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Digamos que você tem um bilhão de reais. Você possui a opção de doar parte ou tudo para instituições de caridade e ajudar muitas pessoas, trazendo-as um padrão de vida adequado. Em vez disso, você decide usar os bilhões de reais para comprar uma frota de jatos particulares. Muita gente pensaria que essa é a sua escolha — é o seu dinheiro, afinal, e você não fez nada de errado por não doá-lo para instituições de caridade em uma atitude altruísta e eficaz.

Agora, imagine que está andando pela rua quando percebe um homem abusando de uma mulher. Você pode intervir, ou pelo menos ligar para a polícia. Em vez disso, você continua a caminhar, entra em uma sorveteria, compra um compota de sorvetes e segue para casa.

Qual é a diferença entre esses cenários?

Hume argumentou que as pessoas só sentem compaixão para com os outros se elas estão de alguma forma dentro da vizinhança geral de vivência, ou se há uma conexão emocional entre ambas as partes. Schopenhauer, mais tarde, condonou a ideia de Hume. Hume estava preocupado com a localização espaço-temporal, mas isso também pode ser expandido para localização sócio-econômica: muitas pessoas ricas não se importam com os pobres, apesar de que eles vivem do outro lado da rua... É como se os pobres não estivessem lá.

A ação, de acordo com Donaldson, requer intenção.

Aplique isso aos dois cenários acima. No primeiro cenário, você sabe que há pessoas famintas em outros lugares que poderiam ser ajudadas por suas doações. Comprar um monte de jatos requer não só a sua intenção de comprar esses jatos, mas também a sua intenção de não ajudar essas pessoas famintas. No segundo cenário, você tem a intenção de obter sorvete, mas também a intenção de não ajudar a mulher sendo abusada.

Portanto, parece difícil defender o não-intervencionismo baseado apenas na intenção.

Além disso, para que um evento aconteça (um acontecimento não-agencial que pode, no entanto, incluir ações), exige que haja certas variáveis no lugar. Por exemplo, o segundo cenário exige que haja uma vítima, um perpetrador e um espectador que não intervenha.

Parece, então, que ser complacente e não "fazer" nada (intervindo) faz você cúmplice de um acontecimento transpirante — uma vez que você tem uma consciência e pode, desta forma, alterar sua posição na equação.

A vítima, por outro lado, não é responsável pelo que acontece com ela. As ações são direcionadas. Considerando que parece um tanto absurdo queixar-se de que a vítima implica responsabilidade sobre os espectadores (isto é, é culpa da vítima), não parece absurdo queixar-se de que a inação do outro está forçando danos à vítima.

No entanto, no sentido jurídico, há uma diferença entre fazer e permitir. Potenciais espectadores intervenientes só têm de intervir se alguém instiga uma ação nociva. Não é culpa deles se eles são colocados em um papel de responsabilidade. Então eles normalmente não podem ser punidos. Mas eles não parecem ser capazes de sair livremente — afinal, eles "permitiram" que a ação acontecesse por não intervir, assim desempenhando um papel nas condições necessárias e suficientes da ação: por procuração eles eram cúmplices na ação. Um modo secundário de fazer.


O resultado, a consequência, é o que importa aqui: mesmo que tenha sido um acidente, alguém se machucou. Que diferença faz?

Última edição por UchihaPower em 17/3/2017, 20:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : eu insisto em usar o acento agudo onde não pode. xD)

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O resultado, a consequência, é o que importa aqui: mesmo que tenha sido um acidente, alguém se machucou. Que diferença faz?


Não entendi a pergunta, mas vou tentar responder.
Bom, a maioria das pessoas são egoístas, se não for com elas, tudo ótimo, elas não vão se importar. Essa mesma resposta se aplica no segundo exemplo, onde a mulher está sendo abusada e você passa para comprar um sorvete, o simples motivo de não ajudar é por não querer, e por aquilo não está te interferindo ou te envolvendo em algo, então você não é obrigado a ajudar, então deixa acontecer e que se dane, não é com você, certo?(Não estou dizendo que todos agem e pensam dessa forma)





Mesmo que tenha sido um acidente alguém se machucou. Que diferença faz? Total diferença, esse "acidente" poderia ser evitado, imagine a diferença que você iria fazer ao ajudar aquela mulher que está sendo abusada?! Pense no que ela poderia fazer caso visse a mesma situação acontecendo com outra pessoa, ela ajudaria também, e assim vai.
Você evita uma coisa e assim várias serão evitadas.

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São todos culpados, tirando as vitimas, tanto as vitimas da fome, quando as da violência, mas é claro, são níveis diferentes de culpa, a pessoa talvez não ajudou a vitima do abuso por realmente não poder fazer aquilo, ou por medo do abusador estar armadura, ou seja, ela é culpada por não agir, mas não deve ser comparar a quem está praticando o ato.

E não agir e impedir, não quer dizer que você permitiu, e sim que você talvez não fosse capaz de fazer nada, e a situação acabaria piorando ainda mais.

Enfim, estaríamos melhor mortos. :yoda:

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Basicamente tudo que a Bíblia já dizia...
Não que fazer doações faça de você alguém melhor, e querer comprar jatinhos faça de você pior... O problema é que as pessoas pensam nelas mesmas antes do próximo.

Jesus dizia que se a gente der um copo de água, agasalhar quem tá nu, visitar quem está preso, que faríamos isso não para a pessoa, mas para Ele.

O que falta no mundo é empatia. Se a pessoa é pobre e quer assistência do governo porque não tá aguentando mais, há quem julgue, chame de vitimismo e fale bla bla bla bolsa esmola(o vitimismo só não acontece quando essa galera tá perdendo investimentos na bolsa com comida em casa e reclamando).

Se o cara fez várias merdas na vida, bandido bom é bandido morto. Não há mais amor pelo próximo, não há mais sensibilidade por nada.

Jesus disse que o que esperamos dos homens, devemos começar a fazer nós mesmos.

Aí o cara diz: Ah, mas não ajudo pq tbm sou pobre. Se eu tivesse condições, eu ajudaria muita gente.

Conversa fiada. Quem é fiél no pouco, seriá fiél no muito. Ninguém se torna nada do que já não seja. Se a pessoa, com o pouco que tem, não procura ajudar o próximo agora que tem pouca coisa pra administrar, vai ajudar tendo muito?

Ouvi de um caso de um porteiro que era ignorado por muitos empregados na entrada do trabalho, apenas um dava bom dia e boa noite para ele. Determinado dia, essa pessoa não saiu do trabalho após a hora que todos vão. Passou uma hora... duas horas, três horas...

E cadê aquele empregado?

O porteiro, curioso, entrou na empresa e viu que ele estava desmaiado naquelas "refrigeradores" grandes que a pessoa precisa de alguém do lado de fora para apertar o botão, caso a porte se feche. O empregado foi sozinho e desmaiou de frio lá, estava pra morrer por poucos minutos...

Quer dizer, ele só foi lembrado por causa da sua educação, de tratar o empregado como gente, de maneira diferenciada. São esses comportamentos que nos fazem diferente e muda a vida de muita gente AOS POUQUINHOS.

Mas a galera hoje só quer saber de andar carrancudo na vida, de cabeça baixa ouvindo música no fone de ouvido. vive no automático, morte se tornou apenas coisa rotineira na tv. Linchamento de bandido virou show. Ngm mais tenta entender as motivações de ngm, todo mundo só quer tacar a pedra.

Falta muita empatia nesse mundo e continuará faltando. Tô procurando mudar meus hábitos e me enquadrar nesse tipo diferenciado de pessoa que sempre ajuda, que sempre toma a iniciativa de perguntar se a outra está bem. Todo mundo só vive preocupado com os próprios problemas querendo que Deus se lembre dela... Mas e os problemas de Deus? Ngm se importa se nego vai dormir daqui a pouco e não acordar amanhã.

Por isso que o segundo maior mandamento é amor ao próximo, devemos todos nos habituar a entender os outros para poder ajudar. Mas o problema é q mta gente mal se entende...

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E por que eu iria procurar entender as motivações de bandidos? :think:

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Talvez porque não sai bandido de maternidade.

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vacobs10 escreveu:
Talvez porque não sai bandido de maternidade.


Ok, mas eu ainda não entendi porque eu preciso entender as motivações de bandidos.

Eles igualmente não deveriam entender a motivação de suas vitimas antes de fazer algo a elas?

Um ladrão não deveria ter empatia e tentar entender as motivações do trabalhador que ele roubou ou matou?, o por que do cara levantar cedo e trabalhar pra ganhar seu dinheiro honesto em vez de roubar?

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Bandido é vitima da sociedade, a midia está no controle de tudo.
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