Olá! Dotto pediu pra que eu analisasse esta luta ontem, mas não deu tempo de terminar (Edit: no caso, isso foi Domingo, mas a porcaria da Oi me deixou 2 dias sem internet além de eu ter perdido o texto algumas vezes por descuido; Fazer o quê, né? Eu tinha esquecido o quanto é chato o navegador que atualiza sozinho quando você fica algum tempo sem mexer na página em questão. Aí tomei vergonha e usei o Word, mermo
)
Desculpem a demora
Então vamos lá.
Vamos começar pelos Status.
Bengeki de Urso:
4. 120% chakra, 70% stamina, 60% inteligencia, 125% velocidade(no ar).
Dotta:
80% Chakra , 100% Stamina, 100% Inteligencia, 40% Velocidade
Status corporais até que similares. Não há uma diferença tão gritante levando em consideração seus estilos de luta.
40% de Diferença no chakra pode parecer bastante (até porque, é a diferença entre Gaara/Jiraiya e Kisame, por exemplo), mas se considerarmos que o estilo do Geki é torrar chakra com seus elementais e tiros de chakra, Dotto consegue equilibrar por ser mais comedido neste aspecto, além de ter o estilo Natural de Genjutsu, e AINDA por cima ser Ninja Médico. Isso faz com que o gasto de suas técnicas seja bastante menor perto do que normalmente seria, já que ambas estas características indicam um controle de chakra excepcional. Juntando isto ao fato de que as técnicas em geral de Dotto não terem um custo natural elevado, é garantido que Chakra não vai ser um incômodo na luta.
OBSERVAÇÃO: Dotto, quando você for revisar suas fichas para enviar aos organizadores, tente evitar comer informações básicas, como neste caso do Status.
Geki deixou o chakra base, e também o numero do estilo de status à mostra. Isto é extremamente relevante para agilizar a conferência das fichas. Se você retira o status base, não há como fazer a conferência precisa do que foi adicionado ao status "Real".
Lembre-se: Algumas Temporadas atrás criou-se uma polêmica porque um dos jogadores aparentemente trocou por engano os valores de status de uma luta para a outra, e isso passou batido durante todo o resto da temporada. Formate bem sua ficha para que ela seja o mais claro possível, com todas as informações bastante perceptíveis, cada um no seu devido lugar.
Ps: Só pra tu ter ideia, eu pensei que você tinha 80% de chakra BASE, e que com os 30% da ficha você adquiria um valor próximo do de Bengeki. Tive que refazer vários aspectos da análise da luta, por conta disso. Fique atento!
85% de diferença entre a velocidade dos dois, já é um pouco diferente. À primeira vista, Dotto não possui um meio de resposta direto para evitar um Speedblitz, além do Shinra Tensei (que é desconhecido pelo Geki).
A questão maior aqui, é a relação entre a inteligência de Geki, com seu conhecimento. Mas isto explico mais pra frente.
Finalmente, Inteligência. Aqui é que mora o perigo maior. Porque mesmo sendo fisicamente mais poderoso, ou em questões de chakra/stamina ou mesmo poder bruto, é aquela velha história. "Um ninja pode vencer com uma pedra, alguém que seja comum e porte uma shuriken".
O estilo de Geki é mais brutal, bastante direto. O de Dotto é mais refinado.
40% de Inteligência, podem pesar bastante numa situação destas.
Mas continuemos.
Conhecimento.
Geki pegou Conhecimento do Tsukuyomi, o que foi bastante prudente já que é uma técnica que pode tirá-lo do jogo indiferente de suas capacidades corporais.
Já Dotto, pegou conhecimento do geralzão de seu oponente. Suas vantagens de ficha, o que lhe concede o conhecimento da composição física de Geki, a possibilidade de ter dois jutsus poderosos em seu arsenal, e o mais importante: Dotto sabe que Geki é imune à Genjutsus de forma geral, mas não à sua maior técnica da área.
Como disse acima, a questão de escolher o Tsukuyomi como conhecimento primário e não possuir uma inteligência relativamente alta, com certeza faria Geki tentar atacar o mais rápido possível, para tentar eliminar seu oponente sem que ele possa reagir. O problema é que após fazer isso, Dotto poderia defender-se com o Shinra Tensei e isto causaria uma dúvida em seu adversário.
