Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyVale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Corporation Medium escreveu:
" Essa convicção, de que não vale a pena desfazer uma amizade por causa de política, tem passado por uma série de abalos nos últimos tempos. Como boa parte dos meus contatos no Facebook, cliquei no link para checar quantos dos meus amigos curtem o Bolsonaro e descobri que 12 estão nessa lista, dentre eles primos, colegas de ofício, amigos de infância e de adolescência. Resolvi, porém, não excluir ninguém do meu perfil.
Ok, você pode me dizer que gente que curte essa página apóia atitudes injustificáveis e representa uma “causa perdida”. Mas eu imagino que você teve alguma razão para considerá-lo seu amigo e acompanhar os pensamentos, fotos e memes que ele compartilhava nas redes sociais. Se em algum momento de sua vida houve algum laço de amizade entre vocês dois, não seria uma atitude mais razoável tentar abrir alguma linha de diálogo? "


O que vocês acham das pessoas que perdem amizades por causa de políticas ou de quem é direita ou esquerda?

"Se em algum momento de sua vida houve algum laço de amizade entre vocês dois, não seria uma atitude mais razoável tentar abrir alguma linha de diálogo? "

Observação: Não estou dizendo que Bolsonaro é um mau político, eu só peguei esse texto para compartilhar aqui com vocês, achei interessante.

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Depende. Depende porque ninguém perde um amigo por política, na verdade. Eu me lembro quando tinha cerca de 7~8 anos, morava em um bairro da zona rural chamado "Juncal". Estávamos brincando na praça, e vi o Pedro (sim, se chamava Pedro) tomar a bola do Bryan (sim, se chamava Bryan) e jogar no quintal do seu Aristeu. O velho era chato, e não devolvia as bolas que caíssem lá. Lembro-me ainda que semanas depois, na sala de aula, a professora dizia: "vocês vão continuar brigados por causa de uma bola de futebol?", e eu raciocinava já naquele tempo, entendia que nada tinha a ver com a bola de futebol, e sim com a atitude do cara. Isso vale para absolutamente tudo. 

As situações da vida são cheias de fatores, o que não permite julgar de modo tão simples assim. Eu não bloqueio ninguém que é de extrema esquerda na minha página, mas já bloqueei os idiotas que vinham querer debater isso diretamente na minha linha de tempo, sem escrúpulos e de maneira totalmente ignorante. O que causa a briga não é a política, não é o time de futebol, não é o personagem de anime, é o fanatismo. É a imaturidade, é a estupidez. A política é só um dos meios de manifestar isso.

Se eu estou discutindo com alguém, seja política, seja futebol, seja animes, lutas, etc., o que pode me fazer não querer mais sua amizade será sua posição e modo de lidar com opiniões divergentes, incluindo coisas como respeito, etc. Valer a pena não vale, mas ações tem consequências. Se a pessoa foi fanática ao ponto de te irritar, ou faltou com respeito, não tem nada a ver com o assunto em si, o problema é ela. Daí, pessoas estragam amizades mesmo, não vale a pena, mas se elas soubessem disso não agiriam assim para início de conversa.

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Isso é realmente um baita de um problema.
Eu detesto discutir sobre política, por muitos motivos, mas por causa dessas reformas tenebrosas e do desgoverno do Rio eu acabo me envolvendo sem perceber, pois eu não consigo me calar numa situação em que meus direitos estão sendo retirados.
Até hoje eu nunca perdi amigos por causa de política (não que eu tenha muitos), é raro eu apoiar político ou partido X e nem tenho nenhuma vontade quanto a isso.
O problema é quando uma discussão aumenta e a gente tentar impor nossa opinião sobre a das outras pessoas e política sempre é um assunto tenso, principalmente nesse momento em que estamos numa crise política (ou deveria dizer, eterna crise, ela sempre existiu). Não sei se é preciso maturidade pra discutir, já vi muita gente de mais de trinta anos na cara xingando outras pessoas por político (lê-se político que não dá a mínima para a população).

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Não, não vale.

Por isso que evito até de magoar certas pessoas aqui no fórum com seus complexos interiores e batalhas pessoais e largo de vez certos debates, por mais que eu tenha amizade ou não.

