Mesmo uma pessoa insana toma decisões racionais — como se o mundo realmente trabalhasse em torno do pensamento dela ou sobre o que ela pensa que pode pensar, e esta decisão acaba sendo correta.

Por exemplo, suponha que um esquizofrênico suba em uma construção altíssima, porque ele acredita que, se ele chegar ao topo, isto parará uma invasão alienígena. Bem, se alienígenas realmente estivessem preparando um ataque, e o ato de subir o edifício fosse realmente uma chance de detê-los, então todos nós acabaríamos por torcer por ele. Se o mundo realmente funcionasse do jeito que sua mente insana acredita, ele estaria sendo racional. Como não é assim que funciona, nós o chamamos de irracional, e estamos certos em fazer isso em um certo sentido — mas em outro sentido não estamos.

Nesse sentido limitado, não cometemos erros. Se eu resolver a equação 2x + 3 = 6 incorretamente, ignorando o 2, recebo x = 3, cometendo, assim, um erro. Certo... Mas, quando se trata apenas do 2, eu passo por etapas corretas. Minha mente pula de um passo para o outro corretamente, infalivelmente, mesmo que eu cometa o erro de esquecer uma parte da operação.

Assim, no sentido em que estou falando, parece que você pode defender uma espécie de infalibilidade.