Bengeki escreveu: "O que? Existe uma parede protetora invisível em volta dele? É melhor eu não atacar com tudo..."
E isso ganharia tempo para Dotto, de uma forma ou de outra. Por um acaso, esta escolha de conhecimento acabou mudando a forma como este combate poderia ser.
Exemplo? Não que o conhecimento seja ruim. Não é. A questão, é que Geki não se atentou ao fato de que sua inteligência não é suficiente para que ele consiga descobrir exatamente como se dá o Shinra Tensei, e isto vai dificultar sua vida.
Caso Geki tivesse escolhido conhecimento do Shinra Tensei ao invés do Tsukuyomi, a luta seguiria um rumo TOTALMENTE diferente, já que conhecendo os limites da técnica seria possível explorar seu delay.
Eu digo isso porque indiferente de conhecimento, o Tsukuyomi em si é apenas o finalizador do arsenal do Dotto. Isto significa que, caso seja aplicado, a luta VAI acabar, Geki sabendo ou não sobre seu funcionamento.
Não entendam mal. O estilo de Geki é apenas Direto. E o de Dotto, é muito mais sutil, e indireto. Então... A luta girará em torno de 1 fator: Dotto vai conseguir explorar sua ficha para conseguir aplicar o Tsukuyomi, ou Geki vai conseguir vencê-lo por cansaço?
Isto posto, poderemos entrar na análise da luta em si, e dos recursos utilizados nas argumentações;
Comentando sobre o que ambos falaram até agora, reuni algumas coisas que concordo, e que discordo. Vou colocar aqui pra vocês verem melhor.
Começando pela argumentação do Dotto, que postou primeiro;
Você disse que seria possível defender-se de uma Bijuudama utilizando apenas um Shinra Tensei, e digo que isso seria possível APENAS se você fosse capaz de utilizar a sua técnica defensiva em larga escala e sem limite de tempo (cooldown). Eu também desconfio no uso do Basho Ten'in, caso ele utilize o Baika no Jutsu. Não por causa de peso (massa no caso, heh?), porque isto é irrelevante quando consideramos a gravidade alterada da técnica. O problema, no entanto, é o volume total dele, e sua velocidade, e sua habilidade de voar. Mesmo que seu 'peso' relevante seja extremamente baixo, ele ainda poderá gerar força suficiente para ao menos não ser tragado completamente por ela - apesar de você ter muito bem citado que poderia receber ajuda de seus bunshins.
Agora, algo que é irrelevante nesta luta: Amaterasu.
SE, repito, SE você tivesse o Enton você poderia utilizar a técnica de uma forma relevante.
Lembra quando Sasuke mesmo notou - em sua ultima batalha contra Naruto - que a técnica era nada mais que uma distração? Então. Esta técnica é exatamente isto, nesta luta: Distração;
Sobre essa história do Shinra Tensei te dar a capacidade de "levitar", a menos que seja algo totalmente novo (e que até onde eu possuo conhecimento, não está no tópico de Abertura)...
Não posso opinar Até porquê, para esta capacidade seria necessário usar o Shinra Tensei de uma forma "continua", o que não acontece aqui no Jutsu Versus, que se possui um delay.
Copiar Yomi Numa é indiferente, porque você só pode copiar jutsus que você VEJA, e só vai poder criar pântanos onde
não existe nenhum. E... ELE VOA.
E errado. Você não ganha conhecimento da técnica apenas porque copia. Você pode fazer isso porque é INTELIGENTE, apenas.
Mesmo com seu peso insignificante, Ele ainda vai conseguir criar RESISTÊNCIA batendo as asas, e devido seu volume corporal - sua abrangência como um todo, é capaz que ele não seja exatamente alvo
fácil para a técnica de atração, ainda que consideremos seus outros bunshins auxiliando-o.
Sobre o Gamarinshou... Bom. Com todo o seu tamanho e um rugido de chakra, ou um Hirudora... Ele poderia quebrar a sincronia dos sapos.