Vale a pena vc brigar por futebol?
Vale a pena vc brigar por religião?
Vale a pena vc brigar por política?

Pois então! Se desfazer de uma amizade só pelas suas convicções políticas é intolerância, é entrar em uma bolha social e fechar sua mente para opiniões alheias.

Independentemente de quem esteja certo ou errado, ngm vai conseguir mudar o mundo com suas opiniões e tampouco elas vão surtir efeito em brasília ou no mundo.

Uma pessoa q se desfaz de amizades por causa de política é INTOLERANTE, já está DOENTE. A intolerância é uma doença.

Q chato seria o mundo sem coxinhas e petralhas... Quem eu teria para rir?

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Eu concordo com tudo que o @Kakau disse, mas acho também que o ambiente e a época podem influenciar nisso, hoje é fácil pessoas que pensam diferente se tornarem amigas, entretanto isso devia ser praticamente impossível durante a ditadura militar, durante a revolução cubana, durante a luta pela independência de Angola e etc

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
A maioria dos meus amigos não têm opiniões de pleno direito, como, por exemplo, as que podem ser encontradas aqui neste fórum. Eles têm conscientização dos meios de comunicação, mas não sabem da necessidade de formar uma compreensão profunda da situação geopolítica, e embora eles continuem cientes de assuntos locais, suas opiniões sobre questões mais amplas são bastante bidimensionais. Dito isto, eu aprendo muito com eles em outros níveis, e eles, por sua vez, aprendem comigo — as coisas que não seriam expostas sem a minha contribuição.

Em essência, a amizade é uma medida de quão bem você pode desfrutar de uma "empresa" de pessoas, mas, olhando mais a fundo no fenômeno da companhia, logo percebemos que bons amigos compartilham dados de uma forma simbiótica: razão pela qual a melhor e mais firme das amizades, muitas vezes, ocorrem entre pessoas que, embora partilhem um interesse comum em algumas áreas, são muito diferentes em atitudes e perspectivas.

Essencialmente, a amizade é sobre a simbiose da interação informacional. Duas pessoas que gostam de se comunicar, mas, inegavelmente, não sobre as mesmas coisas e não exatamente o tempo todo, a fim de apreciar a qualidade de suas interações. Além disso, há mais na amizade do que as crenças detidas por duas partes.  

O que eu não tenho são amigos que julgam as pessoas por qualquer outra medida além de suas ações, e isto é mais valioso para mim do que ter amigos que compartilham todos os meus interesses, convicções políticas e religiosas (apesar de eu ser visto como ateu, mas isso é uma longa história). Boas almas, isso é o que conta, e para mim, é uma medida de valor que se torna cada vez mais relevante a cada ano que passa. Meus amigos são minha família, e apesar de nossas diferenças, eu iria levantar o o próprio inferno e esmagá-lo a pó por qualquer um deles, e eles fariam o mesmo por mim.

Kakau escreveu:
Daí, pessoas estragam amizades mesmo, não vale a pena, mas se elas soubessem disso não agiriam assim para início de conversa.


Perfeito: ótimo ponto de pensamento. +1 Rei do Camarote

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Eu tolero todos os posicionamentos políticos e estou aberto a debater (caso entrem em uma discussão sobre política) sobre qualquer um sem nenhuma problema, as únicas exceções são para o anarcocapitalismo e aqueles que defendem o intervencionismo, mas ninguém do meu convívio é adepto de nenhum dos casos, ainda bem.

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Não tenho problema com pessoas que tem opinião politica diferente da minha.
A opinião politica de alguem não vai mudar oque fez você gostar na personalidade dela.
Depois que você já se tornou amigo de alguem, seja por ela ser engraçada, ter o mesmo gosto ou outro motivo... ela querer votar no Bolsonaro, Lula ou Aécio, não vai mudar oque te atraiu nela.
É simples, não converse sobre politica com ela.

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Se eu desfizesse amizade com todos os esquerdistas, meus amigos iam diminuir cerca de 70%

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Não vale, se você não consegue viver numa boa com pessoas que pensam diferente de você, se fecha numa bolha.

descriptionVale a pena perder uma amizade por causa de política? EmptyRe: Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

more_horiz
Não... e quem segue esse caminho é otário. :super:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos