Nao foi simultaneo e quem despertou o Mangekyou em ambos os olhos foi o Obito
Pessoal acredita que foi simultaneo por existir um curto espaço de tempo entre ambas as coisas, mas, elas nao aconteceram no mesmo momento, por exemplo:
- Eu estou parado em frente a um predio de 10 andares
- Eu pego o celular e ligo para minha mina
- Ela atente o celular e peço para ela ir a janela
- Eu falo com ela pelo celular e a vejo na janela do predio
Mesmo comigo conseguindo ver ela, mesmo comigo conseguindo falar com ela pelo celular e mesmo parecendo ser SIMULTANEO existe um delay entre eu falar com ela e ela ouvir, pois, pense, o que eu estou falando, vai do meu aparelho celular (antena receptora), sobe ate o espaço sideral chega ate um satelite e é retransmitido ate o celular dela (outra atena receptora)
Do meu ponto de vista ate o predio dela sao 10 metros
Do meu celular ate o satelite no espaço sao 10000000000000 metros
Do satelite no espaço ate o celular dela sao 10000000000000 metros
Nós nao percebemos isso e achamos que é simultaneo porque a parada vai do celular ate o satelite e volta muito rapido, mas, existe sim um espaço percorrido e um delay.
Quem despertou o mangekyou foi o Obito e o chakra liberado no celebro dele percorreu o espaço existente entre ele e o kakashi e fez o outro olho ser despertado pro resonancia, o kakasi pode ter o sharingan mas o chakra existente naquele olho continua sendo do Obito
Quem explica isso é o tobirama depois do minato e naruto salvarem a aliança shinobi com hiraishin
https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/644/13.png
Para bons entendedores:
- O tobirama esta dizendo que nao precisa de veias sanguineas ou rede de chakra (tenketsus) para o chakra se mover
- O tobirama explica porque mesmo ino estando dentro do corpo de alguem seu corpo se fere caso ela dentro de outra pessoa se fira
E depois tambem vimos o Obito vendo o que o kakashi via e o kakashi vendo o que o Obito via
https://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/651/03.png
Se o obito estivesse no mundo real e o kakashi na dimensao da kaguya sendo que nisso o Obito despertasse o mangekyou, sim o kakashi mesmo estando em outra dimensao teria seu mangekyou ativado tambem, iria demorar um tempo (explicaçao acima usando exemplo de celulares, atenas e satelites) mas ainda assim iria despertar.
Sendo que aparentimente o chakra viaja na velocidade da luz (Vide nagato com paths, kabuto com edo tenseis e cia), entao, é quase que instantaneo o despertar de um mangekyou em outros olhos como foi o caso do kakashi e obito