostrar que agora "pertence" a ela. Roubar nomes é outra maneira de controlar seus trabalhadores e, neste momento, as listas de discussão de marketing atuais e informações armazenadas vêm à mente. O trabalho de Chihiro começa — trabalho duro entre os trabalhadores que a intimidam porque ela é humana. No entanto, Chihiro faz amizade com Lin, uma mulher-espírito humanoide que a mostra os arredores e encontra sua comida e roupas.
Na primeira noite de Chihiro, um espírito peculiar e fedorento (usahushaushausah) aparece na casa de banhos. Yubaba, determinada a ver Chihiro falhar, atribui a menina para ajudar o cliente muito malcheiroso. "Não mexa com isso", ela avisa. Enquanto todo mundo foge horrorizado, Chihiro sereenamente o atende — ficando coberta de estrume no processo. De uma varanda, Yubaba olha e ri.
No entanto, enquanto o banho progride, Chihiro descobre que uma faca foi presa no lado do espírito. Nesse momento, os outros trabalhadores estão ajudando. Eles prendem uma corda à faca e puxam-na coletivamente, liberando uma maré de peças de máquina quebradas, incluindo uma bicicleta velha e a poluição causada pelo homem. De fato, o espírito do "fedor" é realmente um espírito nobre e sereno do rio. Ele dá a Chihiro um "símbolo especial" e voa para a noite. Ele também deixa uma pilha de ouro. Por um curto tempo, pelo menos, Chihiro é uma heroina. Entretanto, o prejuízo está em andamento...
..."Noface", um espírito que tem seguido Chihiro pelos arredores, pega um pedaço de ouro e entrega a ela. Ela se recusa. Em vez disso, uma rã pequena e gananciosa tenta levá-lo pulando em Noface, que imediatamente assume a personalidade do sapo. Ele começa a consumir pratos de comida e em troca, vomita punhados de ouro. Quando Chihiro acorda na manhã seguinte, o balneário está encharcado em tumulto. Ela é impassível pelo ouro, no entanto, seguindo com sua vontade de resgatar seus pais e querendo encontrar Haku, que desapareceu. Quando Chihiro recusa o ouro, Noface se torna um assassino e engole dois trabalhadores da casa de banhos.
Chihiro encontra Haku em sua forma de espírito, mortalmente ferido pela irmã gêmea de Yubaba, Zeniba. Chihiro descobre que Haku roubou um selo dourado e mágico de Zeniba — enquanto estava sob o feitiço de Yubaba, é claro. Chihiro coloca o simbolo vermelho que recebeu do espírito do rio na boca de Haku. O selo estala para fora e um sem-fim preto misterioso zapeia. Kamaji, dono da casa de caldeiras, diz a ela que ela pode viajar de trem para encontrar Zeniba e devolver o selo. Antes que ela vá, Chihiro usa o símbolo para salvar Noface da rã gananciosa. Noface cospe para fora o sapo e o feitiço é quebrado. No apartamento de Yubaba, o "espírito de ouro" desmorona a poeira na frente do rosto da bruxa incensada.
Fora da venenosa casa de banho, Chihiro e Noface viajam de trem para o fundo do pântano, onde vive Zeniba. Sua casa é mais simples — uma casa de palha — mas não menos mágica do que a de sua irmã. Chihiro devolve o selo dourado e Zeniba trata-a ao chá e ao bolo. Chihiro fica muita surpresa quando descobre que Haku não está sob nenhum feitiço que o amor não pode quebrar. Ela abre a porta da casa de campo e encontra Haku restaurado e em sua forma de "dragão".
Chihiro agradece a Zeniba e oferece-lhe um adeus. Ela sobe em Haku e eles voam para o ar. Ela diz que ela se lembra de um incidente em sua infância, onde ela caiu no rio Cohaku, e um espírito do rio, Haku, resgatou-a. Infelizmente, o rio já não existe, agora sendo coberto em apartamentos. Mas Haku recuperou seu nome completo e diz a Chihiro que ele pode deixar Yubaba para sempre.
De volta à casa de banho, o último desafio de Yubaba a Chihiro é descobrir quais dentre os os porcos ali são seus pais: ajudada por um "fio de lembrança" dado por Zeniba, ela passa no teste. Haku leva-a para o leito do rio e diz que seus pais estão esperando do outro lado. "Não olhe para trás", ele a adverte, enquanto ela cruza. Há sombras de Orfeu e Eurídice nesse ponto do conto, mas é o fim da "escova" de Chihiro com o sobrenatural. Seus pais estão esperando, chamando seu nome enquanto ela cruza. Ela segura a mão de sua mãe e a conduz de forma formidável através da passarela. Chihiro teme que seus pais olhem para trás. Aqui, sempre me diverte pensar que os pais acreditam que são eles que estão levando Chihiro para casa.
Apesar das platitudes contra a ganância e aquisição, A Viagem de Chihiro não é um conto maçante sobre a moralidade. É uma obra de arte total, com storyboards tão bonitos que fazem sua mandíbula cair. O interior da casa de banhos e do apartamento de Yubaba combinam opulência ocidental e motivos orientais; telas de cores vivas pintadas com árvores, flores, nuvens e demônios — com iluminação suave em vasos fabulosos e referências clássicas. Lá fora, há bancos de flores lindas brilhando contra o céu azul, e vistas iluminadas por estrelas em que Chihiro olha à noite. A paisagem inundada contra a qual ela faz sua viagem de trem é surpreendente; o dia se transforma em noite ao passo que eles viajam. A floresta assustadora através da qual ela e Noface caminham é uma reminiscência do folclore europeu. Felizmente, Zeniba é uma boa bruxa. O filme é acompanhando por uma trilha sonora espetacular, criada justamente para completar os personagens e os incidêntes. Prêmios à parte, eu não posso elogiar o filme de forma satisfatória; posso apenas amá-lo com todo o meu coração.