A mente subconsciente é o assento da emoção e o armazém da memória. Sua mente subconsciente também é conhecida como a mente subjetiva — porque está em sujeição à mente consciente. A mente consciente é a sede da vontade e da faculdade da consciência. Sua mente subconsciente submete-se às impressões e decisões de sua mente consciente sem argumentar ou escolher... Mas com total conformidade.
A relação entre a mente consciente e subconsciente segue o princípio do gênero mental. Entender a relação entre a mente consciente e subconsciente é o segredo para a compreensão da relação entre o sexo masculino e feminino. O contrário também é verdade.
A mente consciente é o "macho", o líder; e a mente subconsciente é a "fêmea", a seguidora. A mente subconsciente é uma ajudante da mente consciente. Quanto mais o funcionamento das mentes conscientes e subconscientes entram em integração — sincronização e harmonia —, mais "perfeita" a mente inteira funciona como um todo. Mais criativa e produtiva ela se torna. Quanto menos harmonia houver entre essas partes, mais destrutiva elas se tornam, e então ocorre a descensão — a famosa queda de funcionamento.
Não são realmente seus pensamentos conscientes que criam sua realidade, mas suas crenças subconscientes. É a mente subconsciente, o aspecto feminino da mente: a faculdade criativa.