Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description Autenticidade e abstração Empty Autenticidade e abstração

more_horiz
Gostaria de abordar uma questão que parece-me ser de valor considerável quanto à relação entre a linguagem e o mundo externo. As observações a seguir são sobre a negação, mas o argumento pode muito bem ser estendido para cobrir tanto disjunção e, possivelmente, conjunção.

A negação (o ato de negar algo) em linguagens naturais parece em muitos casos, mas não em todos, ser uma descrição abstrata do mundo lá fora. Isso parece-me ser, pelo menos, ao preceder "predicados existenciais" — como "ser", "localizar, "existir" etc. Dizemos, por exemplo, que "Antônio Veado Prematuro não está no cargo agora". Alguém diria que, de fato, isso é o que importa no mundo lá fora, a saber, que Antônio Veado Prematuro (a mesma pessoa) não está no escritório (no mesmo escritório e ao mesmo tempo).

Bem, meus caros, é o seguinte: onde, no mundo externo, alguém pode achar um estado de coisas do tipo "Antônio Veado Prematuro não está no escritório" — geralmente X não está em um lugar específico em um momento Z? A única coisa que o mundo pode identificar é que um indivíduo X está em algum lugar em um momento específico. Não que ele não está em algum lugar no mesmo, ou o que quer que seja, tempo. Assim, no mundo lá fora, há apenas presença, não ausência. Somente quando a linguagem como meio de referência ou pensamento como meio de representação vier, essa ausência pode ser expressa ou concebida.

Conforme mencionei, há casos, entretanto, nos quais a negação não parece "se comportar" da maneira acima mencionada. Tomemos como exemplo a frase "Antônio Veado Prematuro não pode abrir a porta", quando expressa como uma descrição de um indivíduo chamado Antônio Veado Prematuro, sendo fisicamente incapacitado para abrir uma porta pesada ou trancada. Nesse caso, penso que a descrição tem (mais ou menos) sua correspondência com a realidade, enquanto na sentença inicial tal correspondência não se sustenta, ou, se ela se sustentar, isso ocorre de uma maneira muito indiscernível. A diferença (na minha opinião) é que no primeiro caso há ausência, enquanto no segundo há presença (ou vemos o homem que não é capaz de abrir uma porta, ou imaginamos isso).

Partindo para uma generalização, a verdade parece-me ser uma coisa, e a abstração completamente outra. Algo pode ser verdade em um mundo de possibilidades — embora seja uma descrição abstrata de um estado de coisas de um mesmo mundo.

O argumento pode ser estendido para cobrir a disjunção (como expressando em muitos casos uma incerteza que não existe em nenhum lugar no mundo) e, por que não, conjunção, algo que não discutirei aqui. '-'

description Autenticidade e abstração EmptyRe: Autenticidade e abstração

more_horiz
Me diz qual a erva que tu fuma, preciso de uma dessas. :fera:

description Autenticidade e abstração EmptyRe: Autenticidade e abstração

more_horiz
Boss escreveu:
Me diz qual a erva que tu fuma, preciso de uma dessas. :fera:


Também preciso saber. Parece que ela funciona muito bem.

description Autenticidade e abstração EmptyRe: Autenticidade e abstração

more_horiz
Nem li e nem lerei

description Autenticidade e abstração EmptyRe: Autenticidade e abstração

more_horiz
Eu não li, mas deve ter sido algo ateu.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos