Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSíndrome de Asperger EmptySíndrome de Asperger

more_horiz
Síndrome de Asperger Latest?cb=20140314035735

Você já se sentiu especial? Não um pouquinho, não com diferenças comuns com a das pessoas à sua volta, mas no geral? Como se tivesse um propósito, alguma coisa "a mais" pelo que lutar, algo além das coisas comuns que faz todos os dias? Você já chegou a pensar que não nasceu para este mundo? Você já se sentiu frustrado porque, por mais que saiba que é inteligente, muitas vezes não consegue demonstrar isso para as pessoas? Por acaso quando você está ansioso ou nervoso, sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) surgem em você? 

Se você se identificou com a maioria das perguntas, talvez você seja portador da Síndrome de Asperger, uma variação do Autismo. Essa síndrome também é chamada de a "Síndrome do Gênio". Pessoas como Einstein, Isaac Newton e Van Gogh provavelmente eram portadoras. Atualmente, podemos citar o dono da Microsoft, Bill Gates, o falecido inventor da Apple, Steve Jobs, dentre outros são estimados com ela. Mas, obviamente nem todos os portadores são tão famosos, na verdade, a maioria das vezes são pessoas comuns, você, mesmo que não seja, já deve ter passado por alguns deles na rua e não notou diferença alguma.

Há algumas pessoas que são inteligentes, bem inteligentes, e sabem que o são. Mas, por algum motivo... Simplesmente não conseguem "se encontrar". Não conseguem definir o curso a fazer, não conseguem se focar em algo definitivamente sem perder o interesse, porque dificilmente se satisfazem com algo que não seja realmente interessante. Isso vem desde a escola. O(a) professor(a) está lá explicando, e às vezes a pessoa até tenta prestar atenção, mas quando menos percebe a sua mente já fugiu dali e ela perdeu, de novo, parte da explicação. No Brasil, entretanto, especialmente no Brasil onde a educação é precária e a maioria realmente não aprende nada, os casos normalmente passam despercebidos. 

O Asperger possui um hiperfoco. Ele só aprenderá o que estiver dentro daquilo, e às vezes o hiperfoco dele está na série que ele quer ver, no brinquedo que ele quer ter, no anime que ele viu e está pensando sobre, e por mais que tente se focar em coisas importantes depois de levar puxões de orelha, logo ele desiste de tentar, porque realmente não consegue se focar em algo que esteja fora desse foco interessante. É comum que ele se pergunte o que é que há de errado com ele, porque ele vê as coisas, ele entende, ele observa, mas simplesmente não consegue demonstrar isso para as pessoas. Quando ele pega algo para fazer, quer fazer até o fim, e é aí que percebe o quanto é genial. Mas às vezes isso em que ele é bom é simplesmente um jogo, console, online, PC, talvez um esporte, talvez desenhar... Talvez escrever... Mas então ele sai daquilo e precisa voltar à vida real, onde as pessoas o querem em um emprego chato, ou em aulas chatas, e ele perde todo o "tesão" pela evolução ali. Às vezes se encontra, às vezes amigos dão o suporte para ele terminar o curso, às vezes uma namorada... Às vezes o álcool é todo o suporte que tem, afinal a pessoa normalmente tem a impressão de que ninguém a compreende, mesmo dentro de sua própria casa.

Mas às vezes o caso é muito simples. Na escola às coisas vão bem, dentro de casa vão relativamente bem também, e o único empecilho é a zona de conforto. O medo de ir à festas, de chegar em garotas ou garotos, o medo de se misturar, a vontade de ir embora para casa minutos após chegar em algum local movimentado como um casamento ou uma festinha, o receio de se enturmar ao se deparar com um grupo de pessoas, etc. Há pessoas que nem imaginam que a palavra "autismo" faça parte de si, ela consegue sair com os amigos, teve uma vida relativamente parecida com a de seus amigos, mas... Lá no fundo, ela pode acabar se sentindo "incompreendida" da mesma maneira. Se a pessoa é adulta, tem uma aparência relativamente boa, tem uma vida social relativamente composta, e ainda assim passa a maior parte do tempo com fones de ouvidos, já é uma forte indicação. 

