Mentirosa!! ._. escreveu: Defendo a esquerda no quesito econômico, sem extremismo como o comunismo. Defendo a intervenção na economia por parte do governo.
Parece que você até saberia que sou imbatível em moral e ética e vem com essa de economia.
Já disse aqui muitas vezes que economia não determina o curso da política. Você pode mudar a economia com apenas
uma lei e mudar todo o sistema econômico, então não é infraestrutura. A imaginação humana é incrível mesmo, logo ao pensar em economia você já pensa em maquinas e dinheiro, mas isso não passa de uma imagem. A economia na verdade é constituída de normas e de leis que presidem as relações entre as pessoas, e você pode mudar essa relação em cinco minutos. Então a economia está longe de ser uma base, na verdade é apenas a superfície de uma nação. Aí tu pergunta: Essa base total aparece aonde? Ué, na cultura, moral,hábitos,valores. Valores esses que decidem o que essas pessoas vão fazer! Não a economia. Um cara faz o que acredita e não o que conta bancária dele determina.
Mas vamos agora falar sobre o neoliberalismo malvadão
Darei um exemplo para que fique claro, sempre que você pergunta a um esquerdista um pais com a economia socialista que funcionou, ele te dá duas respostas dependendo do nível de burrice dele. A primeira e mais comum de acontecer é o sujeito virar de costas e te chamar de capitalista opressor, enquanto a segunda,essa mais rara, ele dirá: Suécia. Suécia que era um país rico (ERA) e possui uma economia estatizada. Quando o esquerdista usa esse exemplo, você vê que o nível de burrice dele é supersayajin 2. Pois o exemplo da Suécia não é a favor do socialismo, mas ao livre mercado! porque? Simples: A Suécia enriqueceu bastante com a liberdade econômica sendo um dos países mais economicamente livres do mundo, sendo sempre um pais fácil de empreender. Até adotarem o socialismo, e desde então, a dívida deles explodiu,o país estagnou, um monte de gente fugiu. Então o único país que era rico e de esquerda faliu e virou a famosa capital do estupro,graças ao número gigantesco de imigrantes importados por causa desse maldito sistema!! olha que legal
. Mas hoje em dia a Suécia abandonou essa porra se não me engano
E porque será que ainda existem Socialistas? ._. Ludwig von Mises já deu a prova matemática de que uma economia socialista(estatizada) não poderia funcionar, a prova é simples: Se você não tem um mercado, as coisas não tem preço, se você não tem preço não pode fazer calculo de preço e se isso não pode ser feito,não pode haver economia planejada e portanto o socialismo jamais funcionará. Na União Soviética 50% da economia era capitalista(ilegalmente), mas o governo fazia vista grossa, pois sabia que se acabasse a união soviética acabaria! :D. Economia estatal é uma farsa,não funciona,nem nunca irá funcionar. Somente uma economia de livre mercado, com a mínima intervenção do governo, oferece as condições para se maximizar a produção e o consumo, mantendo a taxa de emprego elevada.
Resumo: Economia estatizada não funciona e mesmo se funcionasse, a economia é apenas a superfície de uma nação. Língua, religião e alta cultura são os únicos componentes de uma nação que podem sobreviver quando ela chega ao término da sua duração histórica. São valores universais, que por servirem a toda a humanidade e não somente ao povo em que se originaram, justificam que ele seja lembrado e admirado por outros povos. A economia e as instituições são apenas o suporte, local e temporário, de que a nação se utiliza para seguir vivendo enquanto gera os símbolos nos quais sua imagem permanecerá quando ela própria já não existir.
''Nenhum povo ascendeu ao primado econômico e político para somente depois se dedicar a interesses superiores. O inverso é que é verdadeiro: a afirmação das capacidades nacionais naqueles três domínios antecede as realizações político-econômicas. A França foi o centro cultural da Europa muito antes das pompas de Luís XIV. Os ingleses, antes de se apoderar dos sete mares, foram os supremos fornecedores de santos e eruditos para a Igreja. A Alemanha foi o foco irradiador da Reforma e em seguida o centro intelectual do mundo -- com Kant, Hegel e Schelling -- antes mesmo de constituir-se como nação. Os EUA tinham três séculos de religião devota e de valiosa cultura literária e filosófica antes de lançar-se à aventura industrial que os elevou ao cume da prosperidade''
Ideias radicais e Olavo de carvalho são tão legais...
por enquanto é só isso