Não infiro que o propósito do tópico tivera viés ofensivo, pois o assunto é algo que já me fez passar muito tempo refletindo. Eu entendo perfeitamente o seu questionamento, e foi justamente um dos enraizamentos dele que me fizeram priorizar outras coisas, motivo que me fez deixar a administração do Fórum. Mas isso deve ser relativizado até o ponto máximo para não gerar confusão, e, em síntese, você chegará à conclusão do
@Daniel caso venha a se aprofundar nesta reflexão.
Como dito pelo Sub-Moderador, perdemos muito tempo com inúmeras coisas "banais", a questão é com o que, e com o nível da banalidade. São estes dois fatores que você deve levar em conta. O tempo que se passa no Facebook, uma rede social que comprovadamente diminui o quociente de inteligência (Q.I), no Instagran, no WhatSapp, no Snap, assistindo TV, jogando online em PC ou console, aprendendo a desenhar sem propósito de carreira, vendo vídeos no Youtube, se informando sobre coisas completamente fora de sua esfera pessoal e que poderiam facilmente serem substituídas por atividades mais produtivas, são todos exemplos bem parecidos com o tempo que se "perde" no Fórum. Logo,
perde-se tempo, e o Fórum pode ser um dos meios.
Mas se pararmos por aqui, a análise ficaria muito pobre. Podemos pegar o nível da banalidade de algo. Atualmente eu consigo entender inglês nativo falado, e falo razoavelmente bem, e como cheguei a isto? Assistindo séries... Temos aqui um exemplo que nos mostra a mesma atividade que milhões de pessoas realizam, que é assistir séries, mas algumas tiram um valioso proveito disso e outras não. Ainda deve-se levar em consideração que de algumas atividades dá para se tirar muito, de outras, pouca coisa. Você entende o que estou dizendo? Meu mestre de Muay Thai costuma dizer no fim de quase todo treino: "Vocês precisam se esforçar. 50% do seu resultado sou eu, 50% é você". O que significa? Que o quanto algo será inútil só vai depender de
você! Estou aqui há cinco anos, e aprendi muito, mas muito mesmo. Aprendi a argumentar, aprendi muito sobre relações pessoais, aprendi a escrever melhor, ler melhor, programação, e diversos outros efeitos que nenhum outro ambiente comum (escola, trabalho, casa) me proporcionariam de maneira tão objetiva, e inúmeros amigos que fiz aqui já me disseram o mesmo.
Ainda há um outro ponto de vista que você deve achar interessante: nós precisamos de meios de escape. Ou seja, o lazer é intrínseco ao ser humano, nós precisamos dele, e desse âmbito, todos precisamos realizar alguma atividade banal que simplesmente nos divirta, como parte do mecanismos que perpetuam o bom funcionamento do cérebro e da sua sanidade mental. Sendo assim, ao invés de eu dizer como disse no primeiro parágrafo, que "o fórum é só uma das maneiras de se perder tempo", eu poderia dizer que o Fórum é só mais uma das maneiras de relaxar, atividade de extrema importância na nossa vida.
Afinal, das pessoas que deixam de frequentar o Fórum, quantas delas você acha que converteram o tempo aqui gasto em coisas realmente produtivas?
Você converteria?
Por fim, faço-te uma pergunta muito simples: você está aqui desde meados de 2011, são quase 6 anos, me diria então que não aprendeu nada importante aqui? Que de nada te serviu? Que de fato é algo facilmente substituível? Porque na escola e na faculdade, que por definição é onde as pessoas deveriam ir para aprender, vemos milhares indo e não aprendendo nada, apenas fazendo hora. Então, como vês, é algo bem relativo, e depende só de ti. Do contrário, não fique investindo em estudos, boas relações éticas e boa conduta moral, nem em fazer dinheiro, afinal, segundo sua própria lógica ali postada, você poderia ser uma das 3 mil vítimas semanais do Brasil, morrer e perder tudo, de que adiantaria? Pense bem.
Sinto saudades daqui.