Mês que vem tem o dia do Autismo, e acho bem legal conscientizar as pessoas. Não sei se há, e se sim eu não sei a quantidade, de Aspergers aqui. Mas uma das características mais comuns é o gosto que Apergers tem por animes. Sim, animes e mangás. Isso porque metade da sua personalidade é de acordo com a sua idade atual, mas a outra metade será sempre a de uma criança de 6 anos, que gosta de animação, que é entusiasta e faz e fala besteiras quando alegre demais, que gosta de brincar com coisas infantis, etc. 

Espero não ter sido inapropriado com essa postagem, asseguro que minhas intenções são as melhores. Estudei bastante para fazê-la, mas devo avisar que a identificação com algumas das características não garante o seu diagnóstico, e se você se identificou, passe com um neurologista. Acho importante ressaltar que a facilidade com que pessoas Asperger tenham surtos de depressão, pequenos ou grandes, com ou sem motivos, e por isso eu acho tão importante conscientizar as pessoas sobre isso. Não há diferenças físicas nem gritantes diferenças comportamentais para pessoas comuns, então acredito que muitas pessoas tenham problemas pelo simples desconhecer. Também é importante salientar que há níveis de intensidade diferentes. Às vezes a pessoa sabe que é inteligente e consegue demonstrar para os outros, consegue "se encontrar", mas nada tira a sensação de que ela é "diferente" das demais, e que mesmo se explicasse, não entenderiam.

Enfim, desculpem o texto longo, não sei se será útil, mas está aí. E estou enferrujado para escrever, desconsiderem erros de português. Se alguém quiser comentar sobre com o que se identificou (ou identificou outra pessoa), fique à vontade. Algumas coisas como TDAH possuem relações com a síndrome, e acho importantíssimo o trabalho psicológico na vida de pessoas que ainda não "se encontraram". 

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Eu conhecia esse síndrome a vários anos, eu achei ela interessante e um tanto complexa eu diria, por que aparentemente os portadores dessa síndrome não são tão visivelmente "reconhecidos" por ela, mas so a pessoa que tem que saber como é, e o que ela causa. Eu ja assisti uma seria, onde uma personagem tinha essa doença, ela era super direta as vezes até mal educada, e colocava a culpa disso nas aspergers.

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Boa Kakau

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Já conversei com um cara na internet que tinha isso, eu lembro que ele estava escrevendo um livro, ele sempre me falava das ideias do livro.

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Eu me identifiquei com as duas últimas perguntas:

Você já se sentiu frustrado porque, por mais que saiba que é inteligente, muitas vezes não consegue demonstrar isso para as pessoas? Por acaso quando você está ansioso ou nervoso, sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) surgem em você?


Roer as unhas é o mais comum rs. Eu já conheci um kra na internet de 18 anos com Asperger e, ele não era nada inteligente, ele era meio burrinho mesmo, pra idade dele, é claro.  Por outro lado, já faz um bom tempo que venho acompanhando um gênio em história e política, mesmo que sua posição política não seja a mesma que a minha, o reconheço como gênio; Destacando-se claramente a sua retórica, que é implacável! este é o Paulo Kogos.

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Tinha um amigo que tinha isso daí, se ele não tivesse me falado eu nunca saberia que ele tinha algo do tipo

O cara era bem interessante e Inteligente, aprendi muito sobre essa síndrome convivendo com ele, se eu tivesse q resumir esse meu amigo diria q ele era focado nas coisas q ele gostava e q não era do tipo q gostava de perder tempo com pessoas e coisas fúteis, ou q ele julgava fúteis vamos dizer assim

Então de certa forma essa síndrome tinha muitos aspectos bons, eu achava ele "superior" as pessoas ao redor dele

Mas já adianto pra ti jow, tem coisas aí q vc falou q muita gente tem mas não tem nada a ver com ter a síndrome, a pessoa pode se achar diferente dos outros e não querer se misturar simplesmente por se achar o bonzao por exemplo, e tal

descriptionSíndrome de Asperger EmptyRe: Síndrome de Asperger

more_horiz
Ótimo tópico kakau, as vezes é muito difícil a vida social de alguns portadores da síndrome, eu tenho um primo autista e uma prima com tendência a asperger, é até desconfortável para ela brincar com os amiguinhos, quando a vejo eu fico pesando comigo mesmo... eu não curto ver ele meio boba mais eu sei que é característico.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos