As pessoas confundem odiar ou não gostar de um personagem com inutilidade, não é bem assim, eu não gostei de Sakura durante boa parte da obra e hoje sou indiferente a ela e eu também odeio a Chocho, mas isso não as classifica como inúteis, Chocho faz parte do novo Ino-Shika-Cho e simboliza a união entre pessoas de aldeias e culturas diferentes, além de possuir linhagem, enquanto que Sakura foi o principal personagem feminino da série durante muito tempo, sendo responsável por ter curado Kankuro, protegido Sasuke e Naruto no clássico, ter ajudado a derrotar Sasori, ter curado a aliança, por ter mantido Naruto vivo após a extração da bijuu ter doado chakra para Obito para que ele pudesse resgatar Sasuke e por ter curado Naruto e Sasuke após sua luta no vale do fim, veja só quantas coisas ela fez, concordo que no clássico ela era bem inútil, mas mesmo assim demonstrou certa relevância, já Iruka foi uma das primeiras pessoas a motivar Naruto, enfim, na minha opinião, além dos randons a pessoa mais inútil do mangá foi a Tenten, porque ela não possui clã, KG, história e não fez nada que outra pessoa do mangá não poderia ter feito.