Allan escreveu: Son Goku escreveu: Perguntando a ela o que ela sente
Pode parecer simples, mas ao meu ver, seria o certo a se fazer, o único porém é que nem todos se abrem, mas se você for insistente, já começa a mostrar que se preocupa e isso já um passo importante, e logo oferecer ajuda, consolo, motivação ou algo assim, baseando-se no que a pessoa te falou anteriormente, e falo isso porque sei como é, já tive depressão e já considerei suicídio, hoje vejo isso como algo absurdo, mas na época tava tenso.
Agora, como convencer a pessoa a não se matar é outra história, mas basicamente, você deve convence-la de ela está errada e que sua existência/vida é importante para muitos, além de ser um processo, já que quem pretende se matar não será "curado" com uma única conversa na maioria das vezes, é importante também levar tal indivíduo a refletir e reconsiderar.
Sim.. vejo dessa forma também, e justamente esse porém.. Algumas não se abrem, outras até conseguem não demonstrar nada. O ponto as vezes é que mesmo demonstrando esse interesse e preocupação, o cuidado em falar qualquer coisa é muito importante, as vezes a pessoa ta tão sensibilizada que mesmo na intenção de ajudar, podemos falar algo do qual faz a pessoa se sentir pior. O ponto é como ajudar sem ter essa sensação de estar pisando em ovos. Acredito que se deve passar segurança para essa pessoa.
E sim.. quem não está na situação, vê isso como um absurdo, como pode alguém tirar a própria vida? E na verdade é sim um absurdo, mas não algo julgável. Isso deveria ser visto com mais compreensão, se sentir assim não quer dizer que a pessoa é dramática ou só quer chamar atenção. Você que já passou por isso, sabe como é.. na hora não parece um absurdo certo? Só.. algo faria parar toda uma situação ruim.
Sim, você está certo, sempre tem a chance, o fato é que se você não souber claramente o que se passa na cabeça da pessoa, ajuda-la será arriscado, pelos mesmos motivos que você citou. As vezes, puxar um assunto que não seja necessariamente sobre o motivo, razão ou circunstância da pessoa estar em depressão pode ajudar, facilita de futuramente ela se abrir, pode tentar também ;)
E sim, as pessoas não tratam como deveriam, e a ficha só cai quando o pior já aconteceu... Na hora é justificável, você já não vê motivo para continuar e nada faz mais sentido, e justamente por isso é complicado de ser tratado. Se tudo falhar, meu caro, talvez a ajuda forçada não esteja fora de questão, lembre-se que se essa pessoa for importante para você, não deve desistir dela, teoricamente, a vontade de se matar é embasada em fatos que não existem, como "Eles me ignoram" ou "Eles não me amam", portanto, podemos falar que ela está fora de si, fora da casinha, e dependendo da situação, pode ser que palavras não ajudem mais.
Ah, eu falei como você estivesse passando por algo assim, eu não sei se está, mas se não estiver, considere como se eu estivesse citando uma situação hipotética, blz? ^^