A consciência tem muitos aspectos que poderiam ser usados ​​como ferramentas de discussão, mas, para este papel, a percepção consciente da luz e do som será enfatizada. Percepção de luz e som parecem ser coisas que poderiam ser compreendidas — usando um raciocínio científico e engenheiro do som (básico, no caso).

A visão filosófica e científica prevalecente de que a consciência é apenas uma ilusão me parece não-científica. Quando dizem que a consciência é apenas uma Ilusão, eles estão, de fato, dizendo que a consciência não existe totalmente. Será que eles realmente já viram a luz ou ouviram o som? Muitos filósofos pelo menos admitem que não sabem. Eles produziram conceitos — como a lacuna explicativa de Joseph Levine (Materialismo/Qualia [sim, o Otirrinha leu essa bosta]), os problemas de David Chalmers em Mente Consciente (adivinhe? Eu também li esse excremento), e o conceito de Qualia sensorial por Clarence Irving Lewis em Mente e a Ordem Mundial...

O estado da arte na fisiologia do cérebro, nos dias de hoje, pode descrever como as ondas eletromagnéticas (luz física) atingindo a retina causam sinais a serem gerados nos caminhos nervosos: que viajam do olho através do cérebro e do córtex visual — na parte de trás da cabeça. Uma grande quantidade de processamento paralelo ocorre e áreas específicas do córtex visual irão disparar para vários aspectos diferentes da cena de luz que está sendo visualizada. Alguns neurônios dispararão para linhas retas; alguns neurônios dispararão para várias cores específicas; alguns neurônios dispararão para o movimento da imagem e outros neurônios dispararão para qualquer número de outros aspectos específicos da cena de luz. Esses são os correlatos neurais da consciência em sua percepção da luz: como descrito por Christof Koch em mais um de seus livros enfadonhos.

O problema é que o cérebro é uma máquina eletroquímica —  e, em nenhum momento, durante todo o processamento, você poderá encontrar a percepção consciente e real da luz. Eu gosto de dizer que quando você tem uma percepção consciente da luz é o momento em que você vê a luz consciente. O Otirra gostaria de enfatizar a distinção entre luz física (LF) e luz consciente (LC). A LF são ondas eletromagnéticas que são sempre pretas e incolores, mas é a LC que nós realmente percebemos e vemos. Essa distinção entre LF e LC deve ser entendida de forma completa e plenamente: essa distinção deve parecer óbvia para as pessoas, mas eu percebi que a maioria das pessoas simplesmente não fazem ideia dessas diferenças. Podemos dizer que antes da consciência não havia luz no planeta: apenas ondas eletromagnéticas.