Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionMemória eidética ou fotográfica. EmptyMemória eidética ou fotográfica.

more_horiz
Memória eidética - Introdução ao tema.

Wikipédia escreveu:
Em filosofia, se refere à essência do conhecimento intuitivo eidética (eidos, em grego). As diferentes possibilidades de conhecimento do fenômeno (aparência) e o númeno (coisa em si) é uma discussão que vem, pelo menos, de Immanuel Kant. Podemos acrescentar que a distinção entre o conhecimento da coisa em si e o conhecimento de nossa percepção das coisas é a questão fundamental da alegoria "da Caverna" de Platão, filósofo grego clássico. Para resolver a atual fenomenologia de Husserl, o conceito eidético é central.


O termo memória eidética( ou, fotográfica.), refere-se à capacidade anormal que um indivíduo tem em lembrar determinadas informações, imagens e situações, de maneira detalhada e precisa. E, uma das características que melhor define este tipo de memória é a precisão que fica guardada na lembrança particular de alguma vivência em específico. A pessoa que mostra este tipo de habilidade em seu dia a dia pode potencializar seu dom. Como mostra de uma forma gráfica, o sujeito parece ter uma fotografia mental dessa determinada imagem. Alguém com memória eidética possui - praticamente "uma filmadora" em seu cérebro, a qual as gravações podem ser acessadas eficientemente, sempre que necessário.

Outro ponto importante é que, os sentidos da visão e da audição são muito importantes, devido às informações que oferecem à construção de lembranças pessoais em longo prazo. Uma das vantagens de ter uma boa memória fotográfica é a possibilidade de poder reviver no presente com grande realismo, uma situação ocorrida no passado, por exemplo, através de alguma lembrança, o ontem volta na memória com mais força. A memória fotográfica mostra algo concreto frente ao obstáculo, uma vez que a fotografia mental está repleta de aspectos que trazem uma precisão quase matemática a uma imagem mental, que tem sua origem em um instante real.

Testes científicos

Em 1970, um cientista de Harvard chamado Charles Stromeyer III publicou um artigo histórico na Nature sobre uma estudante de Harvard chamada Elizabeth, que poderia realizar uma façanha surpreendente. Stromeyer mostrou a Elizabeth um padrão de 10.000 pontos aleatórios com seu olho esquerdo coberto, e um dia depois, ele mostrou outro padrão de mais 10.000 pontos com seu olho direito coberto. "Fusionando" os 20.000 pontos Elizabeth identificou a figura 3D formada pelo estereograma e se tornou a primeira e única prova de que a memória fotográfica é possível. Anos depois o cientista casou-se com ela, após isso, ela nunca mais repetiu esse experimento em público.

Em 1979, um pesquisador chamado John Merritt publicou os resultados de um teste de memória fotográfica que ele havia colocado em revistas e jornais de todo o país. Merritt esperava encontrar alguém com habilidades semelhantes às de Elizabeth, e ele infere que cerca de 1 milhão de pessoas tentaram o teste. Desse número, 30 escreveram-lhe com a resposta certa. Ele visitou 15 deles em suas casas. No entanto, com o cientista olhando por cima de seus ombros, nenhum deles conseguiu repetir o truque de Elizabeth.

Devido a ausência de outros testes com Elizabeth, do único pesquisador a ter testemunhado esse experimento ter se casado com ela e de nenhum outro caso semelhante ter sido encontrado muitos cientistas questionam a existência de memória realmente fotográfica, sendo apenas uma memória excepcionalmente boa para uma quantidade restrita de fatos de seu interesse e grande dedicação para memorizar os detalhes usando inúmeras técnicas mnemônicas como o Palácio_da_memória

Vários ganhadores do Campeonato Mundial de Memória venceram graças a suas técnicas de memorização, dedicação e memória excepcionalmente boa mesmo sem possuir memória fotográfica

Exemplos do poder da memória.

Kim Peek, o savant de 54 anos de idade, que foi a base para o personagem de Dustin Hoffman em "Rain Man", diz ter memorizado cada página dos 9000 livros que já leu além de ler em média 8 a 12 segundos por página (com cada olho lendo uma página diferente de forma independente), mas essa reivindicação não foi testada com rigor científico. Outro savant, Stephen Wiltshire, tem sido chamado de "câmera humana" por sua habilidade para criar desenhos de uma cena, depois de olhar para ela durante apenas alguns segundos. Mas mesmo ele toma algumas liberdades ao repetir a cena.

Um pintor nos Estados Unidos que pinta quadros, com incrível precisão, de casas, quartos, ruas e paisagens que ele viu somente nos primeiros anos de sua infância numa aldeia da Itália. Não é claro se este homem tem uma capacidade de memória eidética, uma compulsão em lembrar de detalhes de sua infância ou uma epilepsia do lobo temporal que às vezes dá a ele a sua capacidade surpreendente de capturar cenas de seus primeiros anos. Porém ele não consegue repetir esse feito à sua própria vontade.

Andriy Slyusarchuk ficou famoso ao memorizar o número Pi até o milionésimo dígito e também qual número da página e linha em que uma combinação de números estava impressa.

O guru indiano Swami Vivekananda supostamente foi capaz de ler volumes de dez enciclopédias diferentes em apenas alguns dias e recordar o conteúdo de todas elas.

Mozart, Hans von Bulow e Rachmaninoff. Estes possuíam memória auditiva extraordinária para músicas que pode ser devido ao treinamento intenso, dedicação e foco somados a um grande talento e que são restritos à música.

Stephen Wiltshire, foi capaz de desenhar a silhueta de uma cidade inteira após um passeio de helicóptero.

Daniel Tammet foi capaz de lembrar os primeiros 22.514 dígitos de pi e é proficiente em 11 línguas.

Carl Friedrich Gauss matemático alemão, conhecido como o "Príncipe da Matemática", também é conhecido por ser portador de uma memória excepcional, associada à sua genialidade em matemática, permitiu-lhe a concepção de diversas descobertas no campo da matemática, da astronomia e da física, que lhe renderam o reconhecimento como um dos maiores gênios de sua época.

Referencias: Wiki e Textos que li em algum lugar. Memória eidética ou fotográfica. 150950350

descriptionMemória eidética ou fotográfica. EmptyRe: Memória eidética ou fotográfica.

more_horiz
Só um adendo, Dani: possuir memória eidética não significa que você se lembrará de tudo o que você viu — ou tenha prestado atenção. É apenas uma maneira que algumas pessoas relembram informações que estão armazenadas em seus cérebros — principalmente por métodos de reimaginação, mas os outros 4 sentidos também estão incluídos.

Por exemplo, quando eu estou tentando me lembrar de alguma coisa — o que eu faço? Eu vejo aquilo em minha mente... Novamente. Digamos que eu esteja fazendo um teste; eu visualizo a parte do livro textual com as informações corretas para responder a uma determinada pergunta. Assim, eu poderei ver a página como se ela estivesse na minha frente — no aqui e agora.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos