Nos Campeonatos Mundiais de Memória, os melhores competidores memorizam cerca de 20 baralhos de cartas embaralhadas em uma hora e mais de 500 dígitos aleatórios em 15 minutos, entre outros eventos. Acha que você tem o que precisa? Acredite ou não, quase todo mundo tem a capacidade de realizar tais feitos incríveis. Competidores memorizadores não tem necessariamente “melhores memórias” que o resto de nós; em vez disso, eles aprenderam e aperfeiçoaram uma variedade de mnemônicos (auxiliadores de memória) para melhorar suas capacidade de rapidamente aprender e recordar qualquer coisa. Um dos mais úteis e amplamente utilizados mnemônicos é o palácio da memória, um lugar ou série de lugares na sua mente onde você pode armazenar informação que você precisa lembrar. Com tempo e prática, qualquer um pode construir um palácio da memória, e eles são úteis para muito mais do que apenas competições de memorização e trivialidades. Aqui está como construir o seu:
1° Projete para seu palácio. Enquanto um palácio da memória pode ser puramente imaginário, é mais fácil baseá-lo em um lugar que já exista no mundo real, com o qual você esteja familiarizado. Um palácio básico pode ser seu quarto, por exemplo. Palácios da memória maiores podem ser baseados em sua casa, uma catedral, na esquina que você atravessa para chegar a uma loja ou em sua cidade inteira. Quanto maior ou mais detalhado for o lugar, mais informação você conseguirá armazenar no espaço mental correspondente.
2° Defina uma rota. Se tiver que se lembrar de coisas em uma ordem específica, é essencial seguir um caminho específico em seu palácio, tanto no mundo real quanto na sua mente. Deste modo, ao decidir o que seu palácio da memória é, decida como você viajará através dele. Se você realmente não precisa memorizar coisas em ordem, esse passo é desnecessário, mas continua útil, já que ele torna mais fácil memorizar seu palácio.
3° Identifique locais específicos de armazenamento no seu palácio ou ao longo da rota. Quando usar seu palácio da memória, você irá colocar coisas individuais para serem lembradas (um número, um nome, ou uma parte de um discurso que você fará, por exemplo) em localizações específicas. Deste modo, você precisa identificar tantos locais quanto necessário. Ande através da sua estrutura ou ao longo da sua rota e a observe. Se seu palácio na verdade é uma rota, como seu caminho para o trabalho, os locais de armazenamento podem ser pontos de referência ao longo dele: a casa do seu vizinho, uma encruzilhada, uma estátua ou um arranha-céu, por exemplo. Se o palácio é uma estrutura, você pode pôr coisas em salas diferentes. Dentro dos quartos, você pode identificar locais menores, como pinturas, peças de mobiliário e assim por diante. O segredo aqui é certificar-se de que os locais escolhidos são distintos um do outro para que você não se confunda.
4° Memorize seu palácio da memória. O melhor jeito de fazer isso é efetivamente desenhar um projeto (ou um mapa, se o palácio for uma rota) que mostre os pontos de referência ou locais de armazenamento escolhidos. Tente visualizar o palácio quando você não estiver lá, e então cheque sua imagem mental contra o mapa para ter certeza de que você se lembrou de cada local. Depois, ponha-os na ordem correta. Desenhe os pontos de referência com tantos detalhes quanto possível: a imagem mental precisa incluir cores, tamanhos, cheiros e outras características definidoras.
5° Ponha as coisas para serem lembradas no seu palácio. Depois de construir seu palácio da memória e firmá-lo na mente, você está pronto para usá-lo. Ponha uma quantidade manejável de informação em cada lugar. Por exemplo, se seu palácio é sua casa e você está tentando memorizar um discurso, você pode colocar as primeiras sentenças no tapete da entrada e as próximas no buraco da fechadura da sua porta. Não ponha muita informação em apenas um lugar, e se certas coisas precisam ser mantidas separadas das outras, ponha-as em diferentes locais. Coloque as coisas ao longo da sua rota na ordem em que você precisa lembrá-las, se for o caso.
6° Use símbolos. Você não precisa necessariamente colocar uma sequência inteira de palavras ou números em um determinado local a fim de ser capaz de se lembrar. Tentar fazer isso pode ser pesado e improdutivo. Geralmente, tudo que você precisa armazenar em cada local é algo que irá estimular sua memória, algo que levará você ao âmago do conceito a ser memorizado. Deste modo, se você está tentando lembrar de um navio, desenhe uma âncora no seu sofá. Se o navio é o encouraçado U.S.S. Wisconsin, desenhe uma âncora feita de queijo. Símbolos são atalhos e tornam as memórias mais manejáveis, mas eles também podem ser mais efetivos que retratar a coisa real da qual você está tentando lembrar.
7° Seja criativo. As imagens que você põe no seu palácio devem, obviamente, ser tão memoráveis quanto possível. Geralmente, imagens serão mais memoráveis quando são absurdas (fora do comum) [veja os avisos] ou se estiverem ligadas a algum sentimento forte ou experiência pessoal. O número 124 não é particularmente memorável, mas uma imagem de uma lança no formato do número 1 atravessando um cisne (que parece o número 2) e dividindo o cisne em 4 pedaços é. Sim, isso é desagradável, mas não sairá da sua memória.
8° Estoque seu palácio com outros mnemônicos. Há muitos mnemônicos simples que você pode usar em combinação com o palácio da memória.
9° Explore seu palácio. Uma vez que você tenha estocado seu palácio com imagens sugestivas, você precisa ir através dele e olhar para elas. Quanto mais você explora seu palácio, mais fácil você lembrará o conteúdo sob demanda. Na sua mente você quer ver James Joyce, por exemplo, sentando no seu banheiro como se ele pertencesse ao lugar e realmente fosse uma parte integrada da decoração do seu banheiro.
10° Use seu palácio. Uma vez que você tenha memorizado o conteúdo do seu palácio, você pode relembrá-los simplesmente andando mentalmente através do lugar e olhando ao redor. Se você precisa fazer um discurso, apenas siga sua rota na ordem que você a faz. Se você precisa lembrar que o aniversário da sua namorada é dia 16 de março, simplesmente vá ao seu quarto e veja os soldados marchando na cama ao som do clássico cult dos anos 80 “Sixteen Candles”. Com prática, você será capaz de começar em qualquer lugar do seu palácio ou ao longo da sua rota para lembrar de um pedaço específico de informação.
11° Construa novos palácios. Um palácio da memória pode ser reutilizado várias vezes se você apenas precisa manter coisas na memória por um período curto de tempo. Substitua o conteúdo existente por coisas novas e em breve você lembrará apenas das novidades. Se você precisa memorizar o conteúdo do seu palácio por um longo tempo, mantenha-o do jeito que está e crie novos palácios para armazenar outras informações conforme necessário. Se sua casa contém os números de telefone de todos que você conhece, você pode andar para seu local de trabalho se precisar lembrar a ordem de um baralho de cartas.
Dicas
- Você precisará preparar cada novo palácio da memória como você fez com o primeiro. Nesse sentido, é melhor projetar novos palácios antes de usá-los.
- Há muitas variações de palácios de memória, como o Quarto Romano e A Jornada. Eles são todos baseados no Método de Loci, que surgiu a partir do reconhecimento de que as pessoas são muito boas em lembrar de locais. Se puder associar idéias abstratas ou não familiares com um local bem conhecido, você pode mais facilmente recordar as coisas que você deseja.
- Há inúmeros livros e produtos aprimoradores de memória disponíveis para ajudar você a aprender como construir um palácio da memória. Eles podem ser caros, contudo, e nem todos são eficazes para todas as pessoas. Pratique os passos acima, e você talvez poupe algum dinheiro.
- Seja persistente. O palácio da memória é uma ferramenta poderosa, mas não é necessariamente superior. Se você está procurando uma solução rápida para ajudá-lo a manter o controle das coisas, pegue uma caneta e papel, mas se você realmente quer melhorar sua habilidade de memorizar coisas, arranje tempo parar aprender e praticar este método.
- Além disso, mantenha em mente que a era moderna dos computadores traz muitas maneiras fáceis de construir seus próprios palácios virtuais ou simplesmente escolher um a partir de muitas das outras criações que já estão online e fazer um tour virtual deles sempre que quiser. O impacto é um pouco mais forte do que um desenho, o que marca sua mente sem esforço.
Fonte: Here
O método é perfeitamente funcional.
1° Projete para seu palácio. Enquanto um palácio da memória pode ser puramente imaginário, é mais fácil baseá-lo em um lugar que já exista no mundo real, com o qual você esteja familiarizado. Um palácio básico pode ser seu quarto, por exemplo. Palácios da memória maiores podem ser baseados em sua casa, uma catedral, na esquina que você atravessa para chegar a uma loja ou em sua cidade inteira. Quanto maior ou mais detalhado for o lugar, mais informação você conseguirá armazenar no espaço mental correspondente.
2° Defina uma rota. Se tiver que se lembrar de coisas em uma ordem específica, é essencial seguir um caminho específico em seu palácio, tanto no mundo real quanto na sua mente. Deste modo, ao decidir o que seu palácio da memória é, decida como você viajará através dele. Se você realmente não precisa memorizar coisas em ordem, esse passo é desnecessário, mas continua útil, já que ele torna mais fácil memorizar seu palácio.
3° Identifique locais específicos de armazenamento no seu palácio ou ao longo da rota. Quando usar seu palácio da memória, você irá colocar coisas individuais para serem lembradas (um número, um nome, ou uma parte de um discurso que você fará, por exemplo) em localizações específicas. Deste modo, você precisa identificar tantos locais quanto necessário. Ande através da sua estrutura ou ao longo da sua rota e a observe. Se seu palácio na verdade é uma rota, como seu caminho para o trabalho, os locais de armazenamento podem ser pontos de referência ao longo dele: a casa do seu vizinho, uma encruzilhada, uma estátua ou um arranha-céu, por exemplo. Se o palácio é uma estrutura, você pode pôr coisas em salas diferentes. Dentro dos quartos, você pode identificar locais menores, como pinturas, peças de mobiliário e assim por diante. O segredo aqui é certificar-se de que os locais escolhidos são distintos um do outro para que você não se confunda.
4° Memorize seu palácio da memória. O melhor jeito de fazer isso é efetivamente desenhar um projeto (ou um mapa, se o palácio for uma rota) que mostre os pontos de referência ou locais de armazenamento escolhidos. Tente visualizar o palácio quando você não estiver lá, e então cheque sua imagem mental contra o mapa para ter certeza de que você se lembrou de cada local. Depois, ponha-os na ordem correta. Desenhe os pontos de referência com tantos detalhes quanto possível: a imagem mental precisa incluir cores, tamanhos, cheiros e outras características definidoras.
5° Ponha as coisas para serem lembradas no seu palácio. Depois de construir seu palácio da memória e firmá-lo na mente, você está pronto para usá-lo. Ponha uma quantidade manejável de informação em cada lugar. Por exemplo, se seu palácio é sua casa e você está tentando memorizar um discurso, você pode colocar as primeiras sentenças no tapete da entrada e as próximas no buraco da fechadura da sua porta. Não ponha muita informação em apenas um lugar, e se certas coisas precisam ser mantidas separadas das outras, ponha-as em diferentes locais. Coloque as coisas ao longo da sua rota na ordem em que você precisa lembrá-las, se for o caso.
6° Use símbolos. Você não precisa necessariamente colocar uma sequência inteira de palavras ou números em um determinado local a fim de ser capaz de se lembrar. Tentar fazer isso pode ser pesado e improdutivo. Geralmente, tudo que você precisa armazenar em cada local é algo que irá estimular sua memória, algo que levará você ao âmago do conceito a ser memorizado. Deste modo, se você está tentando lembrar de um navio, desenhe uma âncora no seu sofá. Se o navio é o encouraçado U.S.S. Wisconsin, desenhe uma âncora feita de queijo. Símbolos são atalhos e tornam as memórias mais manejáveis, mas eles também podem ser mais efetivos que retratar a coisa real da qual você está tentando lembrar.
