Kuhaku escreveu:Apollo escreveu:
Eu vejo que você é bem aderente á meritocracia pelos pobres.
Novamente venho a dizer, você está dizendo que o monarca ser soberano é "absolutismo".
Note que com soberano não quero dizer "extremo domínio".
A construção de ferrovias deveria ser aos pobres porque? Ela não trouxe benefícios a base agrícola e a economia?
E, as construções foram todas medidas por Pedro II. Estou falando de inovações tecnológicas, e não de industrialização.
Novamente; não crie fantasias, Dom Pedro II enviava cartas á alguns estudiosos de sua época, porém suas viagens eram pra conhecer as inovações de outros países, tais como o telefone.
Não, o tópico tem como Dom Pedro II apenas como base para ter mantido a Monarquia, e como ela e o Brasil poderiam ter evoluído conforme os séculos. Dom Pedro II não tinha como resistir ao exército, tanto que teria que se retirar do país em dua dia, porém ele negou todas as resistências que queriam trazê-lo de volta, pelo qual traria a monarquia de volta.
Porém uma frase sua me chamou atenção.Nosso imperador fez sim a economia melhorar, mas não fez muito pelos pobres (e quem é que faz?).
Pode me dar um exemplo de presidentes brasileiros com tal mérito(realmente evidentes)?
E sim, como por exemplo a noruega, que é considerado por muitos um dos melhores países pra se viver, com uma qualidade de vida alta, é democrático. Mas porque podemos pegar o exemplo da Era Meiji e não dos países democráticos atuais?
Porque quando falo da Era Meiji, estou falando da monarquia em geral, um rei com poder soberano que fez um páis virar uma potência mundial, sem ninguém precisar de trocentas votações pra fazer algo, e que pode ser retirado do trono pela população.Além de que é muito curioso não termos mais a monarquia no Japão :vish:
?????Pelo o que bem me lembro, o Japão teve um imperador que apoiou o nazismo, e sempre foi uma nação muito agressiva, que conquistava e humilhava nações vizinhas.
E?
Acho que você não está entendendo Apollo. No Brasil foi até mesmo denominado "Parlamentarismo às Avessas" o período "constitucional", D. Pedro II tinha direito a substituir o parlamento inteiro se quisesse. Isso não é concentrar poder para você?
http://www.historiadobrasil.net/resumos/parlamentarismo_as_avessas.htm
Enquanto a meritocracia aos pobres, sim, isso é subjetivo, se você quer valorizar aqueles que fizeram contribuições à aqueles que já tem vidas fáceis pode ficar a vontade.
Se você diz que D. Pedro II não era um amante da ciência, só vai abaixar ainda mais a reputação dele, este criara diversos cargos para assumir responsabilidades que eram deles, e o que ele fazia então?
"cite um presidente"
Acho que 4 anos é um tempo bem diferente que 49 anos. De qualquer modo, o Brasil cresceu nos últimos tempos, só que agora está tendo outro retrocesso.
Por último o Japão.
Não sei se você sabe, mas depois da Segunda Guerra Mundial o Japão sofreu, e demais. Um dos motivos dele não ter se rendido antes é justamente para fazer com que se mantesse a monarquia. Outra vez a população sofreu por desejos egoístas.
"e que pode ser retirado do trono pela população".
Really?
Você realmente sonha que um rei abdica porque a população quer?
O Japão na segunda guerra já é um exemplo. Você está supondo que os soberanos não possuem a essência do ser humano; egoísmo.
O parlamento era de enfeite? Se sua resposta for sim ou um meio termo, então não era poder concentrado.
Quanto a meritocracia, eu ia fazer um comentário, porém lembrei que tinha criado um tópico e teve um comentário muito bom do @Heisenberg
https://www.forumnsanimes.com/t66204-a-meritocracia-e-viavel
Eu disse que Dom Pedro II não era um amante da ciência(apesar de eu nunca ter lido algo sobre isso)? Disse que suas viagens não tinham nada a ver com isso
Mas o que tem a ver o que estou falando com esse fato do Japão? A Monarquia continua e apta, junto com a democracia lá.
Não sonho, vejo a realidade, isto não é 1800 e as pessoas não seriam apenas massa, 1 não pode pode contra milhões, bastaria o povo querer.