Sobre a Katsuyu, eu concordo que seria interessante unir seu corpo ao Byakugou. MAS, a menos que você lute EM CIMA da Katsuyu (para ter tempo hábil dela te absorver), seria impossível. O Domínio campal é do Ben com o Yomi Numa, e a Katsuyu não poderia andar livremente como bem entendesse - e você possui apenas 40% de Velocidade (85% com os Dotons) e nenhum deslocamento de voo. Entretanto, esta questão do Yomi Numa é relevante APENAS para a Katsuyu, não para você. Depois eu falo o motivo.
Bengeki:
O Yomi Numa é rápido, mas não é algo que o Dotto utilizando Doujutsu não consiga acompanhar. Ao copiar o Yomi Numa, ele poderia neutralizar parte do campo para sua própria segurança. Algo como uma "ilha", por assim dizer. MAS, isto é irrelevante, e já digo o porquê. O mesmo é dito em relação às outras técnicas ofensivas dispostas por você. Todas poderiam ser antecipadas e contra-atacadas pelo Dotto, pelo menos num primeiro momento, de forma defensiva;
E como bem posto por Dotto, sendo um Iryo-nin e tendo a Katsuyu+Sousou Saisei em seu arsenal, meros cortes, contusões ou queimaduras não vão acabar com ele. Falando de uma forma bem honesta, de seu arsenal todo, eu diria que
apenas a Bijuudama seria realmente eficaz para matar Dotto "for good".
O restante todo pode ser evitado/defendido/regenerado por ele. A questão porém, é que neste aspecto vocês se eliminam mutuamente. Porque você pode machucá-lo mais vezes do que ele pode te machucar. Porém, ele se regenera, e possui mais Stamina para aguentar a luta de forma prolongada. Entende? Então a luta não poderá ser decidida através do prolongamento exclusivo da batalha.
Agora, algo que é extremamente incorreto de se dizer, e você disse... É sobre o Okashou. Se você procurar informações sobre a técnica, você verá que a própria Sakura diz que ela é apenas a técnica médica aplicada à batalha. O segredo desta técnica não é proficiência em Taijutsu ou mesmo quantidade de chakra, mas sim
controle de chakra. E como já mencionei, Dotto é superior à Tsunade neste sentido (e pelo menos igual à Sakura, já que a mesma também é do tipo Genjutsu e é ninja médica).
Não que vá te causar danos severos, mas ela TAMBÉM é um método de defesa para ocasiões de contato "próximo", e na falta de um Shinra Tensei, por exemplo.
Sobre o Rinnegan, na verdade é a
qualidade do chakra que importa. Dotto não possui chakra natural, então ele é inferior ao Madara, com certeza. Porém, Nagato também não possuía energia Sennin, então ele deve conseguir usar mais ou menos da mesma maneira.
~~ Para concluir ~~
O fato é que no inicio da partida (considerando os tais 5 segundos de "delay" para a luta começar), vocês terão velocidades similares. 10% para o Dotto, fora o Doujutsu. Isto não chega a ser vantagem, já que a transformação Level 2 dos Bijuus é instantânea. E isto significa que ele pode de uma vez só, ir de 30% de velocidade para 80%. Posteriormente, com a alteração do peso de seu corpo, iria para 125%.
O Doujutsu permite sim antecipar isso, e a velocidade total do Dotto pode chegar a 85%. Só que o mais importante, que NENHUM DOS DOIS comentou, é que o simples fato de utilizar o Chou Keijugan para aumentar a velocidade do Geki,
inutiliza seu uso do Yomi Numa.
Como é algo que tem o peso de uma sacola de plástico
afunda num pântano? O uso das técnicas é contraprodutivo. O próprio uso constante de Youton vai endurecer área, e também inutilizará a técnica posteriormente.
@Dotto, POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO, saiba considerar o anime nos momentos certos. Aquele filler do Tendou vs Kyuubi é uma paródia, algo totalmente desconexo com o mangá. É simplesmente impossível considerar a maior parte da luta, porque lá ela é demonstrada de forma ridícula. E o mesmo pode ser dito acerca do Bashou Ten'in usado por Sasuke, na ultima batalha dele com Naruto. Apesar deste ser bem feito - continua sendo um filler, e portanto, desconsiderado.
E aqui há uma lição importante: Se O jutsu tiver qualquer regra AQUI no Jutsu Versus, é assim que ela irá funcionar.