7° Seja criativo. As imagens que você põe no seu palácio devem, obviamente, ser tão memoráveis quanto possível. Geralmente, imagens serão mais memoráveis quando são absurdas (fora do comum) [veja os avisos] ou se estiverem ligadas a algum sentimento forte ou experiência pessoal. O número 124 não é particularmente memorável, mas uma imagem de uma lança no formato do número 1 atravessando um cisne (que parece o número 2) e dividindo o cisne em 4 pedaços é. Sim, isso é desagradável, mas não sairá da sua memória.
8° Estoque seu palácio com outros mnemônicos. Há muitos mnemônicos simples que você pode usar em combinação com o palácio da memória.
9° Explore seu palácio. Uma vez que você tenha estocado seu palácio com imagens sugestivas, você precisa ir através dele e olhar para elas. Quanto mais você explora seu palácio, mais fácil você lembrará o conteúdo sob demanda. Na sua mente você quer ver James Joyce, por exemplo, sentando no seu banheiro como se ele pertencesse ao lugar e realmente fosse uma parte integrada da decoração do seu banheiro.
10° Use seu palácio. Uma vez que você tenha memorizado o conteúdo do seu palácio, você pode relembrá-los simplesmente andando mentalmente através do lugar e olhando ao redor. Se você precisa fazer um discurso, apenas siga sua rota na ordem que você a faz. Se você precisa lembrar que o aniversário da sua namorada é dia 16 de março, simplesmente vá ao seu quarto e veja os soldados marchando na cama ao som do clássico cult dos anos 80 “Sixteen Candles”. Com prática, você será capaz de começar em qualquer lugar do seu palácio ou ao longo da sua rota para lembrar de um pedaço específico de informação.
11° Construa novos palácios. Um palácio da memória pode ser reutilizado várias vezes se você apenas precisa manter coisas na memória por um período curto de tempo. Substitua o conteúdo existente por coisas novas e em breve você lembrará apenas das novidades. Se você precisa memorizar o conteúdo do seu palácio por um longo tempo, mantenha-o do jeito que está e crie novos palácios para armazenar outras informações conforme necessário. Se sua casa contém os números de telefone de todos que você conhece, você pode andar para seu local de trabalho se precisar lembrar a ordem de um baralho de cartas.
Dicas
- Você precisará preparar cada novo palácio da memória como você fez com o primeiro. Nesse sentido, é melhor projetar novos palácios antes de usá-los.
- Há muitas variações de palácios de memória, como o Quarto Romano e A Jornada. Eles são todos baseados no Método de Loci, que surgiu a partir do reconhecimento de que as pessoas são muito boas em lembrar de locais. Se puder associar idéias abstratas ou não familiares com um local bem conhecido, você pode mais facilmente recordar as coisas que você deseja.
- Há inúmeros livros e produtos aprimoradores de memória disponíveis para ajudar você a aprender como construir um palácio da memória. Eles podem ser caros, contudo, e nem todos são eficazes para todas as pessoas. Pratique os passos acima, e você talvez poupe algum dinheiro.
- Seja persistente. O palácio da memória é uma ferramenta poderosa, mas não é necessariamente superior. Se você está procurando uma solução rápida para ajudá-lo a manter o controle das coisas, pegue uma caneta e papel, mas se você realmente quer melhorar sua habilidade de memorizar coisas, arranje tempo parar aprender e praticar este método.
- Além disso, mantenha em mente que a era moderna dos computadores traz muitas maneiras fáceis de construir seus próprios palácios virtuais ou simplesmente escolher um a partir de muitas das outras criações que já estão online e fazer um tour virtual deles sempre que quiser. O impacto é um pouco mais forte do que um desenho, o que marca sua mente sem esforço.
Fonte: Here
O método é perfeitamente funcional.