Eu vou deixar aqui o link do tópico que fiz exatamente sobre este tema → www.forumnsanimes.com/t61124-provocacoes-filosoficas-voce-faz-porque-e-certo-ou-porque-deus-esta-olhando#1175756
No primeiro post eu falo da Moral Kantiana, e até explico minha dúvida sobre se ela não seria capaz de substituir a religião. Afinal, Kant vem e traz-nos o imperativo categórico: haja de tal maneira, a depender da conduta, que o princípio que a reja possa reger o comportamento de qualquer outra pessoa. Ou seja, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você, não haja de maneira ruim se você julgaria ruim que outra pessoa o fizesse, e por aí vai.
Mas o cerne do vídeo é tentar provar de alguma forma que SEM a existência de Deus, nós humanos não teríamos nem mesmo formulado uma base moral como um pilar onde primariamente nos seguraríamos, ou seja, que seríamos iguais aos animais: está
absurdamente errado! Ao menos do ponto de vista ilustrativo argumentativo, está totalmente errado ao meu ver. A comparação que ele faz com os animais é totalmente infeliz e desprovida de conhecimentos fundamentais da biologia: animais não possuem consciência, que não é a mesma coisa que moral e ética! Animais não possuem raciocínio, e a partir daí já quebramos o argumento de que seríamos necessariamente como os animais sem a existência de Deus.
A verdade é que podemos criar sim o conceito de moral e ética por causa de nossas
emoções! Emoções são nossos sentidos INTUITIVOS transformados em consciência. Ou seja, imagine lá nos primórdios, um homem da caverna mata a mãe do outro, este se sente mal, por intuição, e tem consciência. Então ele pode se enfurecer e matar quem o fez, como no mundo animal. Imagine que todos os outros homens da caverna presenciaram a situação, e conseguiram deduzir o seguinte: se eu matar a mãe de alguém, esse alguém irá querer me matar também, portanto não irei fazê-lo! Entende? A moral pode
perfeitamente ser criada naturalmente, ao meu ver, apenas com o nosso livre arbítrio, e o exercer da moral em sociedade chamamos
ética! Voltando ao vídeo, milhares de anos depois, com regras estabelecidas nas supostas interações humanas antigas que tiveram resultados por causa de nossas emoções, é perfeitamente lógico alguém alegar injustiça em um sistema democraticamente levantado e unilateralmente desrespeitado (como alguém roubar sua carteira).
Só que eu,
@Kakau, sou religioso e acredito em Deus. O que expressei aqui foi que acho possível normalmente que, pelo livre arbítrio que Deus nos deu, nós possamos construir a moral e a ética sim. Posso estar errado? Sim, mas atualmente é a forma que eu enxergo. Afinal, se algo pode ser explicado usando apenas ciência, este não vai ser um argumento em prol da existência de Deus, ainda que eu acredite nesta existência.
Enfim, achei o senhor do vídeo bem desinformado quanto a aspectos científicos fundamentais, ainda mais para quem quer discursar sobre o tema. Ética são acordos de convivência, que também existem na natureza, só que lá o raciocínio é baixo demais para construir uma sociedade. Eu sei que atirar em alguém vai resultar em alguém atirando em mim, então posso entrar em acordo de não atirar em ninguém para preservar minha vida, já que tenho consciência e raciocínio. Creio que seja algo bem simples.