Mesmo contradizendo o mangá. Entretanto, se ela não tiver descrição, você pode (e deve) usar o bom senso na hora de discorrer sobre ela.
E o problema desta luta é a falta de interação entre os dois. Lutas que são julgadas usando apenas dois posts como base, caem no "tudo ou nada", assim como a luta entre Saeker e Lobs, na temporada 14.
Entretanto, a luta foi definida por dois motivos: Primeiro. Nenhum dos dois explorou sua ficha de forma a neutralizar as possibilidades do adversário.
Segundo Dotto disse que iria ativar o Byakugou logo no inicio da luta.Isso simplesmente
matou a possibilidade de vitória Dotto, já que ativando o Byakugou logo de cara você perde tempo em relação ao adversário, e ainda provê conhecimento desnecessário à ele. Mesmo tendo uma inteligencia bastante mediana, Geki ainda assim poderia notar que suas investidas não o matam. Então, ele poderia simplesmente apelar para a Bijuudama, e se mesmo assim você não morresse (o que eu tenho certeza que não iria acontecer, já que a Katsuyu estaria presente, provavelmente), ia mostrar pra ele que você também possui uma capacidade corporal diferenciada. A questão é justamente, que você não soube antecipar isto e não soube utilizar o seu maior jutsu defensivo no timing correto.
Lembra que a Tsunade salvou a todos do Chou Shinra Tensei usando o Sousou Saisei através da Katsuyu em todos os moradores de Konoha?
Se você tivesse lembrado disto, poderia argumentar que ativaria o Byakugou apenas quando fosse sofrer um dano MUITO grave (como o Geki Argumentou: cortes gigantes de raiton, ou queimaduras excessivas de Youton, ou mesmo a Bijuudama). Isso iria muito provavelmente dar um "bug" no adversário, que por conta de sua inteligência e estilo de luta direto, iria se ver "acuado" em relação à você. Pelo menos, nos 10 minutos seguintes da ativação da técnica, onde você passaria da defesa para o ataque (depois de um jutsu GRANDE dele, e o único que pode realmente te matar).
Ativando a técnica de cara, você não cria este efeito surpresa e não tira vantagem da própria ficha do oponente.
Da forma que você argumentou, você iria desperdiçar chakra e recursos atoa mesmo sendo capaz de
vencer Geki no seu próprio jogo, já que ele possui uma Stamina bastante mediana para uma ficha que se movimenta a todo momento durante a luta.
você choveu no molhado focando demais em jutsus inuteis como Amaterasu ou Shinra Tensei (este ultimo, ofensivamente falando) e esqueceu de trabalhar em cima das três únicas possibilidades de vitória: Tsukuyomi, Gamarinshou (apesar de ser bem fácil do Geki contra argumentar sobre esta técnica) e principalmente, Sousou Saisei, como bem disse antes.
Se você tivesse combinado essa surpresa gerada pelo Byakugou junto dos Kage Bunshins para sair da defensiva e partir para o ataque,
e agora sim, utilizando o Basho Tenin como complemento para forçar a conexão de um Tsukuyomi, com certeza a vitória seria sua, até porque ele teria de se movimentar MUITO mais defensivamente do que ofensivamente, e poderia cair por falta de Stamina
antes dos 10 minutos.
Usando o mesmo exemplo que você mencionou, quando Sasuke notou como o Izanagi funcionava, o que ele fez? Exatamente o contrário do que a Karin disse para ele fazer. Ele partiu PARA O ATAQUE, justamente para exaurir os recursos do Danzou. E olha que Danzou é inteligente... Sasuke fez bom uso do que ele sabia, e nesta luta você não conseguiu o mesmo, Dotto.
Neste combate você seria o equivalente ao Sasuke, mas mais inteligente, e COM IZANAGI, contra um Danzou mais rápido e mais resistente.
Você não perdeu porque não aguenta muito tempo de luta, Dotto, mas sim, porque sua capacidade regenerativa é gasta sem mais nem menos...
Sua ficha tem 100% de Inteligência, mas você não explorou o atributo.
Porém, que fique claro pra você, Matheus, que a luta seria sua num outro cenário. Você está evoluindo, só falta entender como sua própria ficha funciona em cada situação específica.
Meu voto final por tudo dito, é do Geki.