A Sony ainda é econômica nas especificações técnicas do PS4 Pro, mas o principal número foi divulgado: a performance máxima do processador gráfico (GPU) do novo console é de 4,2 TFLOPS (FLOPS é uma sigla para operações de ponto flutuante por segundo e é uma medida bruta da capacidade de processamento de um processador).
Quando anunciou o Scorpio, a Microsoft garantiu que o console terá uma GPU de 6 TFLOPS. A diferença, portanto, é de 1,8 TFLOPS em favor do console do Scorpio.
Mas o que isso significa na prática? O fato é que 1,8 TFLOPS é muita coisa, a diferença de quase 30% em performance bruta para o console da Microsoft tornará o PlayStation 4 Pro um aparelho consideravelmente mais lento. Para colocar em perspectiva, 1,8 TFLOPS é a performance bruta da placa gráfica do PS4, lançado em 2013. Assim, é possível dizer que, em relação a desempenho bruto da GPU, o Scorpio tem um PS4 Slim inteiro de vantagem sobre o PS4 Pro.
Outra comparação possível: a diferença de 1,8 TFLOPS dos dois consoles é praticamente a mesma que existe entre as placas de vídeo Geforce GTX 970 e GTX 1070, da Nvidia. Entre elas, apenas um ano.
Durante a apresentação do console, Mark Cerny, arquiteto responsável pela criação do hardware empacotado no PlayStation 4 original e no modelo Pro, explicou que o novo console se beneficia do uso da arquitetura Polaris de placas gráficas da AMD, além de usar algumas tecnologias desenvolvidas para novas séries de GPUs da marca.
Para entender a vantagem da Microsoft, basta compreender que, com um ano de folga, a marca tem o luxo de esperar o amadurecimento e desenvolvimento de novos produtos da AMD: o Scorpio pode contar não apenas com uma GPU muito mais rápida usando a arquitetura Vega (substituta da Polaris, esperada para 2017), mas também com novos processadores da AMD..
Matéria completa original: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/ps4-pro-ou-xbox-one-scorpio-veja-o-comparativo.html